O Mar Começa Aqui | Relatórios dos Municípios 2024/25
Município da Nazaré
Memória descritiva:
I) Como motivou à participação das suas escolas?
O trabalho desenvolvido com as escolas, ano após ano, tem-se pautado por uma crescente proximidade. Neste contexto, várias atividades propostas pela ABAAE tornaram-se iniciativas acarinhadas pelas comunidades escolares, funcionando como uma motivação adicional para alunos e professores.
O município tem desempenhado um papel ativo, apoiando logisticamente e fornecendo os materiais necessários à concretização de projetos como ‘O Mar Começa Aqui’ e ‘Muros com Vida’.
A verdade é que, nos últimos anos, a simples realização destas atividades já representa um impacto muito positivo. Alunos e professores demonstram grande entusiasmo em dinamizar e implementar estas ações, quer no espaço escolar, quer fora dele. A mensagem transmitida perdura no tempo e no local onde é criada, funcionando simultaneamente como memória coletiva e lembrete das aprendizagens proporcionadas por estas experiências.
Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
O município disponibiliza apoio material às escolas interessadas em participar na atividade, fornecendo tintas, pincéis e outros materiais de pintura necessários. No que respeita aos recursos humanos, a intervenção municipal é reservada a situações excecionais — apenas prestamos esse tipo de apoio caso a escola não consiga concluir a pintura, o que, até à data, não se verificou.
Garantimos sempre o suporte necessário, mas reforçamos a importância de que o trabalho seja desenvolvido pelos alunos, com o apoio dos professores sempre que necessário, promovendo assim o envolvimento ativo da comunidade educativa no processo.
Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre temáticas relacionadas com o ciclo de água, ecossistemas marinhos, poluição marinha e/ou técnicas de pinturas de exterior?
Anualmente, o município, em colaboração com as escolas, promove a abordagem de temas relacionados com a importância da água, o ciclo hidrológico, os ecossistemas marinhos e os impactos da poluição. Sendo o nosso município situado junto ao mar, estas temáticas assumem uma relevância particular e são amplamente trabalhadas, tanto pelo município como pelas próprias escolas, através de diversos projetos, como o Projeto +Mar, Oceano Azul, entre outros.
São realizadas regularmente ações de sensibilização junto de todas as escolas, abordando estas questões, bem como atividades práticas como limpezas de praia, eco-trilhos, ações de reflorestação e iniciativas sobre a importância da biodiversidade terrestre e marinha. Estas ações têm como objetivo incutir nos alunos a compreensão dos problemas ambientais, das possíveis soluções e, sobretudo, fomentar uma cultura de sustentabilidade e de proteção do meio ambiente.
Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas?
Fazemos sempre o acompanhamento das pinturas, de forma a garantir que os prazos não se afastem significativamente dos definidos pela ABAAE. Naturalmente, surgem alguns constrangimentos devido ao elevado número de atividades e exigências do plano curricular de cada escola.
Acompanhamos também o processo de seleção dos desenhos, com visitas às escolas e apoio logístico sempre que necessário, para facilitar a organização das turmas envolvidas na pintura. Solicitamos a colaboração das coordenadoras do programa Eco-Escolas em cada estabelecimento de ensino, para que, dentro dos prazos estipulados, promovam o desenvolvimento dos desenhos entre as turmas, culminando na seleção do vencedor através de votação entre alunos e professores.
Segue-se a fase da pintura, na qual, normalmente, a turma do aluno autor do desenho vencedor participa ativamente, com os colegas a ajudar na concretização da obra. Algumas escolas optam por atribuir, logo no início do ano letivo, a responsabilidade desta atividade a uma turma específica, o que simplifica o processo. Esta abordagem tem permitido, por exemplo, que num ano seja uma turma do pré-escolar a realizar a pintura, e noutro, uma do 4.º ano.
Esta foi, aliás, uma sugestão do município que tem sido bem acolhida por algumas escolas, permitindo envolver toda a comunidade educativa e tornar a atividade mais inclusiva ao longo dos diferentes ciclos de ensino. Não interferimos no desenvolvimento da atividade em si, mas incentivamos para que esta não fique suspensa ou esquecida.
V) Como comunicou o projeto?
Através das redes sociais do município, redes do agrupamento de escolas da nazaré, outras escolas, etc.
á data está publicações sobre as temáticas Mar começa aqui e Muros com vida por publicar (26-06-2025)
https://www.facebook.com/share/p/16XGgn5c6n/
https://www.facebook.com/share/p/1AcJbiYwgm/
https://www.cm-nazare.pt/
https://praiaparatodos.cm-nazare.pt/divulgacao-eco-escolas/
https://www.facebook.com/AENazare/
https://www.facebook.com/EPNazare/
https://www.facebook.com/edfr.pt/
https://www.facebook.com/UniversidadeSeniorDaNazare/
Fotografias:
Fotografias do Município: