O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião)
Memória descritiva da imagem:
O desenho realizado pelo aluno alerta para o facto de todo o lixo (especialmente o mais comum como cigarros, plásticos e papéis) uma vez no chão, acaba por ser levado pelas águas pluviais e se acumular nas nossas sarjetas e, posteriormente, nos cursos de água. Também é visível o sofrimento de algumas espécies representativas da nossa fauna autóctone (estrelas-do-mar, polvos, sardinhas, ...). Se as espécies aquáticas são afetadas pela imensa poluição da água, também todas as espécies delas dependentes são afetadas. Na realidade, todo o ecossistema sofre alteração devido aos imensos desequilíbrios ao nível das teias alimentares.
O mar pode estar um pouco longe de nós, mas o mar começa "nos nossos pés", pois as sarjetas colocam-nos perto através das nossas ribeiras e rios (intermediários entre nós e o mar).
Temos de estar informados, mas mais do que isso, temos de agir. Pela qualidade da água, pelas outras espécies e por nós.
Escala 1:10
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
A atividade “O mar começa aqui” foi um desafio lançado no 1º Conselho Eco-Escolas, que contou com a presença de alguns dos alunos e professores que dinamizaram a atividade. Os Vereadores da Câmara Municipal de Ansião (Educação e Ambiente), que tinham lançado o desafio à coordenadora do Projeto Eco-Escolas, mostraram a sua disponibilidade e ficaram de realizar a inscrição do município.
Depois de apresentada esta iniciativa, que contou logo com o professor de Educação Visual (César Branco), foi pedida colaboração à professora de Ciências Naturais do 8º ano (Ana Carecho).
Assim, nas aulas de Ciências Naturais, foi trabalhado, em sala de aula e com saídas ao exterior, a importância de proteger o planeta Terra da poluição e, muito especificamente, de se evitar colocar lixo no chão pois esta acabará na sarjeta e, consequentemente, em rios, ribeiros, mares e oceanos. Os alunos das 4 turmas de 8º ano investigaram o destino da água das sarjetas da região, ficando a saber que, na maioria dos casos, a água vai para as ribeiras locais. Foi importante saber estas informações junto de elementos da autarquia local.
De seguida, pesquisaram sobre as consequências da poluição nas ribeiras, rios, mares e oceanos, já que esta temática está integrada nas aprendizagens essências da disciplina de Ciências Naturais do 8º ano.
O trabalho continuou nas aulas de Educação Visual, onde os alunos foram incentivados a realizar um desenho para pintar nas sarjetas que tinham observado.
Participaram 81 alunos, com idades entre os 12 e os 15 anos.
Dos vários desenhos feitos pelos alunos, foram selecionados alguns (os que a maioria gostou) para puderem integrar a atividade.
Professora Coordenadora Tânia Barroso
Agrupamento de Escolas de Ansião
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
39.911438301476, -8.4324767195535 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
A pintura localiza-se em frente ao portão da Escola Dr. José Pascoal de Mello, em Ansião (Av. Cel. Vitorino Henriques Godinho 199211, 3240-154 Ansião).