O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola EB 2,3 Mestre de Avis (Avis)
Memória descritiva da imagem:
Este esboço surgiu após pesquisa e troca de ideias sobre a biodiversidade marinha e as espécies invasoras, com os alunos do 2ºciclo. Sendo um agrupamento de escolas do interior do país, o contacto que os nossos alunos têm com o mar é mais limitado, constituindo a barragem do Maranhão, situada na bacia hidrográfica do rio Tejo, um meio de excelência para o contacto com a água. Assim, sendo optou-se por representar um caranguejo. O único caranguejo que pode ser encontrado em água doce, é o caranguejo peludo-chinês. Na verdade, estes reproduz-se na zona mais salina dos estuários, mas os juvenis migram para a água doce, onde passam a sua vida até voltarem aos estuários para se reproduzirem. Este caranguejo afeta a estabilidade de margens e taludes através da sua atividade escavadora. Consome plantas aquáticas e nalguns países afeta a produção de arroz. A nível nacional, foram referidos danos em redes de pesca e consumo de peixe ou de isco em redes e armadilhas. Pelo seu tamanho, esta espécie é também dominante em interações com outras espécies de água doce, nomeadamente de crustáceos.
Pretende-se desta forma alertar a população para o impacto que as espécies invasoras têm no equilíbrio de todo o ecossistema aquático e não sendo apenas a poluição que destrói e provoca o seu desequilíbrio.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
- Agrupamento de escolas de Avis
- Prof. Coordenador: Lina César
- As turmas envolvidas foram as do 2ºciclo num total de cerca de 68 alunos com idades entre os 10 e os 15 anos.
- Etapas do projeto: Após a proposta, apresentada pelo Município para participar no projeto, selecionaram-se as turmas que poderiam trabalhar a temática. Assim, com a colaboração e articulação com docente de Educação Visual e Educação Tecnológica, os alunos do 2ºciclo, pesquisaram e trocaram de ideias sobre quais os esboços que fariam sentido representar.
Após a a receção de todos os esboços elaborados, optou-se pelo esboço do caranguejo em representação do perigo que as espécies invasoras representam para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. A utilização do cores fortes (vermelhos e laranjas) servem também como forma de alerta e de chamada de atenção para o papel que as sarjetas desempenham e o cuidado que se deveremos ter, de modo a preservarmos a Natureza e mais concretamente os nossos recursos naturais hídricos.
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
39.05317, -7.89369 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
A pintura da sarjeta localiza-se na entrada da escola sede do Agrupamento da escola de Avis, junto à portaria.