O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Jardim de Infância de Serpins (Lousã)

Memória descritiva da imagem:
Ao longo do ano letivo foram desenvolvidos vários projetos de educação ambiental, incidindo sobre a urgência da preservação dos ecossistemas e as boas práticas a adotar para a sustentabilidade ambiental. Neste âmbito foi desenvolvido o projeto “Da serra ao Mar, os Oceanos vamos Preservar”. A Serra da Lousã é atravessada por rios e ribeiros, habitados por algumas espécies autóctones, sendo a lontra uma dessas espécies. As crianças aprenderam que a lontra só gosta de viver em habitats livres de poluição, caso contrário, entra em extinção.
As crianças representaram graficamente, o que descreveram como sendo o sonho da Lontra. A lontra sonhou, que nadava no mar, onde conheceu algumas espécies marinhas, o polvo, o cavalo-marinho e peixes de várias cores, que lhe contaram que eram muito felizes no mar sem poluição, porque as pessoas já tinham aprendido a não deitar o lixo para o chão e a colocá-lo nos ecopontos corretos. Desenharam, no lado esquerdo da folha, com as respetivas cores, os principais ecopontos e o recipiente para depositar o lixo comum.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Jardim de Infância de Serpins
Educadoras coordenadoras da atividade: Conceição Duarte e Fernanda Gonçalves
Número de crianças: Turma A - 16; Turma B - 20
Idade das crianças: dos 3 aos 6 anos
Síntese das várias fases do Projeto:
1ª Fase
Apresentação do Projeto às crianças;
A partir do projeto do nosso agrupamento de escolas “Da Serra ao Mar, os Oceanos Vamos Preservar”, no âmbito do Projeto Gandhi, e tendo como ponto de referência a nossa Serra da Lousã, as crianças foram envolvidas e motivadas para a preservação e conservação dos ecossistemas.
- Foi trabalhado, a fauna e a flora autóctone da Serra da Lousã, promovendo atividades em contextos de aprendizagem diversificados.
2ª Fase
- Foi realizada uma visita ao rio Ceira, que atravessa a povoação de Serpins, as crianças observaram os percursos de água, nomeadamente as levadas, que transportam a água do rio para a rega dos campos, perceberam que tudo o que deitássemos na água, seria transportado na corrente indo parar ao mar, poluindo-o e tornando-o um lugar perigoso para os seus habitantes.
- As crianças observaram as sargetas, junto ao Jardim de Infância, em dia de chuva e perceberam que tudo o que estava no chão era para aí arrastado. Através da visualização do filme, “A viagem do gotinhas”, da leitura de histórias e conversas, as crianças tomaram consciência de que o destino de todo aquele lixo, era também o mar.
- Interiorizaram práticas de separação dos resíduos, colocando-os nos ecopontos corretos e nunca no chão.
- Tomaram consciência da importância da água como um bem finito e a preservar e da urgência de adotar práticas conducentes à sua poupança.
3ª Fase
Desenho, da sargeta a pintar, com a escala de 1:10, numa folha A4. Na qual foram previamente impressos os logótipos do Projeto, do Eco-Escolas, da Câmara Municipal da Lousã, do Agrupamento de Escolas da Lousã e o nome do Jardim de Infância.
4ª Fase
Debate sobre o desenho a realizar.
5ª fase
Com base nas aprendizagens interiorizadas, as crianças representaram numa folha de papel o que sentiam.
Seleção, em assembleia, entre as várias produções obtidas, do desenho a pintar na sargeta.

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
40.15766, -8.200188 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura localiza-se no espaço exterior do Jardim de Infância de Serpins, no recreio.