O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola EB1 da Pegada (Guimarães)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
- São muitos os atentados ambientais cometidos a montante do mar.
Os ribeiros e rios arrastam consigo, vindos das margens e das sarjetas, por ação das chuvas e dos ventos, muitos resíduos, sobretudo plásticos (por serem mais leves) que, inevitavelmente, desaguam no mar.
Esta imagem pretende mostrar que grande parte de lixo que largamos no ambiente acaba por ser conduzido ao mar, contribuindo para aumentar a lixeira em que o mar está transformado.
São sacos, palhinhas, latas, beatas, o lixo mais impensável que acaba num único destino final, o mar, que, por essa razão, está cada vez mais doente.

Memória descritiva do projeto:
Este trabalho foi desenvolvido pelos vinte e seis alunos do quarto ano da EB1 da Pegada, em Azurém, Guimarães, coordenado pela Professora Coordenadora do Eco-Escolas, Paula Marinho.
São alunos com 9 e 10 anos de idade.
O processo tem a sua génese em todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao nível ambiental pela Escola, desde há três anos a esta parte.
Nos últimos dois anos, o tema do mar foi amplamente trabalhado no âmbito do projeto. Os alunos têm participado ativamente na limpeza de uma ribeira localizada nas proximidades da escola, tendo identificado os tipos de lixo que normalmente desaguam nos cursos de água.
A partir desta atividade, foi feita a partilha com todos os alunos da escola do resultado da recolha, fazendo-se a sensibilização para os cuidados com os resíduos que produzimos.
Os mesmos alunos, participaram também na recolha de beatas de cigarro, um dos resíduos que também "inunda" os cursos de água". Fizeram ainda a colocação de tudo o que recolheram nos respetivos contentores (ecopontos ou lixo comum).
Identificados os resíduos que afetam o mar, foram abordadas as consequências para os seres que ali têm o seu habitat.
A partir daqui, e como a Escola encerrou ao ensino presencial, devido à Covid-19, a professora da turma, convidou os alunos a, em família, passarem a desenho as ideias recolhidas das atividades precedentes (os tipos de resíduos que vão ter ao mar e as plantas e animais afetados).
Os alunos deram os seus contributos que foram colocados a votação através de um formulário online. Os pais foram convidados a votar e o link foi também disponibilizado no blogue da turma, na página de facebook da turma participante e na página de facebook do projeto Eco-Escolas.
Findo o período de votação (uma semana), o desenho mais votado sofreu algumas melhorias e deu o trabalho final que agora se envia e que representa a turma participante e a escola.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências