O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola EB1 de Quarteira (Loulé)
Memória descritiva da imagem:
A imagem representa a vida marinha no seu esplendor. É caso para dizer que “o mar começa aqui!”. onde se expressa a riqueza e a variedade das espécies vivas existentes no mar. Com este projeto pretende-se demonstrar que cuidar da biodiversidade marinha representa dar um passo muito importante para perpetuar os recursos vivos dos oceanos e garantir o futuro da humanidade.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
Quarteira é uma cidade com grandes tradições piscatórias, uma terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que a banham, através da quantidade e qualidade da biodiversidade animal e vegetal.
Identificação da escola: E.B. 1 de Quarteira.
Identificação das professoras coordenadoras da atividade: Vanda do Vale, Sónia Pires, Dina Contreiras e Ana Patrícia Fernandes.
Número de alunos: 44 alunos.
Ano de escolaridade dos alunos: 3.º e 4.º ano.
Turmas: 3.º D e 4.ºD.
Idades: dos 8 aos 10 anos.
Nomes dos alunos:
Catarina Gonçalves; n.º 4; 4.ºD;
Sophia Pais; n.º 22; 4.ºD;
Rodrigo Silva; n.º 20; 3.ºD,
Caio Ferreira; n.º 2; 3.ºD;
e Cristiano Floro; nº 4; 3.ºD.
Síntese das várias fases do projeto:
Inicialmente foi efetuada uma sensibilização impactante em toda a comunidade escolar, sobre os diferentes ecossistemas, a biodiversidade marinha e a sua importância. O objetivo foi que cada aluno conquistasse uma voz e uma participação ativa neste projeto.
De seguida, houve a preocupação em incitar os alunos e toda a comunidade educativa a um compromisso de boas práticas e iniciativas através de frases com algum impacto. Estas, conseguiram colocar em prática ações inerentes a um conhecimento mais alargado às questões relacionadas com as nossas preocupações com “O Mar”.
Com a realização deste Projeto, houve também, por parte das professoras coordenadoras, a capacidade de aprender com os alunos de que forma é que, num espírito comum a todos, é possível construir um futuro melhor para o nosso oceano. Esse futuro envolve princípios, as áreas de competência e os valores, no âmbito do domínio da Educação ambiental, dos oceanos e do domínio do desenvolvimento sustentável.
Posteriormente, selecionou-se a sarjeta a ser pintada, recaindo a nossa escolha numa sarjeta no interior do estabelecimento que fosse de grande visível a toda a comunidade escolar, perto de um portão lateral, numa zona de muita movimentação entre a E.B.1 de Quarteira e a entrada da E.B. 2, 3 de Quarteira.
Cada aluno decidiu o que pretendia desenhar numa primeira fase e após, em diversos materiais riscadores, pintura a lápis de cor, lápis de cera, marcadores, guaches, grafite, pastel, esboçou em papel A4 protótipos de possíveis representações da preservação de ecossistemas e da biodiversidade marinha, contribuindo para a integração para a tomada de medidas ambientais que tenham impacto no meio escolar bem como em toda a comunidade.
Através de um concurso interno, foram selecionados os três melhores protótipos, sendo o júri as coordenadoras deste Projeto e um elemento do Órgão de Gestão do Agrupamento.
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
37.069328, -8.095784 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
A pintura localiza-se junto à estrada, em frente a um grande portão lateral e muito perto da EB 2,3 de Quarteira, para que seja avistada por toda a comunidade escolar.