O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola Secundária Filipa de Vilhena (Porto)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
No âmbito do projeto Eco-Escolas "O Mar Começa Aqui" desenvolvemos um trabalho de grupo que tem como objetivo sensibilizar a comunidade educativa para preservar os oceanos. Com o nosso trabalho pretendemos realçar o facto dos humanos colocarem animais marinhos em aquários de forma a preserva-los. Neste caso, representamos as espécies, nomeadamente espécies autóctones como a lula e o salmonete, na tentativa de escapar para o seu habitat natural à procura de liberdade e melhor qualidade de vida, mas, para isso, é necessário que a água do oceano seja limpa, tal como a dos aquários.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
No âmbito da disciplina de Desenho A os alunos da turma de 10º ano, do curso de Artes Visuais, da Escola Secundária Filipa de Vilhena, desenvolveram um trabalho que tinha como objetivo participar e integrar o grupo/turma no Projeto Eco-Escolas intitulado: “O Mar Começa Aqui”.
Num conjunto de 22 alunos, com idades compreendidas entre os 15 e os 16 anos, o trabalho foi coordenado pela docente da disciplina, professora Mariana Alvim, e contou sempre com o apoio da docente coordenadora de projetos, a professora Isabel Gonçalves.
A turma foi divida em dois grupos que trabalharam sobre o mesmo projeto. No entanto, foram selecionados dois sumidouros do espaço escolar para cada turno, onde cada um deles projetou e executou um trabalho diferenciado.
Em relação a este projeto, o turno responsável pelo seu desenvolvimento iniciou uma pesquisa e abordagem a artistas e obras urbanas, pesquisou também sobre as espécies marinhas autóctones de forma a responder a todos os objetivos e pontos referenciados no regulamento do concurso.
De seguida foram realizados vários esboços onde o espaço envolvente foi estudado e graficamente registado. Discutiu-se a ideia para o trabalho a desenvolver, optando por selecionar uma mensagem positiva que doutrinasse a comunidade escolar incidindo na importância de preservar os espaços (sumidouros) que conduzissem as águas pluviais aos oceanos. Desta forma os alunos representaram metaforicamente um aquário onde, com água cuidada e espécies saudáveis, se tentam libertar para o seu habitat natural, sem que, necessariamente, passem a correr risco de vida por serem libertados para o oceano.
Os alunos estudaram através de registos gráficos, estudos de cor, texturas e perspetiva, as possibilidades visuais deste trabalho. Envolveram vários planos que compunham o espaço, nomeadamente o chão e uma parede.
Durante a execução prática, tivemos a parceria da Ágora-Camara Municipal do Porto, que possibilitou a colaboração de um artista urbano, André Fernandes, contribuindo para a produção do trabalho, bem como o fornecimentos dos materiais (tintas, trinchas, pincéis, etc). Os alunos envolveram-se com esta parceria e criaram o trabalho com base em todo o projeto desenvolvido ao longo da disciplina de Desenho A.
Por fim, e após o tratamento das formas e a pintura de alguns pormenores, foram aplicados os logotipos do Eco-Escolas, bem como o título do Projeto “O Mar Começa Aqui”.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.164192, -8.605649 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura está na fachada da escola, ao lado da entrada principal.