NOTA PRÉVIA
Para que as escolas participem neste projeto, é obrigatório que o município proceda à sua inscrição na Plataforma Eco-Escolas (até 20 de fevereiro). Recomendamos, por isso, que o município formalize o seu interesse em participar logo que possível.

Metodologia

    • Incentivar todas escolas do município a inscrever-se no projeto, recorrendo aos meios considerados mais adequados. A inscrição das escolas só poderá ser realizada após a inscrição do município.
    • Apoiar as escolas na fase de preparação do projeto, nomeadamente através da organização (na qualidade de promotor ou parceiro) de formações/workshops sobre temáticas relacionadas com o ciclo de água, ecossistemas marinhos, poluição marinha e/ou técnicas de pinturas de exterior;
    • Solicitar à ABAAE os stencis “O mar começa aqui” e “Eco-Escolas” a integrar a pintura da sarjeta. Os stencis devem circular entre as escolas participantes;
    • Aprovar as imagens a pintar submetidas na Plataforma Eco-Escolas pelas escolas participantes;
    • Providenciar os materiais (tintas, pincéis, luvas, entre outros) necessários para a concretização das pinturas;
    • Assegurar as condições de segurança e logísticas para a prossecução das pinturas (no caso das pinturas serem fora do recinto escolar);
    • Divulgar a participação no projeto e as pinturas realizadas na página do município, em jornais locais, nas redes sociais e em outros meios ao seu alcance;
    • Participar no “concurso municípios” (opcional).
Concurso Municípios

Inscrição
O município deverá inscrever-se na Plataforma Eco-Escolas em “atividades” > “o mar começa aqui” > “inscrição”.

Validação das imagens a pintar
Após a inscrição, o município deverá validar as imagens a pintar submetidas pelas escolas participantes na Plataforma Eco-Escolas.

Relatório
O município deverá submeter na Plataforma Eco-Escolas em “atividades” > “o mar começa aqui” > “trabalhos”, um breve relatório do trabalho realizado.

A informação a constar no relatório deve conter os seguintes elementos:

  • Memória descritiva:

i) Como motivou à participação das suas escolas?

ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?

iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre temáticas relacionadas com o ciclo de água, ecossistemas marinhos, poluição marinha e/ou técnicas de pinturas de exterior. Descreva sucintamente o que foi realizado.

iv) Acompanhou a pintura das suas escolas?

v) Como comunicou o projeto (anexe recortes de imprensa, digitalização de publicações, links para publicações/posts)?

  • Fotografias: dos materiais que adquiriu; das pinturas que acompanhou; das formações/workshops em que esteve envolvido; outras fotografias consideradas relevantes.
  • Outras informações (opcional): testemunhos de quem participou (com indicação da instituição, nome – opcional e data); envolvimento dos participantes; partilha das principais dificuldades detetadas; outras observações.

 

Critérios de Avaliação

A avaliação dos trabalhos terá em conta os seguintes critérios:

  • Apresenta pelo menos uma forma de comunicação com as suas escolas, no sentido de as motivar a participar.
  • Apoia as escolas através de diversos meios, nomeadamente através da aquisição de tintas e outros materiais.
  • Organiza, na qualidade de promotor ou parceiro, pelo menos uma formação/ workshop enquadrada no projeto.
  • Acompanha o processo de pintura das suas escolas.
  • Comunica o projeto através de pelo menos dois meios de divulgação.

 

Prémio Municipal

A ABAAE e seus parceiros selecionarão os municípios mais empenhados na concretização do projeto.
Os municípios premiados irão receber um prémio a determinar…

 

Prazos e calendarização

 

Formação

As entidades parceiras disponibilizam, mediante comunicação direta, formações que podem incluir visitas a ETAR’s e atividades de educação ambiental. Estas formações, organizadas e executadas pelas entidades parceiras, oferecem uma oportunidade única para as escolas ou equipas do município enriquecerem o seu conhecimento sobre sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos.