O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola Básica Engº Fernando Pinto de Oliveira (Matosinhos)
Memória descritiva da imagem:
Memória Descritiva - O Mar começa aqui
Nome: Eva Bárbara Silva Nº 21 Turma: 8ºI
Eu decidi fazer dois pinguins de máscara com lixo e fumo de fundo. Decidi fazer isso, porque hoje em dia os habitats dos pinguins também sofrem com poluição nas águas e poluição atmosférica, então eu acrescentei uma máscara. O significado de eu ter colocado uma máscara em dois pinguins é para eles não comerem plástico do oceano e nem inspirarem a poluição atmosférica (digamos que a máscara filtra o ar para eles inspirarem um ar saudável).
Existem vários motivos para não poluir o ambiente. Então, se gostam do mundo onde vivem, não poluam!
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
Escola Básica Eng. Fernando Pinto de Oliveira
Professor coordenador do Programa Eco-Escolas - Manuel Barreiro
Professor de Educação Visual - António Quadros
Professora de Ciências Naturais - Rita Anastácio
Participaram os alunos do 8º ano de escolaridade (total de 8 turmas), com idade média de 13 anos.
No 1º período, o coordenador do projeto propôs aos professores de EV e de CN do 8ºano dar sequência ao projetor do ano letivo anterior. Contactada a representante da Autarquia no ecoconselho, esta informou que o município iria apoiar a iniciativa, tal como no ano anterior.
Então, ficou decidido que a sensibilização dos alunos para a atividade seria realizado pelos professores de Ciências Naturais, integrada na abordagem ao ciclo da água e ao ciclo urbano da água, salientando a ideia de que tudo que cai ao chão (resíduos) vai parar ao mar. Posteriormente, em educação Visual, seria dada continuidade ao trabalho com a elaboração do desenho. A elaboração da memória descritiva ficaria também para Ciências Naturais.
A ideia inicial, tal como no ano letivo anterior, seria colocar os trabalhos selecionados em cada turma a votação. Contudo, a grande instabilidade e atraso nos trabalhos que decorreram dos constantes isolamentos de alunos e professores de janeiro a fevereiro, não permitiram que os desenhos no âmbito desta atividade ficassem disponíveis a tempo de se seguir o plano inicial. Consequentemente, foram os professores de EV que selecionaram o trabalho agora apresentado a concurso.
O coordenador
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
41.197615, -8.701618 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
A pintura localiza-se junto ao poste do semáforo, em frente à entrada da escola. Neste caso, a sarjeta localiza-se junto ao poste do lado oposto da Rua Sol poente.