O Mar Começa Aqui | Pinturas das Escolas 2023/24
Escola Básica André de Resende (Évora)
Memória descritiva da imagem:
Autores: António Coca, Bárbara Chegadinho, Leonor Barradas e Pedro Bandeira, alunos da Escola Básica André de Resende (Évora), turma do 7º F.
Técnica: Técnica mista (aguarela, lápis de cor e caneta).
Dimensões: A3
Descrição: A ilustração gráfica foi solicitada pela docente da disciplina de Educação Visual, a partir de um projeto que lhe foi apresentado pelo professor David Abreu, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Programa Eco-Escolas no estabelecimento escolar, com o intuito de sensibilizar toda a comunidade escolar (mesmo aqueles que não têm a presença do mar no seu quotidiano), sobre a quantidade de resíduos que, infelizmente, é encontrada nos oceanos.
O trabalho a realizar tem a delimitar o espaço envolvente do sumidouro e como imagem principal o contorno de uma Tartaruga-comum (Caretta caretta), que é uma espécie migradora visitante que passa a fase inicial do seu ciclo de vida em águas oceânicas portuguesas. Infelizmente, os equipamentos de pesca deixados ao abandono são um dos principais fatores responsáveis por numerosas mortes de tartarugas marinhas. Em certos casos, também podem afogar-se quando ficam presas nas redes de arraste.
De acordo com a ilustração efetuada, a superfície da tartaruga encontra-se dividida em duas partes. Numa delas está representado um oceano com águas límpidas, cristalinas, sem qualquer poluição, e algumas espécies ameaçadas, a saber: a lontra-europeia (Lutra lutra), espécie autóctone em território nacional continental em água doce podendo, no entanto, ocorrer também em águas salobras ou mesmo ambientes litorais de água salgada; o cavalo-marinho, nomeadamente as duas espécies existentes em Portugal: Hippocampus guttulatus (cavalo-marinho-de-focinho-comprido) e Hippocampus hippocampus (cavalo-marinho-comum) e a raia que, num estudo recente, indica que desde 1970 as populações de raias e tubarões diminuíram 71%. Na outra parte da tartaruga representou-se o oposto, ou seja, um mar sujo/poluído, cheio de diversos resíduos, nomeadamente sacos de plástico, objetos que, infelizmente, são encontrados em abundância nos nossos oceanos, juntamente com outros resíduos descartáveis como garrafas, palhinhas, caixas, etc. De referir que todo esse lixo, mesmo o oriundo de um sumidouro/escola localizado(a) a uma grande distância do mar, certamente irá ter como destino final o oceano!
Fotografia com a proposta de imagem a pintar:
Fotografia final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
38.57363, -7.89515 (ver a localização no mapa)
Morada da localização da pintura:
Avenida Gago Coutinho
7005-135 Évora