O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Básica da Mota (Celorico de Basto)

Memória descritiva da imagem:
A imagem escolhida para este trabalho teve em conta a biodiversidade dos mares e rios que é a mais afetada pela poluição e a nossa ação interfere com o equilíbrio natural de todos os ecossistemas do nosso planeta bem como a dependência do ser humano para com este. O nosso planeta é maioritariamente constituído por oceanos, rios e afluentes e o Homem está, cada vez mais, a destruir a sua “casa”. Muitas vezes a causa de morte dos peixes é devido à presença de plásticos e outros objetos que, lançados para o chão, tem depois, através das sarjetas, como destino final o Mar. A imagem selecionada alerta para a necessidade de vivermos em harmonia com a diversidade existente e preservação da mesma.
Pretendemos deste modo sensibilizar os alunos e a restante comunidade para o respeito à Natureza, não colocando lixo para as sarjetas, numa perspetiva de educação ambiental e para a cidadania.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica da Mota
Professores Coordenadores: Anabela de Sousa Campos e Alexandra Barros
Grupo do 2.º ciclo: 62 alunos de idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos.
Grupo de alunos de 8.º ano: 35 alunos de idades compreendidas entre os 13 e 15 anos.
A imagem escolhida para este trabalho teve em conta a biodiversidade dos mares e rios que é a mais afetada pela poluição e a nossa ação interfere com o equilíbrio natural de todos os ecossistemas do nosso planeta bem como a dependência do ser humano para com este. O nosso planeta é maioritariamente constituído por oceanos, rios e afluentes e o Homem está cada vez mais a destruir a sua “casa”. Muitas vezes a causa de morte dos peixes é devido à presença de plásticos e outros objetos que lançados para o chão tem depois, através das sarjetas, como destino final o Mar. A imagem selecionada alerta para a necessidade de vivermos em harmonia com a diversidade existente e preservação da mesma.
Pretendemos deste modo sensibilizar os alunos e a restante comunidade para o respeito para com a Natureza, não enviando lixo para as sarjetas, numa perspetiva de educação ambiental e para a cidadania.
PROJETO:
Fase 1 – Fase da preparação (inscrição, parceria com a Câmara Municipal de Celorico de Basto e sensibilização das crianças e famílias).
Os alunos do 2º ciclo e 3º ciclo elaboraram desenhos alusivos ao tema nas aulas de Educação Artística e Educação Visual após visita ao espaço escola, na descoberta das sarjetas aí existentes e da sua manutenção. Fez-se a exposição dos trabalhos no espaço escolar.
O desenho selecionado pelas Coordenadoras do Programa Eco-Escolas foi realizado por um aluno do 5º ano, turma G, número seis, com dez anos de idade.
Submetemos a imagem da pintura, que vamos reproduzir numa das sarjetas, na plataforma Eco-Escolas. Escala 1:10
Fase 2 – A partir de Abril, com o apoio da Câmara Municipal de Celorico de Basto, iremos executar a realização da atividade/pintura na sarjeta, dentro da Escola.
As tintas e todo o material necessário à concretização da pintura, são da responsabilidade da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
Iremos documentar todo o processo através de fotos.
Fase 3 – Faremos a comunicação através do Facebook e Instagram do Agrupamento e também na plataforma Eco-Escolas e na Equipa "Clube do Ambiente", na plataforma Teams.
Iremos realçar a adesão a este projeto no Dia Eco- Escolas.

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.371847, -8.092951 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
No átrio exterior da Escola, junto da entrada do edifício principal.