O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Imagem representativa de um fundo marinho com espécies animais e plantas (algas) que abundam no nosso mar.
Na pintura incluímos um crustáceo, um caranguejo que vive em ambiente aquático de água doce ou salgada, um polvo, um cavalo-marinho, uma estrela-do-mar, uma tartaruga, uma raia, douradas, robalos, sardinhas, o peixe-palhaço e anêmonas. Curiosidades descobertas, o peixe-palhaço vive em anêmonas e são uma das poucas espécies que resiste ao veneno desta espécie, onde encontram proteção e abrigo,
Este desafio traz para a superfície a beleza e a importância do fundo do mar.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Programa Eco Escolas 2022/2023 – “O Mar começa Aqui”
EB N. º2 de Perafita
Memória descritiva
Enquadramento
As seis turmas da Escola Básica N. º2 de Perafita, no âmbito do programa Eco-Escolas, desenvolveram o projeto “O Mar começa Aqui”. Este desafio desenvolveu-se a par e passo com o projeto do Dia Nacional do Mar/16 de novembro.
Trata-se de um projeto que visa alertar para as questões da contaminação das linhas de água, a rede hidrográfica, a poluição marinha, o impacto da poluição das águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas. Em metodologia de projeto as turmas debruçaram-se sobre o estudo “lixo marinho”, tipologia, causas e consequências.
Objetivos
• Conhecer a composição dos resíduos, origens, causas e consequências;
• Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada
• Desenvolver um projeto de aprendizagem ativa;
• Induzir estratégias de intervenção/ação na escola e comunidade relacionadas com o tema;
Metodologia
Fase 1- Preparação
Em metodologia de projeto, em contexto de sala de aula, individualmente e em grupo os alunos fizeram pesquisas sobre a problemática dos resíduos: composição, causas e consequências, o tempo de degradação dos resíduos e a contaminação das linhas de água doce e salgada.
Os alunos concluíram que o lixo marinho são resíduos atirados propositadamente, ou que chegam ao mar acidentalmente, contribuindo para o aumento da poluição marinha. Grande parte do lixo marinho é composto por materiais plásticos. Destacaram como principais consequências, as alterações na vida dos ecossistemas marinhos; os microplásticos em grandes quantidades entram na cadeia alimentar de peixes, crustáceos e outras espécies marinhas. Os alunos apresentaram como soluções a adoção de pequenos comportamentos diários que diminuam a quantidade de lixo produzido, fazer convenientemente a reciclagem, ter hábitos de consumo mais responsáveis e sustentáveis.
Estudo e dramatização da obra de Sarah Roberts. “Será o Mar o Meu Lugar?” Construção de um painel coletivo, com ilustrações sobre o mar (espécies marinhas).
Esta fase teve como principais objetivos:
• Consciencializar para a importância da preservação do mar;
• Despertar a consciência ecológica;
• Privilegiar a liberdade de expressão e de ideias por parte das crianças da turma, sob esta temática, de uma forma artística.
Professoras Coordenadoras, Susana Santos/ Helena Costa

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.22446, -8.69852 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura da sarjeta escolhida para o desenvolvimento do nosso projeto encontra-se na entrada principal da Escola N.2 de Perafita, sita na Rua Ocidental, s/n, 4455 - Perafita.