O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola EB 1 de Viso (Figueira da Foz)
Memória descritiva da imagem:
A nossa escola localiza-se perto do Oceano Atlântico e as sarjetas são uma porta de entrada para o mar, sendo por isso importante chamar a atenção para a temática da poluição, prejudicial para todos os seres vivos.
A imagem representa um caranguejo, uma espécie autóctone, que podemos encontrar nas lindíssimas poças de maré que se formam entre as rochas da nossa praia durante a maré baixa. Estes locais tornam-se relevantes pela biodiversidade e por serem escolhidos como “maternidades” por muitas espécies marinhas que é necessário preservar.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
Este desafio foi lançado aos alunos da EB de Viso, nas quatro turmas, do 1.º ao 4.º ano, partindo da apresentação dos objetivos do projeto e respetivo regulamento. Em cada turma foi apresentado ou relembrado O Ciclo da Água e realizou-se uma ação de sensibilização sobre o ciclo urbano da água, apresentada por alguns elementos das Águas da Figueira. Debatendo a ideia de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”, prejudicial para os ecossistemas terrestres e ecossistemas marinhos, foram observadas, “com outros olhos”, as sarjetas e sumidouros dentro do recinto escolar e no exterior, perto da escola, local por onde circula toda a comunidade escolar. O trabalho de desenho, desde individual, a par ou pequenos grupos, foi organizado pelas respetivas professoras titulares de turma. Em cada turma foi escolhido um trabalho e procedeu-se à votação, por todos os alunos da escola, do desenho final a apresentar.
AEZUFF - EB de Viso
Professora coordenadora: Isabel Monteiro
Alunos que participaram: todos os alunos do 1º ao 4º ano (6 a 11 anos), sendo que o desenho selecionado é da turma do 4.º ano, dos alunos Mariana Cardoso e Gabriel Silva.