O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)
Memória descritiva da imagem:
Memória descritiva da imagem:
Os seres vivos, apresentados no projeto, representam três das muitas espécies que habitam as águas portuguesas. O polvo (Cefalópode) é um dos animais muito consumido na alimentação típica portuguesa e simultaneamente um dos animais mais acarinhados no imaginário das crianças. Motivo pelo qual é muito representado nos seus desenhos, umas vezes, assumindo um papel de personagem fofinha e noutras como um monstro malévolo.
As Algas (plantas aquáticas), neste momento, começam a ser muito utilizadas na alimentação e na preparação de produtos cosméticos e são um elemento de brincadeira nas praias.
Já a alforreca, Caravela Portuguesa (Medusa) é também muito representada. No entanto, é um ser que para as crianças representa uma criatura misteriosa e perigosa.
Sendo assim, estas espécies as mais apreciadas pela criança e que para elas representam animais fortes e poderosos, contudo, são animais que estão a sofrer como todas as outras espécies em risco de extinção.
Todavia, este facto não coíbe os humanos de continuarem a ter comportamentos que contribuem para o seu desaparecimento. Pois, os seres vivos nele representados, aparecem com um ar de constrangimento e preocupação pelo seu futuro.
Ainda como consequência desta apreensão, ela é acrescentada por todo o lixo que é atirado arbitrariamente, escoado paras as sargetas, e de uma forma ou de outra, vai acabar por ir ter aos mares e oceanos, ingeridos pelos peixes e outros seres, colocando desta forma as espécies em risco e prejudicando também a nossa vida.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
O mar começa aqui
Escola Básica de Alfornelos – Amadora
Professoras coordenadoras da atividade: Maria Manuela Lopo e Sónia Fonseca
Memória descritiva do projeto:
Este desafio foi lançado a 23 alunos de uma turma do 9.º ano da Escola de Alfornelos, no decorrer do segundo semestre. A média de idades é de 14 anos.
O projeto foi apresentado aos alunos, assim como a sarjeta a ser intervencionada. A escolha recaiu sobre uma sarjeta com muita visibilidade e por onde transitam muitos elementos da comunidade educativa.
Foram mostrados aos alunos exemplos de trabalhos de alunos de outras escolas.
1ª Fase: Levantamento de situações de poluição; visualização de documentários sobre o tema, debate entre pares;
2ª Fase: Criação de esboços, estudos de cor;
3ª Fase: Realização do projeto final, aplicação de cor;
4ª Fase: Seleção do projeto que representa a escola.
O trabalho selecionado foi o do aluno Gilberto Filho, 9º B, número 24. Idade, 15 anos.
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
38.760739, -9.209125 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
Recreio da Escola