O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Jardim de Infância da Lousã (Lousã)
Memória descritiva da imagem:
As crianças pintaram a água e escolheram desenhar um peixe (Boga) autóctone do rio Arouce e Ceira, rios que passam pela Lousã. Descobriram através de pesquisa que a água da chuva que cai nas sarjetas vai ter ao rio e, por fim, ao mar. Através da exploração da história “Será o mar o meu lugar?” da escritora Sarah Roberts, as crianças desenharam o saco Tomé da história, que é um saco de plástico, para representar o lixo que chega ao mar indevidamente e que põe em perigo os animais marítimos, que o tentam comer porque o confundem com alimentação. Perceberam que o lugar do lixo não é no mar, por isso colocaram um X em preto para reforçar a ideia que o lugar do lixo, como o saco de plástico Tomé, não é na água. Pintaram, fora da água, um menino com o papagaio de brincar construído com o saco Tomé, inspirado na história explorada, realçando a importância da reutilização do lixo, foi colocado ao lado um símbolo visto em verde para reforçar a atitude correta.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
Jardim de Infância da Lousã
Educadoras coordenadoras da atividade: La Salete Martelo, Ana Paula Magro, Carina Costa, Susana Peres, Ana Isabel Pimenta e Maria Guilhermina Antunes.
Número de crianças: Turma A - 25; Turma B – 20; Turma C - 25; Turma D - 25; Turma E – 25 e Turma F – 25.
Idade das crianças: dos 3 aos 6 anos
Síntese das várias fases do Projeto:
1ª Fase
Apresentação do Projeto às crianças;
Observação e escolha da sargeta existente no recreio do Jardim de Infância, para a realização do projeto. As crianças, também, observaram que não existe sargetas na rua a volta do Jardim da Infância. Pesquisa na internet do percurso da água que caí nas sarjetas e dos peixes existentes nos rios da nossa localidade.
2ª Fase
Exploração da História “Será o mar o meu lugar?” da escritora Sarah Roberts; Diálogo em grande grupo sobre a importância de não colocar lixo na água e dos seus perigos para a fauna marítima. As crianças concluíram o quanto é fulcral para o nosso planeta, a reutilização dos lixos com o objetivo de diminuir a poluição dos rios e mares.
3ª Fase
Diálogo sobre o desenho a realizar. Desenho/protótipo realizado pelas crianças e adultos, da sargeta a pintar, com a escala de 1:8, numa folha A3.
Na qual foram previamente impressos os logótipos do Projeto, do Eco-Escolas e da Câmara Municipal da Lousã, da Junta de Freguesia Lousã e Vilarinho e do Agrupamento de Escolas da Lousã.
4ª Fase
Desenho/protótipo realizado pelas crianças e adultos, da sargeta a pintar, com a escala de 1:8, numa folha A3.
Na qual foram previamente impressos os logótipos do Projeto, do Eco-Escolas e da Câmara Municipal da Lousã, da Junta de Freguesia Lousã e Vilarinho e do Agrupamento de Escolas da Lousã.
5ª fase
Elaboração da pintura na respetiva sarjeta.
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
40.110663, -8.243563 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
A pintura está localizada numa sarjeta que se encontra no recreio do Jardim de Infância.
Uma das dificuldades encontradas foi o tipo de pavimento (paralelos) que envolve as sarjetas do Estabelecimento.
Não existe nenhuma sarjeta no espaço fora envolvente do Estabelecimento, daí apenas ter sido pintada uma das sarjetas no espaço escolar.