O Mar Começa Aqui | Relatórios dos Municípios 2024/25

Município de Leiria

Memória descritiva:

I) Como motivou à participação das suas escolas?
O Município de Leiria apoiou todos os estabelecimentos de ensino com tintas, materiais, com a agilização da entrega dos stencils, incluindo stencils do Município de Leiria.
Também fez a divulgação do projeto por mail apelando à participação de todas as Eco Escolas no Projeto.

Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
O Município de Leiria, através do Centro de Interpretação Ambiental de Leiria disponibilizou tintas, materiais de pintura, stencils e toda a gestão destes materiais para que pudessem ser passados de escola em escola.
Também fez uma apoio de back offiice com emails a relembrar os professores relativamente às datas de inscrição, às datas de submisão das propostas e das evidências das pinturas.
Fez a divulgação através do facebook do Centro de Interpretação Ambiental de Leiria do trabalho desenvolvido por todos os estabelecimentos de ensino neste âmbito.

Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre temáticas relacionadas com o ciclo de água, ecossistemas marinhos, poluição marinha e/ou técnicas de pinturas de exterior?
Foram disponibilizadas (por questões inerentes à segurança) visitas à ETAR das Olhalvas, no entanto nenhuma turma da EB23 Secundária Afonso Lopes Vieira e da Escola Monsenhor José Galamba de Oliveira se inscreveu. Também disponibilizámos três atividades de limpeza da praia denominada Praia Limpa em que devido à grande adesão (não foi possível participarem 1620 alunos) embora se tenham inscritos turmas da EB23 Secundária Afonso Lopes Vieira, do Centro Escolar da Barreira e da Escola Monsenhor José Galamba de Oliveira não tiveram oportunidade de participar e do Centro Escolar de Monte Redondo, apesar de se terem inscrito mais turmas só foi possível participar uma turma do 4º ano.

Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas?
Por falta de recursos humanos e também em virtude do número de projetos do Centro de Interpretação Ambiental de Leiria não foi possível acompanhar de forma presencial a pintura, no entanto, estivemos sempre em contacto com os professores durante todo o processo que levou à pintura e à divulgação da mesma.

V) Como comunicou o projeto?
AMITEI - Associação de Solidariedade Social de Marrazes
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1271569018303013&set=a.302985638494694&locale=pt_PT
https://www.facebook.com/IPSSAMITEI/posts/pfbid0eCowat66GeLQ1BJb8qq5cY6BkHPgTc2H3sVcfhHFA9WUSERmajuPyfcsHsibDu1Ql?locale=pt_PT
Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1271251858334729&set=a.302985638494694
Centro Escolar da Barreira
O mar começa aqui! O desafio... - Centro Escolar da Barreira - Leiria | Facebook
Centro Escolar de Monte Redondo
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1219321566650867&set=pcb.1219321736650850
Escola Básica José Mattoso
https://www.facebook.com/photo?fbid=1271253758334539&set=a.302985638494694
Escola EB 3/ Secundária Afonso Lopes Vieira
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1267952161998032&set=pcb.1267952368664678

Fotografias:

Fotografias do Município:

Outras informações (opcional):

Testemunhos de quem participou (com indicação da instituição, nome (opcional) e data):
Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real – Enviado a 14/06/2025 pela Educadora Lurdes o relatório do Mar começa aqui e Muros com vida.
Centro Escolar da Barreira
"Esta experiência foi fantástica!" - CEB, 13/06/2025
"É muito importante mostrar aos adultos onde começa o mar!" - CEB, 13/06/2025
"Gostei muito de participar na elaboração deste projeto!" - CEB, 13/06/2025
"Eu não fazia ideia disto... nunca mais atiro lixo para o chão!" - CEB, 13/06/2025
Escola José Mattoso - Os alunos da turma 31, do 3.º ano, da Escola José Mattoso, fizeram a pintura. Disseram que a pintura ficou muito gira, que as pessoas que vão à escola podem ver e mudar algumas das suas atitudes. Já queriam pintar mais sarjetas.

Envolvimento dos participantes:
Todas as crianças do Centro Escolar de Monte Redondo participaram com grande entusiasmo e muita motivação na concretização deste projeto.
Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real - “Esta foi uma atividade maravilhosa. As crianças participaram com grande entusiasmo e orgulho, compreenderam a mensagem e contribuíram com ideias próprias. Foi gratificante ver o envolvimento de todos, mesmo sendo tão pequenos.”
O projeto contou com uma participação muito ativa e entusiástica por parte das crianças do Centro de Bem-Estar Infantil de Monte Real, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Após a receção das tintas gentilmente facultadas pelo Município de Leiria, reiniciámos o trabalho com base na maquete previamente aprovada.
Os adultos começaram por transpor os desenhos para a parede e para a sarjeta selecionada. Posteriormente, em pequenos grupos de duas a três crianças e, por vezes, de forma individual, cada participante teve a sua vez de contribuir para a pintura dos elementos representados. Esta dinâmica, cuidadosamente organizada, exigiu das crianças paciência e respeito pela vez de cada colega, promovendo, assim, competências sociais como a espera ativa, a observação e a colaboração.
Durante os momentos de espera, as crianças observavam atentamente o trabalho dos colegas, comentavam entre si os progressos da pintura e trocavam ideias sobre as cores, os animais e o significado da mensagem. Este tempo revelou-se igualmente educativo, promovendo a partilha e o espírito crítico.
Em cada turno, os adultos acompanharam de perto as crianças, oferecendo apoio técnico e orientação, mas respeitando sempre a expressão criativa de cada uma. Foi notável o envolvimento, o sentido de responsabilidade e o orgulho demonstrado em cada pincelada.
Ao longo de todo o processo, foi reforçada com as crianças a ideia central do projeto: que o mar começa nas nossas ações do dia a dia, mesmo longe da costa. Explicou-se a ligação entre a sarjeta e o mar, alertando para o impacto da poluição urbana nos ecossistemas marinhos.
As crianças demonstraram uma excelente compreensão da mensagem. Algumas chegaram mesmo a sugerir elementos a incluir na pintura, revelando atenção, imaginação e espírito de participação. No final, expressaram grande satisfação com o resultado, valorizando a sua própria contribuição.
Centro Escolar da Barreira - Os 24 alunos da turma CEB1B aceitaram o desafio com muito entusiasmo e participaram ativamente, durante todas as fases do projeto. Ficaram bastante orgulhosos com o resultado final.
Escola José Mattoso
Os alunos estiveram muito motivados e colaboram ativamente na pintura do desenho.

Partilha das principais dificuldades detetadas:
Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real - Não se registaram dificuldades de maior. Naturalmente, o apoio constante por parte dos adultos foi essencial, considerando a tenra idade dos participantes, mas isso já fazia parte da metodologia prevista. A atividade decorreu de forma serena, colaborativa e muito participada.
Centro Escolar da Barreira
- A faixa etária das crianças levanta algumas dificuldades na execução do projeto (é necessária a intervenção do adulto, em particular, no desenho).
- O calor que se fez sentir no espaço exterior.
Escola José Mattoso
Foi muito difícil fazer a pintura porque o chão era rugoso e levou muita tinta.
A sarjeta escolhida talvez não fosse a melhor opção devido às suas dimensões (área 18m quadrados).
Centro Escolar de Monte Redondo - Não foram assinaladas dificuldades na execução do projeto porque houve uma boa articulação entre todos os intervenientes, alunos, docentes, Sra. Coordenadora do Centro Escolar e Centro de Interpretação Ambiental. Obrigada por toda a colaboração.

Outras observações:
Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real - Esta foi, sem dúvida, uma experiência profundamente enriquecedora – a nível pedagógico, artístico e ambiental. Através da arte, conseguimos abordar com as crianças conceitos fundamentais sobre a proteção dos oceanos e o impacto das nossas ações no ambiente. Agradecemos profundamente ao Centro de Interpretação Ambiental de Leiria (CIA) e à Câmara Municipal de Leiria pelo apoio imprescindível a este projeto. O fornecimento das tintas e o incentivo contínuo foram determinantes para a concretização desta atividade, que tão bem uniu arte, ecologia e educação.
Informação da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira - A turma 2AE, fez a pintura da sarjeta, durante o mês de maio, gostaram muito de participar na atividade e referem que para o próximo ano, gostariam de fazer melhor, no interior da escola. Iniciou-se este projeto com o propósito de evitar o acumular de beatas de cigarro, neste local. Ao longo da execução da pintura, deparámo-nos com algumas dificuldades, nomeadamente o piso onde assentou a pintura, os stencils usados cujo tamanho não foi o adequado ao piso, o que impossibilita a leitura dos logótipos e as tintas apesar de várias passagens, quando seca diminuem a intensidade. Fica a aprendizagem e a partilha entre pares com a promessa de melhoria.