O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Colégio Atlântico (Seixal)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A presente memória descritiva e justificativa refere-se ao projeto de pintura de uma sarjeta, com cerca de 200 cm, localizada na escola junto ao pavilhão de futsal e inserida no desafio promovido pelo Eco-Escolas, “O mar começa aqui”.
Nesta intervenção fizemos um Flamingo aprisionado numa placa de esgoto, sendo a imagem composta por duas partes: uma em que desenhamos a metade do corpo a sair da sarjeta e uma segunda, onde o corpo depois de passar pela sarjeta se separa, ficando todo fragmentado.
Nós usámos o Flamingo porque, apesar de não ser uma espécie marinha, é uma espécie autóctone muito bonita da Reserva Ecológica Nacional, da Reserva Natural do Estuário do Sado e da cidade de Setúbal. O Flamingo pode ser temporariamente avistado no sapal de Corroios e, por vezes, é possível ver estas aves a alimentarem-se nas margens da baía do Seixal, concelho do Colégio Atlântico.
A mensagem que pretendemos passar é que não devemos poluir o mar, pois a poluição faz com que os animais, principalmente os marinhos, deixem de ter o seu próprio habitat natural e que a maioria das espécies marinhas vivem em habitats poluídos.
Esperamos que com a pintura das sarjetas, para além de embelezarem a nossa escola, todos os alunos e famílias se questionem e percebam que tudo o que é deitado ao chão, pode ir parar nas sarjetas e ir para o mar.
(alunos da turma do 6.ano B)

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Colégio Atlântico
Coordenadores da atividade: Mafalda Andrade, Patrícia Chalana, Luís Silva, Rita Marques e Ana Brito
Número de alunos envolvidos: 141 alunos
Idades: Entre os 11 e os 12 anos
Ano escolaridade: 2.º Ciclo (6.ºano A, B, C, D e E)
Numa primeira fase do projeto foi feito o enquadramento do desafio e a sua relação com a metodologia dos projetos STEAM. Tendo em conta o nome do nosso Colégio e sendo um dos nossos objetivos o ensino pela descoberta, foram lançadas várias questões aos alunos, com o intuito de serem eles a fazer a relação do tema com o espaço de intervenção (as sarjetas)
Onde começa o mar?!;
A que distância estamos do mar?!
Após debatido o tema com o grupo turma e percebida a importância de sensibilizar a comunidade para as consequências da incorreta forma de tratamento e depósito de resíduos deitados para o chão e dos impactos negativos nos diferentes ecossistemas, nomeadamente marinhos, os alunos das diferentes turmas foram organizados em pequenos grupos de trabalho tendo-lhes sido facultado um guião de orientação, com as várias etapas de desenvolvimento:
- 1.º etapa: debateram em pequeno grupo qual a importância e pertinência deste projeto para eles, para a escola e para o Mundo.
- 2.º etapa: realizaram o reconhecimento, sinalização e levantamento de medidas das sarjetas e sumidouros existentes na escola.
-3.º etapa: selecionaram a sarjetas a intervir, desenvolveram os esboços e a proposta final do grupo
As diferentes propostas foram apresentadas à comunidade, tendo numa 1.º fase sido selecionados 2 trabalhos por turma e numa 2.º fase, após votação anónima, sido selecionado o trabalho aqui submetido, que corresponde a um grupo da turma do 6.ºano B.
Importa igualmente salientar que, apesar do projeto submetido (o referente ao Flamingo), todos os outros 2 trabalhos correspondentes às restantes 4 turmas, também foram pintados nas sarjetas espalhadas pelo Colégio.
É importante referir o entusiasmo, espírito de equipa, empenho e criatividade de todos os alunos envolvidos, estando todos eles de parabéns!

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
38.5964085, -9.0975171 (ver a localização no mapa)