O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)
Memória descritiva da imagem:
• Os alunos usaram a imaginação e a criatividade através do “Peixe Palhaço” como forma de sensibilização ambiental, pretendendo assim mostrar que as sarjetas/sumidouros têm a função de escoamento das águas pluviais, recebendo todo o tipo de resíduos resultantes das diversas atividades económicas e ações humanas.
• O principal objetivo é consciencializar/alertar a comunidade educativa de que TODO O LIXO atirado para o chão acaba no mar através das sarjetas/sumidouros.
• Esta intervenção urbana vai ocorrer no recinto escolar, na entrada principal da Escola Secundária de Estarreja. A imagem vai estar inserida num espaço retangular com uma área de 1,40 m x 0,80 m.
• A imagem do peixe ficará enquadrada envolvendo a sarjeta que se disporá no centro do mesmo.
• A imagem no seu todo representa a ação humana como principal responsável pela problemática ambiental da poluição marinha e redução da biodiversidade.
• A escolha deste peixe serve o propósito de sensibilizar para a beleza da biodiversidade marinha que continuamos a DESTRUIR com as nossas ações, apelando à necessidade e urgência de mudar comportamentos.
Observação: o protótipo submetido poderá estar sujeito a algumas melhorias estéticas, ilusão de ótica e relação com a área a intervencionar (espaço urbano).
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
Escola Secundária de Estarreja
Professora Coordenadora da atividade: Inês Lousinha
Alunos dinamizadores:
• 7ºano na disciplina de Educação Visual
• 12 alunos (de 4 turmas)
• Idade: dos 12 aos 13 anos
Síntese das várias fases do projeto:
1ªFase: Aceitação de participação no projeto pela docente Inês Lousinha, no seguimento do convite efetuado pela coordenadora do Programa Eco Escolas na escola (ESE).
2ªFase: Seleção dos alunos a participar no projeto pela docente Inês Lousinha – alunos do 7ºano.
3ªFase: Das turmas do 7º ano, a docente Inês Lousinha procedeu à seleção de um grupo de alunos para participar no projeto.
4ªFase: Divulgação do projeto aos alunos em contexto de sala de aula. Os alunos procederam à partilha de ideias, à pesquisa de informação relativa à poluição dos cursos de água e poluição marinha, e começaram a planear, criar e a projetar no papel as suas ideias, tendo por base a indicação e observação das sarjetas a pintar no recinto escolar.
5ªFase: Realização dos desenhos pelos alunos em contexto de sala de aula.
6ªFase: Seleção do desenho a submeter na plataforma pela docente Inês Lousinha e elementos do Conselho Eco Escolas da ESE.
7ºFase: Pintura das sarjetas a realizar no dia 20 de maio, no “Dia Europeu do Mar”, data proposta pelo município de Estarreja.
8ªFase: Registo fotográfico do produto final (pinturas executadas) para submissão na plataforma.
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
40.45289, -8.34108 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
Tv. Dr. Tavares Silva 30, Estarreja
Foi a sarjeta escolhida/proposta pelo município.
Esta rua contorna a escola, tem grande movimento pedonal e liga a escola ao centro desportivo da cidade e área comercial (hipermercados).