Um desafio Eco-Escolas | Autarquias | ABAE
A concretização do projeto implica a conjugação de sinergias entre o Município e Freguesias, as Escolas do concelho nomeadamente as Eco-Escolas e a ABAE. Para que este projeto tenha o efeito de uma campanha impactante na comunidade local e nacional é fundamental o papel de cada um dos envolvidos que se comprometem a pôr em prática as ações inerentes, nomeadamente:
AUTARQUIAS
- Aderem ao projeto dispondo-se a envolver as suas Eco-Escolas (e outras) até ao 31 de janeiro;
- Coordenam o projeto a nível local, responsabilizando-se por toda a logística inerente à sua concretização que articulam com as suas escolas;
- Fornecem os materiais necessários à implementação do projeto sendo responsáveis pela escolha e distribuição dos mesmos.
ESCOLAS
- Aderem ao projeto na plataforma Eco-Escolas, caso o seu município o tenha feito previamente até 15 de março;
- Desenvolvem internamente o processo para seleção de uma imagem que represente a escola;
- Submetem a imagem na plataforma Eco-Escolas;
- Divulgam o projeto pelos meios ao seu alcance;
- Realizam as pinturas, em articulação com a autarquia e a participação dos alunos;
- Enviam para a ABAE uma fotografia das pinturas que realizaram nas sarjetas/sumidouros.
ABAE
- Coordena o projeto a nível nacional;
- Fornece 2 stencils dos logótipos (do projeto e Eco-Escolas) a cada município aderente (que deverá fazer circular pelas suas escolas);
- Divulga na página Eco-Escolas e respetivas redes sociais;
- Premeia os melhores trabalhos a nível nacional;
- Disponibiliza apoio para promoção de campanhas/prémios municipais nas redes sociais em articulação com o respetivo município.
PARCEIROS
- Entidades Gestoras de Água e Saneamento do Grupo Águas de Portugal: incentivam os municípios abrangidos por cada entidade gestora a participar e atribuem prémios regionais. Entidades Gestoras parceiras: EPAL; Águas de Vale do Tejo; Águas do Tejo Atlântico; Águas do Centro Litoral; e Águas do Algarve.
- Câmara Municipal de Sintra: inspira e associa-se ao desafio, com o apoio da FabLab Sintra e SMAS Sintra.
- Sotinco: fornece gratuitamente 5 litros de “tintas sustentáveis” a cada município participante (1 litro por cor primária). Fornece mais quantidade de tinta a um preço especial (quando solicitado pelo município).
Como Participar
- Para que as escolas possam participar/ concretizar estes projetos é fundamental a inscrição prévia do município. Só depois as escolas dos respetivos municípios poderão manifestar a sua vontade em participar.
- Em qualquer dos casos a inscrição realiza-se na plataforma Eco-Escolas (ecoescolas.abaae.pt/plataforma)
Para a inscrição, os municípios parceiros devem aceder com o login e password que foi atribuída ao técnico responsável - Após inscrição do município, as escolas do concelho serão convidadas a aderir. Caso aceitem inscrevem-se na plataforma Eco-Escolas
Fases do Projeto
O Projeto desenvolve-se em 3 fases:
FASE 1 – PREPARAÇÃO
- Para concretizar o projeto, as escolas deverão apresentar previamente apenas um desenho/proposta de imagem que pretendem reproduzir nas sarjetas/sumidouros. (ver regulamento sobre as características da proposta de imagem)
- O protótipo de imagem enviada deve incluir a relação entre a pintura e a sarjeta/sumidouro (escala)
- Os projetos deverão ser submetidos por cada escola (na plataforma Eco-Escolas) até 9 de abril
- Os projetos recebidos serão validados pelo Júri que inclui a ABAE, o município e eventualmente, a respetiva freguesia em que se insere a escola
- Após a validação dos projetos a escola será convidada a realizar as pinturas na escola e área envolvente.
Características da Proposta de Imagem
- A proposta de imagem é constituída pelo desenho que se pretende pintar na sarjeta/sumidouro.
Nota: caso o desenho inclua representação de espécies marinhas deverão ser privilegiadas as espécies autóctones. - A proposta de imagem deverá ser digitalizada e enviada para a ABAE através da plataforma Eco-Escolas até 9 de abril.
- As cores utilizadas ficam ao critério da escola.
- A dimensão da imagem deve ter em consideração o tamanho da sarjeta/sumidouro. O protótipo de imagem enviada deve incluir a relação entre a pintura e a sarjeta/sumidouro (escala).
- Deverá conter a frase “O mar começa aqui”, integrando preferencialmente os logótipos do projeto e do Eco-Escolas (fornecidos pela ABAE). Caso queiram poderão também integrar outros logótipos/assinaturas (exemplo: do município/freguesia ou escola).
- Cada escola pode concorrer apenas com uma imagem com os seguintes elementos:
- Memória descritiva da imagem
- Memória descritiva do projeto – até uma página A4 com: a identificação da escola e do(a) professor(a) coordenador(a) da atividade; o número, a idade e ano de escolaridade dos alunos; síntese das várias fases do projeto.
FASE 2 – CONCRETIZAÇÃO
- Todo o processo de concretização das pinturas deve ser supervisionado pela Câmara Municipal e/ou a Freguesia que deverá:
- Aprovar/selecionar as sarjetas/sumidouros que serão pintados recomendando-se se possível a escolha de pelo menos uma dentro e uma fora da escola.
- Fornecer os materiais necessários para a realização das pinturas.
- Zelar pelas respetivas autorizações para a intervenção em espaço público, avaliando a sua exequibilidade em condições de segurança antes e durante a execução das pinturas.
- Zelar em conjunto com os professores envolvidos pela adequada execução da pintura (dimensões, relação com a sarjeta/sumidouro, desenho, logótipos).
- O dia das pinturas deverá ser acordado com a escola e respetiva autarquia, sugerindo-se as semanas de 19 a 23 de abril (Global Action Days); de 17 a 21 de maio, em torno do dia 20 de maio (Dia Europeu do Mar) e ainda a semana de 8 de junho (Dia Mundial dos Oceanos)
- Junto da pintura deverão aparecer os logótipos do projeto e do Eco-Escolas (fornecidos pela ABAE). Caso queiram poderão também integrar outros logótipos/assinaturas (exemplo: do município/freguesia ou escola).
- Após o dia das pinturas a escola enviará para a ABAE uma imagem de uma das sarjetas pintadas.
FASE 3 – COMUNICAÇÃO
- A escola deverá enviar, através da plataforma Eco-Escolas, uma fotografia das pinturas realizadas até ao dia 25 de junho
- Recomenda-se que todos os intervenientes divulguem e partilhem estes trabalhos dando assim corpo a uma campanha nacional.
Prémios
PRÉMIO NACIONAL
A ABAE premiará pelo menos 3 pinturas a nível nacional. O júri será constituído por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas e especialistas convidados.
PRÉMIO REGIONAL
A ABAE, através dos seus parceiros, atribuirá prémios nas regiões abrangidas pelas Entidades Gestoras de Água e Saneamento do Grupo Águas de Portugal parceiras.
PRÉMIO MUNICIPAL
Cabe ao município decidir se pretendem premiar/reconhecer os melhores trabalhos das suas escolas.
A ABAE e seus parceiros selecionarão os municípios mais empenhados na concretização do projeto, atribuindo os seguintes prémios:
– 30% desconto no Programa Eco-Escolas ou ECOXXI até um valor máximo de 350€ (valor equivalente a inscrição de 5 Eco-Escolas) *;
– 1 Kit (pinça+toalha+baralho de cartas+beatinhas);
– Presença no calendário.
Os municípios premiados com Menções Honrosas receberão um Kit (pinça+toalha+baralho de cartas+beatinhas) e presença no calendário.
* Desconto aplicado não acumulável com outro tipo de desconto
Prazos
- até 31 de jan. | inscrição do municipio
- até 28 de fev. | o municipio divulga e convida as suas Eco-Escolas a participar
- 15 de março | data limite de inscrição das escolas
- até 9 de abril | data de submissão do desenho/protótipo a pintar nas sarjetas
- até 8 de junho (dia Mundial doa Oceanos) realização das pinturas
- até 15 de junho | submissão das fotografias das pinturas.