O Mar Começa Aqui | Pinturas das Escolas 2024/25

Abrantes ( 3 trabalhos )

Escola Básica do Pego (Abrantes)

Após a ocorrência de fenómenos de precipitação, a água da chuva segue inicialmente pela superfície em áreas impermeáveis, como telhados, pátios e valetas nas ruas. No entanto, rapidamente é direcionada para sistemas subterrâneos através de sarjetas e sumidouros, onde flui […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Maria Lucília Moita (Abrantes)

Fundo do Mar […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profi. de Desenv. Rural de Abrantes (Abrantes)

O desenho selecionado pretende representar o esplendor dos ecossistemas marinhos onde coabitam diversas espécies de animais e algas que nos brindam com as suas formas majestosas e cores vibrantes. Simultaneamente traz-nos um alerta para a sua fragilidade e para a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Águeda ( 6 trabalhos )

Escola EB António Graça - Barrô (Águeda)

Objetivo: Sensibilizar a comunidade para a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos, destacando o impacto dos resíduos que chegam aos oceanos através das sarjetas. Localização das Sarjetas: Pátio da Escola (sarjeta quadrada) Rua Dr. Mateus Barbas 1, 3750-064 Barrô (sarjeta […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Valongo do Vouga (Águeda)

A cor é um dos elementos que mais se faz sentir nesta composição: - representação do fundo azul do mar, em contraste com as cores dos peixes, que têm a forma dos objetos escolhidos para representar o “lixo”. São objetos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EBI/S Marques Castilho (Águeda)

Vamos pintar uma sarjeta , fora da escola , mas muito próxima desta. Os alunos vão pintar a sarjeta com um desenho , no qual se pode observar, o rio de um lado e mar do outro. No lado do […]

Ver a página do trabalho aqui.


Instituto Duarte de Lemos (Águeda)

A imagem representa um polvo com os seus braços entrelaçados à volta de uma sarjeta, simbolizando a sua resiliência, inteligência e adaptabilidade. A escolha desta espécie marinha não é apenas representativa da fauna oceânica, mas também simboliza a ligação intrínseca […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Castanheira do Vouga (Águeda)

a imagem consta de três animais que as crianças escolheram, numa pesquisa na internet, para representar a biodiversidade marinha. Depois serão dispostas no chão, consoante as sugestões das crianças, no dia da pintura. Consta de uma ave, o albatroz de […]

Ver a página do trabalho aqui.


Patronato de Nossa Senhora das Dores (Águeda)

O "mar aqui", como uma extensão do mar até bem perto da Escola. Tudo o que colocarmos no chão, estará já no mar! Imagem sem desenho de lixos de chão. Apenas o positivo do mar. Espécies pesquisadas pelas crianças: sardinhas, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alcobaça ( 3 trabalhos )

Centro Escolar de Alcobaça (Alcobaça)

Esta imagem foi selecionada pela equipa pois foi pintada há 3 anos na sarjeta da entrada do Centro escolar e encontra-se gasta e quase impercetível. Sendo a primeira imagem que se vê quando se chega ao edifício considerou-se importante retocar […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto (Alcobaça)

Este desenho simboliza como a poluição urbana, lixo doméstico e resíduos de rua que acabam no mar (especificamente pelas grelhas de esgoto) eventualmente afetam o ambiente marítimo. A razão pela qual eu escolhi uma sereia para representar os seres marinhos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI da Benedita (Alcobaça)

Escola - EB1 da Benedita Coordenadora de Estabelecimento - Vanda Luís Professoras Envolvidas - Susana Quitério e Alexandrina Lourenço Alunos do 1.º Ciclo (6-10 anos de idade) Síntese do Projeto: - Sensibilização para a temática; - Pesquisa sobre a temática; […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alenquer ( 3 trabalhos )

Escola Básica de Abrigada (Alenquer)

Os alunos do 8º C desenharam um animal marinho e a poluição. Fizeram o esboço de uma tartaruga com poluição (plástico) e presa pelas patas a redes, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Visconde de Chanceleiros (Alenquer)

Memória descritiva Nome da Escola e do Agrupamento: Escola EB 2,3 Visconde de Chanceleiros Agrupamento Vertical de Escolas Visconde de Chanceleiros – Merceana, Alenquer Designação do trabalho: O Mar começa aqui No âmbito das atividades do projeto Eco Escola, foi-nos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Damião de Goes (Alenquer)

O Mar Começa Aqui Memória descritiva da imagem: As imagens representam um peixe-diabo, uma espécie de peixe encontrada em todos os oceanos, assim como várias espécies representativas do nosso mar (tartaruga, raia, caranguejo) e do rio Alenquer (boga-portuguesa), que todos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Almada ( 3 trabalhos )

Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade (Almada)

Foi dada um desafio à turma do 7ºB para pintar junto à sarjeta águas pluviais da escola, um desenho alusivo à biodiversidade do oceano e poluição que se observava, atualmente. Após vários desenhos feitos nas aulas de Educação Visual, foi […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada)

A imagem representa uma baleia piloto, que pode ser avistada na nossa costa. A aluna descreveu que para realizar este trabalho baseou-se no conhecimento que tem relativo às alterações climáticas e o seu efeito devastador para várias espécies. Aplicou a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Infantário Meninos Rabinos (Almada)

Memória descritiva do Projeto “O Mar começa aqui” Instituição: Infantário Meninos Rabinos Faixa etária: 4/5 anos Sala: Verde Ano Letivo:2024/2025 Após conversa com as crianças da sala, de faixa etária 4/5 anos, sobre a poluição do mar e dos rios, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alter do Chão ( 1 trabalho )

Escola Padre José Agostinho Rodrigues (Alter do Chão)

A imagem ilustra um peixe da região com olhos grandes e expressivos, expelindo um jato de água pela boca (local onde irá estar a sarjeta), formando ondas dinâmicas em redor do mesmo. No fluxo de água podemos destacar a frase […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ansião ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião)

Este desenho representa uma reflexão sobre o impacto da poluição nos oceanos e a importância da preservação ambiental. A composição está dividida em duas áreas distintas: uma parte do mar limpa e equilibrada, e outra poluída e degradada. No lado […]

Ver a página do trabalho aqui.

Arganil ( 1 trabalho )

Escola Básica 2,3 de Arganil (Arganil)

.Sarjeta exterior (estacionamento) O projeto representa um turbilhão de água com peixes que deveriam ser os únicos “habitantes“ do Mar. 2.Sarjeta interior (recinto escolar) O projeto representa um turbilhão de lixo que vai parar ao Mar…onde os peixes são “obrigados” […]

Ver a página do trabalho aqui.

Azambuja ( 3 trabalhos )

Centro Escolar de Alcoentre (Azambuja)

Neste ano letivo o projeto “O Mar começa Aqui” fez todo o sentido na nossa escola, pois e projeto DAC e o projeto Eco-Escolas tem por tema “Água – o nosso maior tesouro”. Estamos desde o início do ano a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Vale Aveiras (Azambuja)

Partindo da exploração da "ilha de plástico no pacífico", os alunos investigaram consequências do aumento da poluição marinha por plásticos. Descobriram que são muitos os animais marinhos que estão a ser afetados e mesmo a morrer por causa da poluição […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 do Bairro da Socasa (Azambuja)

A ideia de participação no projeto "O mar começa aqui" surge porque há 4 sarjetas no pátio e, como temos 4 turmas, uma de cada ano, decidimos avançar com 4 desenhos e, cada um deles tem uma pequena descrição, fazendo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Baião ( 1 trabalho )

Escola Básica de Eiriz - Baião (Baião)

No Desenho estão representadas umas mãos humanas, as quais insinuam que todas as agressões aos recursos hídricos começam pelas nossas ações. Nas nascentes puro e limpo a água é pura e limpa, mas à medida que a água se aproxima […]

Ver a página do trabalho aqui.

Barreiro ( 3 trabalhos )

Escola Básica do Barreiro (Barreiro)

Memória Descritiva da Imagem A imagem é uma ilustração colorida e criativa que combina elementos gráficos e pintura, transmitindo uma mensagem de conscientização ambiental. No centro da composição, há um ralo de escoamento representado através de um recorte fotográfico, simbolizando […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica nº 9 do Barreiro (Barreiro)

O trabalho foi realizado no âmbito do projeto "O Mar Começa Aqui", desenvolvido com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância da preservação ambiental, destacando a relação entre os detritos urbanos e a poluição marinha. A iniciativa visa […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 Nº 8 do Barreiro (Barreiro)

A maqueta intitulada " O mar começa aqui", será realizada por duas turmas de 2º ano e respetivos professores titulares. Os alunos irão pintar uma sargeta que está localizada junto à escola utilizando tintas e pinceis. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Beja ( 4 trabalhos )

Colégio São José (Beja)

Este trabalho tem como objetivo principal sensibilizar para a importância da preservação dos oceanos, com foco na poluição urbana e o seu impacto direto nos ecossistemas marinhos. O caranguejo, elemento simbólico da fauna marinha, representa os seres vivos que são […]

Ver a página do trabalho aqui.


EB 2,3 Santiago Maior de Beja (Beja)

A ilustração apresentada tem como propósito a consciencialização ambiental sobre a poluição marinha. Ao centro da imagem encontra-se uma grelha de escoamento de águas pluviais, integrada numa composição artística que retrata um polvo laranja com expressão de sofrimento. O animal […]

Ver a página do trabalho aqui.


EBI de Santa Maria (Beja)

Este desenho criativo representa a ligação entre as sarjetas urbanas e a poluição marinha. No centro da imagem, uma estrutura azul com faixas verticais pretas e brancas simboliza uma sarjeta — ponto de entrada da água da chuva que, muitas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EBI Mário Beirão (EB 2,3) (Beja)

A ilustração tem como objetivo promover a sensibilização ambiental relativamente à poluição dos oceanos. Ao centro da imagem encontra-se uma grande cabeça de um ser humano, usando óculos de mergulho, simbolizando a observação direta do problema nos oceanos. A boca […]

Ver a página do trabalho aqui.

Braga ( 11 trabalhos )

Colégio Teresiano (Braga)

O desafio “O Mar Começa Aqui” foi lançado a diferentes turmas e anos do Colégio, que apresentaram as mais variadas e criativas propostas. Dos resultados obtidos, foi realizada uma compilação de ideias espelhada na proposta final. A pintura de chão […]

Ver a página do trabalho aqui.


EPB - Escola Profissional de Braga (Braga)

Na elaboração do desenho para o projeto “O mar começa aqui” estiveram envolvidos os 20 alunos da turma de Design e Comunicação Gráfica, do 10º ano, com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos. Neste projeto estiveram envolvidos um […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Lamaçães (Braga)

Este trabalho consistiu na realização de um desenho para consciencializar as pessoas de que a poluição que elas produzem irá sempre e invariavelmente parar ao mar. A realização deste desenho exigiu uma extensiva pesquisa sobre a vida marinha e espécies […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Mosteiro e Cávado (Braga)

O desenho, elaborado por uma aluna do 5.ºano, apresenta algumas espécies da biodiversidade dos ecossistemas marinhos, nomeadamente um polvo, peixes, estrela-do-mar, orca, algas e um peixe-balão. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga)

A imagem selecionada nasceu de uma proposta lançada a vários alunos envolvidos no projeto Eco-Escolas. Motivados pelo desafio, os alunos interessados dedicaram-se à pesquisa de espécies marinhas autóctones, sempre com o lema em mente: "Tudo o que cai no chão, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 de Palmeira (Braga)

Este trabalho tem o objetivo de fazer as pessoas refletirem sobre os seus atos e sobre as consequências destes. Os resíduos que atiramos para o chão, muitos atingem as sarjetas e acabam no mar, daí a representação de alguns resíduos. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB2/3 Frei Caetano Brandão (Braga)

O desenho concebido pela turma 6º1 destaca a riqueza da vida marinha, ilustrando diversas espécies aquáticas, como peixes, tartarugas e corais, simbolizando a beleza e fragilidade dos ecossistemas oceânicos. Simultaneamente, são representados vários tipos de resíduos, incluindo plásticos, latas e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Esprominho - Escola Profissional do Minho (Braga)

Ilustrações alusivas à água e ao mar. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Externato Paulo VI (Braga)

A temática foi apresentada à turma do 7.º ano de escolaridade na aula de Cidadania. Através do diálogo com os alunos sobre a problemática do lixo que, constantemente e infelizmente, chega aos nossos mares, e após visualização de algumas imagens […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância Quinta das Hortas (Braga)

"O Mar Começa Aqui… Ele Precisa de Ti!" é um apelo à responsabilidade individual e coletiva, destacando que a proteção do mar começa nas pequenas ações quotidianas nas cidades, sendo uma prioridade para garantir um futuro saudável para os oceanos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim-Escola João de Deus - Braga (Braga)

A docente de Artes Visuais das turmas de pré-escolar desenhou algumas propostas de desenho. Os desenhos foram a votação e os alunos da turma dos 5 anos elegeram a imagem em anexo. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Caldas da Rainha ( 1 trabalho )

Centro Educação Especial Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha)

No âmbito da Cidadania e Empregabilidade - temática da Educação e Sensibilização ambiental - ministrada aos vários formandos dos cursos do CRP do Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor, foi proposto pela coordenadora do programa Eco Escolas - Célia […]

Ver a página do trabalho aqui.

Calheta (Açores) ( 1 trabalho )

Casa da Providência de São José - Creche, Jardim de Infância (Calheta (Açores))

Esta imagem representa uma das principais ameaças que o oceano enfrenta: A poluição A maior parte da poluição que atinge os oceanos tem origem em terra e é transportada para o ambiente marinho, pondo em risco as espécies animais e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cascais ( 3 trabalhos )

Escola Básica Raul Lino (Cascais)

A imagem descreve um animal marinho - neste caso um peixe - a alimentar-se de uma pilha que, tal como outros objetos, caiu na sarjeta. Por consequência dos atos humanos (deixar lixo no chão), os peixes e outras espécies marinhas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica São João do Estoril (Cascais)

O projeto foi apresentado à turma do 2.ºciclo-6.ºA. O professor da disciplina Educação Visual solicitou aos alunos a criação da imagem. Posteriormente foi selecionado o trabalho a ser pintado na sarjeta. Fases do projeto: 1.ªFase- Apresentação do projeto ao professor […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola/JI Fernando Teixeira Lopes (Cascais)

O trabalho final foi realizado por uma aluna do 3°F. O projeto foi apresentado à turma e desenvolvido no período de expressão plástica. Foi realizada uma pesquisa sobre o processo percurso da água, a partir do momento que entra na […]

Ver a página do trabalho aqui.

Chamusca ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária da Chamusca (Chamusca)

Como forma de apelar para a proteção da biodiversidade foi lançado este desafio aos alunos para que, através de um desenho, a ser replicado em sarjetas, servisse como sensibilização para proteger a biodiversidade. A ilustração, efetuada à mão, resultou numa […]

Ver a página do trabalho aqui.

Coimbra ( 6 trabalhos )

1.º Jardim - Escola João de Deus de Coimbra (Coimbra)

testre […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio de São Teotónio (Coimbra)

Com os alunos foi feita uma pesquisa sobre o ciclo da água e o ciclo urbano da água. Estudou-se a função, a rede e a localização das sarjetas e sumidouros existentes no bairro onde se localiza a escola. Foram trabalhados […]

Ver a página do trabalho aqui.


EB 2,3 Rainha Santa Isabel (Coimbra)

Desenho feito pelo aluno João Silva, n.º 11 do 5.º E, com a história da viagem da água da chuva desde a sarjeta até ao rio Mondego e daí até ao mar na Figueira da Foz. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 de Taveiro (Coimbra)

A imagem apresenta uma sarjeta que será pintada com o tema "O mar começa aqui", destacando a importância da preservação dos oceanos e o alerta para a poluição. No centro, uma tartaruga marinha, símbolo da vida marinha, mostra de forma […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Martim de Freitas (Coimbra)

A imagem selecionada pretende representar o ambiente natural do fundo do mar, muito apreciado pelo mergulhador, sensibilizando toda a comunidade educativa para não deitar lixo para o chão. Este será arrastado pelas águas pluviais desde a sarjeta até aos mares […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância dos Olivais (Coimbra)

1ª Fase Memória descritiva da imagem: Ao longo do ano letivo, foram desenvolvidos diversos projetos de educação ambiental, incidindo sobre a urgência da preservação dos ecossistemas e das boas práticas a adotar para a sustentabilidade ambiental. O rio Mondego nasce […]

Ver a página do trabalho aqui.

Covilhã ( 2 trabalhos )

Escola Básica nº 2 do Teixoso (Covilhã)

O trabalho foi desenvolvido com o 5ºA e 5ºB nas aulas de Ciências Naturais e Educação Visual após a lecionação do tema "Agua" pela professora de Ciências. A partir dai os alunos foram desafiados para o Projeto e realizaram trabalhos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Campos Melo (Covilhã)

Memória Descritiva – Concurso Eco-Escolas: "O Mar Começa Aqui" A presente proposta para o concurso "O Mar Começa Aqui" tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância da preservação ambiental e o impacto dos resíduos que chegam aos sistemas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Entroncamento ( 2 trabalhos )

Escola Profissional Gustave Eiffel (Entroncamento)

“O MAR COMEÇA AQUI” – Memória descritiva O flagelo do lixo marinho nomeadamente os plásticos, estão a assolar cada vez mais os oceanos e a destruir a biologia marinha com todas as suas espécies. Estamos em rápida contagem decrescente para […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim-Escola João de Deus do Entroncamento (Entroncamento)

No âmbito do programa Eco-Escolas, a nossa escola participou no projeto “O Mar Começa Aqui”, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação dos oceanos e para o impacto que os resíduos que entram nas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Espinho ( 1 trabalho )

Escola Dr. Manuel Laranjeira (Espinho)

O projeto foi organizado numa 1ª fase em sala de aula e posteriormente aplicado durante as atividades realizadas no âmbito dos dias das "Marés de Oportunidades" do Agrupamento. Os alunos realizaram pesquisa e desenhos de elementos marinhos, e desenvolveram moldes […]

Ver a página do trabalho aqui.

Évora ( 7 trabalhos )

Escola Básica André de Resende (Évora)

Autores: Aline Oliveira e Renata Figueira (alunas da Escola Básica André de Resende – Évora, turma do 7.º E). Técnica mista (lápis de cor e caneta). Dimensões: A3 A ilustração apresentada corresponde ao trabalho realizado pelos alunos de uma turma […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica do Chafariz D'El-Rei (Évora)

Recordado o desafio (participámos no ano anterior), optou-se pela ideia da manifestação dos animais marinhos, empunhando cartazes contra os plásticos. Houve acordo que se retomasse o procedimento do ano anterior: todos os alunos fizessem um ser matinho para que se […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Manuel Ferreira Patrício (Évora)

Porque todos gostamos do mar, queremos preservaras espécies que lá existem e por isso apelar a todos que mesmo longe do mar, devemos ter cuidados, porque tudo vai ter ao mar! […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB da Avenida Heróis do Ultramar (Évora)

Os alunos fizeram pesquisa das espécies a representar e optaram pelo achigã, lagostim, cobra de água e lontra. Numa segunda fase, decidiram pelo sumidouro da entrada da escola. Realizaram projetos gráficos e selecionaram os que melhor se adaptavam ao campo […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 de S. Mamede (Évora)

Todos os alunos da escola participaram nesta atividade, de cada turma os alunos selecionaram dois trabalhos e após isso os representantes do Conselho Eco Escolas selecionaram um trabalho. O trabalho selecionado representa, segundo a aluna que o desenhou, a tristeza […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 do Rossio de S. Brás (Évora)

A imagem apresenta um peixe-pimpão (também conhecido como Trachinotus falcatus), um peixe característico de águas tropicais, muito encontrado em regiões costeiras. Esta espécie tem uma aparência fascinante e cores vibrantes, destacando-se as suas características físicas singulares. O peixe-pimpão é facilmente […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI da Vendinha (Évora)

Temos como objetivo o envolvimento da comunidade, criando um maior impacto e sensibilização junto da mesma. Assim, projetámos a execução deste projeto para o largo Central da Vendinha de forma a obter uma maior visibilidade. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Fafe ( 6 trabalhos )

Escola Básica do 1.º ciclo e Jardim de Infância de Seidões (Fafe)

Imagem para aplicação na sarjeta entrada da escola. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Arões S. Romão (Fafe)

Este trabalho visou representar a maravilhosa vida oceânica, pretendendo sensibilizar para a preservação das espécies animais e vegetais que fazem parte desse ecossistema. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Monte (Fafe)

O desafio “ O mar começa aqui ” foi proposto aos alunos da turma do pré-escolar e da turma do 1º ano. Com este trabalho, pretende-se sensibilizar a população para não deitar lixo para o chão, principalmente nas sarjetas, pois […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Regadas (Fafe)

Trabalho desenvolvido para a sarjeta junto ao portão de entrada da escola. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Travassós (Fafe)

O trabalho consistiu em desenvolver o tema em contexto de sala de aula, alertando para a importância do mesmo. Realização de trabalhos de pesquisa e realização de projetos para aplicação no mural previamente selecionado. Pintura do Mural, pelos alunos no […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Montelongo (Fafe)

Os alunos realizaram uma pesquisa sobre os seres vivos aquáticos (quer os que vivem nos rios, nos mares e nos dois locais) Visualizaram diversas situações, relacionadas com a poluição, que estavam a acontecer, quer nos mares, quer nos rios . […]

Ver a página do trabalho aqui.

Felgueiras ( 8 trabalhos )

Escola Básica de Estadinha (Felgueiras)

Os alunos do 1º Ciclo realizaram o desenho e os alunos do Jardim elegeram o melhor. No entanto, como temos 3 turmas(1 do jardim e 2 do 1ºCiclo), foram como no ano anterior selecionados 2 desenhos, sendo 1 de cada […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Lagares (Felgueiras)

O aluno baseou-se na obra "Menina do Mar" que foi lida ao longo do ano no projeto PAL (Plano de ação para a leitura) do Agrupamento. As cores sugestivas levam-nos para os valores da amizade e da ligação que existe […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos (Felgueiras)

Num cantinho dourado de areia rodeado pelo mar, um caranguejo vermelho curioso observa o mundo ao lado de uma concha cor-de-rosa e de um imponente castelo de areia. Uma cena simples e encantadora que evoca as memórias doces dos dias […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Nº1 de Airães (Felgueiras)

Imagem de mar poluído Trabalho executado pelo jardim de infância […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa (Felgueiras)

Alusivo as comemorações dos 500 anos de Camões, o desenho representa Camões sobre uma explosão de cores e um Universo de criaturas marinhas retiradas do imaginário camoniano. Nesta obra é imortalizada a memória de Camões mas também a necessidade de […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Santa Luzia de Lagares (Felgueiras)

Na imagem pode ver-se um cavalo marinho, um caranguejo, um golfinho e um polvo que seguram a sarjeta que é o elemento central, pois é onde o mar começa. Também se vêm peixes e plantas marinhas. O azul e verde […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 de Felgueiras (Felgueiras)

N sargeta da escola começa o mar. Tudo o que entra nela , mais tarde ou mais cedo, para no mar e afeta os peixes e todo o ecossistema do mar. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI de Covelo Moure (Felgueiras)

Escola Básica de Covelo Moure, Agrupamento D. Manuel de Faria e Sousa Professora: Lúcia Maria David Fonseca Alunos do JI e do 1.º Ciclo- total 50 crianças (dos 3 aos 10 anos); Síntese das várias fases do projeto: 1.ª Fase: […]

Ver a página do trabalho aqui.

Figueira da Foz ( 3 trabalhos )

Escola Básica de S. Julião/Tavarede (Figueira da Foz)

A atividade deste projeto a concurso foi fruto da articulação entre todos os grupos/turmas da Escola S. Julião/Tavarede, Figueira da Foz. A nossa proximidade ao MAR foi o ponto de partida para a nossa participação. No que diz respeito à […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos Infante D. Pedro (Figueira da Foz)

No âmbito do Projeto Escola Azul «Ondas de Sustentabilidade» implementado na EB1 Infante D. Pedro e em articulação com o projeto Eco-Escolas da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Infante D. Pedro, o professor António Rodrigues e os alunos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI de Gala (Figueira da Foz)

Polvo a sair da sarjeta com o lema " O mar começa aqui". […]

Ver a página do trabalho aqui.

Figueiró dos Vinhos ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos)

A truta, a carpa e outros peixes que habitam o rio Zêzere vivem, felizmente, num ambiente ainda pouco poluído. No entanto, estão preocupados, pois cada vez mais são visitados por espécies marinhas que, sentindo o seu habitat ameaçado, procuram refúgio […]

Ver a página do trabalho aqui.

Funchal ( 9 trabalhos )

Associação do Infantário do Patronato de São Pedro (Funchal)

Na imagem é possível observar uma analogia entre o que devemos fazer em terra para preservar as espécies e o próprio mar. Desta forma, na parede, está retratada uma criança a colocar lixo no ecoponto. E no chão, junto da […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio do Marítimo (Funchal)

Proposta de Imagem A proposta de imagem a pintar foi concebida tendo como base o objetivo do concurso, nomeadamente sensibilizar para a proteção dos ecossistemas aquáticos. A imagem proposta representa um Peixe-Espada Preto, uma espécie cuja importância ecológica e económica […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica com Pré-Escolar e Creche dos Louros (Funchal)

Introdução: As sarjetas desempenham um papel crucial na gestão das águas pluviais, funcionando como pontos de entrada para as redes de drenagem. No entanto, estes dispositivos são frequentemente alvo de deposição de resíduos, tanto os transportados pelas águas da chuva, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 1,2,3/PE Bartolomeu Perestrelo (Funchal)

“ O mar começa Aqui” Tendo em conta a crescente preocupação sobre a gestão sustentável do oceano, bem como dos seus recursos marinhos, este trabalho remete para o mar na ilha da Madeira. Pretende também destacar a importância da fauna […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE Ribeiro Domingos Dias (Funchal)

Um pequeno sumidouro pintado com um lobo marinho, animal marinho do arquipélago da Madeira. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Maria Eugénia de Canavial/Associação (Funchal)

A imagem foi composta com espécies marinhas endémicas da ilha da Madeira, como por exemplo o lobo marinho, cachalote, lapa, bodião, sargo, caranguejo vermelho, bem como elementos que simbolizam a poluição (lixo), em torno da sarjeta. Para além dos logotipos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional de Transportes e Logística da Madeira (Funchal)

A maquete pretende representar a analogia entre a alimentação das baleias filtradoras, que usam as barbas para filtrar a água e, por conseguinte, o seu alimento, à semelhança das sarjetas e do papel que desempenham ao permitir a passagem da […]

Ver a página do trabalho aqui.


Infantário Cidade dos Brinquedos (Funchal)

O desenho apresenta a vida aquática autóctone, submarina dividida em duas partes por uma grade, sugerindo uma barreira entre o ambiente marinho e a terra. No topo da imagem, há um mar calmo, representado por ondas azuis, onde aparecem um […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim Escola João de Deus (Madeira) (Funchal)

O peixe espada - dar a conhecer e representar um dos peixes característicos da nossa Ilha da Madeira. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Góis ( 1 trabalho )

Escola Básica de Góis (Góis)

O desenho apresentado foi realizado por alunos do 9º ano de escolaridade e pretende ser uma chamada de atenção para a necessidade de evitarmos a contaminação das águas, mesmo estando numa região do interior, mas próxima de uma rede fluvial […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gondomar ( 2 trabalhos )

Escola EB 2,3 Frei Manuel de Santa Inês (Gondomar)

Este desenho, intitulado Mar Estrelado, foi inspirado na obra A Noite Estrelada, de Vincent van Gogh. A ilustração representa uma paisagem marinha, onde um coral substitui a torre da obra original, estrelas-do-mar fazem o papel de estrelas e um peixe-lua […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Arroteia (Gondomar)

1.º Os alunos de toda a escola foram sensibilizados para a temática. 2.º Foi fornecido aos alunos uma folha tamanho A3, com a sarjeta desenhada em escala. 3.º Os alunos deslocaram-se ao espaço (no recreio), para melhor visualizarem o espaço […]

Ver a página do trabalho aqui.

Leiria ( 6 trabalhos )

AMITEI - Associação de Solidariedade Social de Marrazes (Leiria)

A pintura planeada e desenvolvida pelos idosos, retratam alguns animais aquáticos presentes no mar, bem como, aquilo que não deve ir para a sargeta ( cigarros) e que pode contaminar os próprios animais. Esta pintura serva como sensibilização para as […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real (Leiria)

Esta proposta insere-se no concurso "O Mar Começa Aqui", promovido pela ABAAE, com o objetivo de sensibilizar a comunidade, em especial as crianças em idade pré-escolar, para a importância da preservação dos oceanos. A iniciativa visa demonstrar que todos os […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Escolar da Barreira (Leiria)

O trabalho reflete a preocupação de alunos de seis e sete anos (1ºano) para com a poluição dos mares. O tema foi discutido em turma através da exploração de imagens e debates. Daí resultaram vários desenhos, sendo selecionado o desenho […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Escolar de Monte Redondo (Leiria)

Peixes autóctones das Ribeiras de Monte Redondo As turmas envolvidas neste projeto são as da educação pré-escolar do Centro Escolar de Monte Redondo (cerca de 60 crianças). As crianças aprenderam os nomes dos peixes existentes nas ribeiras de Monte Redondo, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica José Mattoso (Leiria)

Várias turmas fizeram os desenhos que foram a votação. O desenho escolhido apresenta a sargeta com várias espécies marinhas. O azul representa o mar e sensibiliza as pessoas para não colocarem o lixo na sargeta porque ele chega ao mar. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 3/ Secundária Afonso Lopes Vieira (Leiria)

Vai ser pintada apenas uma sarjeta, no exterior junto da entrada da escola. No lancil ficará o nome do Projeto "O mar começa aqui!". Serão pintados tês polvos nas grades da sarjeta. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 2 trabalhos )

Escola Básica Quinta de Marrocos (Lisboa)

. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Redbridge International School - Campo de Ourique (Lisboa)

A presente proposta foi desenvolvida pelo 6º ano da Redbridge International School - Campo de Ourique e baseia-se numa abordagem positiva e celebrativa da vida marinha. O design ilustra o mar e espécies marinhas a envolver a sarjeta, simbolizando a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loulé ( 9 trabalhos )

Escola Básica 2,3 D. Dinis (Loulé)

Um futuro melhor em prol da Humanidade. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 de Quarteira (Loulé)

A seleção desta imagem para o concurso "O Mar Começa Aqui" foi um processo colaborativo que envolveu a criatividade e o empenho de alunos com idades entre os 12 e os 13 anos. O tema escolhido foi o fundo do […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 de Quarteira (Loulé)

Mar Vivo, Futuro Sustentável O desenho foi criado no âmbito do concurso "O Mar Começa Aqui", promovendo a sensibilização ambiental entre os alunos do 1.º ciclo. O objetivo foi destacar a importância da preservação dos oceanos através da arte, incentivando […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 nº2 da Fonte Santa (Loulé)

O desenho foi desenvolvido com a finalidade de consciencializar os alunos do 1.º ciclo sobre a importância da conservação dos oceanos. O processo contou com o apoio de professores, assistentes e encarregados de educação, estimulando a criatividade e a responsabilidade […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI da Abelheira (Loulé)

O desenho foi desenvolvido no contexto do concurso "O Mar Começa Aqui", com o intuito de promover a sensibilização ambiental entre os alunos do 1.º ciclo. A proposta visava destacar a relevância da preservação dos oceanos por meio da arte, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI da Fonte Santa (Loulé)

O trabalho foi criado com o objetivo de sensibilizar os alunos do 1.º ciclo sobre a preservação dos oceanos. O processo envolveu apoio dos docentes, não docentes e encarregados de educação, incentivando à criatividade e à consciência ecológica. O trabalho […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Drª Laura Ayres (Loulé)

O desenho foi criado com o objetivo de sensibilizar os alunos do 1.º ciclo sobre a preservação dos oceanos através da arte. A proposta incentivou a criatividade e a consciência ecológica, contando com apoio da CML. A seleção da obra […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância Forte Novo (Loulé)

O desenho foi elaborado com o propósito de sensibilizar os alunos do ensino pré-escolar sobre a importância da preservação dos oceanos. Durante o processo, contou-se com o apoio de educadoras, assistentes técnicas e famílias, que estimularam a criatividade e a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância n.º 3 Quarteira (Loulé)

O desenho foi desenvolvido no contexto do concurso "O Mar Começa Aqui", com o intuito de promover a conscientização ambiental nos alunos do ensino pré-escolar. O principal objetivo foi ressaltar a relevância da preservação dos oceanos, estimulando a criatividade e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lourinhã ( 3 trabalhos )

Escola EB 2,3 Dr. João das Regras (Lourinhã)

A proposta inicial apresentada por alunos de 7º e 9º ano, consiste em apresentar um globo a envolver uma sarjeta. Nesse globo toda a água corre para a grade. A envolver o globo, uma frase de ordem "Plástico, Não!" […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI Reguengo Grande (Lourinhã)

A pintura não foi efetuada. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado (Lourinhã)

A imagem do nosso projeto ilustra um ambiente marinho impactado pela poluição, destacando a frase "O MAR COMEÇA AQUI" para consciencializar acerca do descarte inadequado de resíduos. Animais como a navalheira, a lagosta, o choco e a tartaruga são os […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lousã ( 1 trabalho )

Escola EB nº1 da Lousã (Lousã)

Memória Descritiva – Projeto de Pintura da Valeta: “O Mar Começa Aqui” 1. Enquadramento Esta memória descritiva refere-se ao projeto de pintura de uma valeta realizado com as turmas do 5.ºE, 5.ºF, 6.ºE, 6.ºF e 6.ºH, no âmbito do programa […]

Ver a página do trabalho aqui.

Machico ( 1 trabalho )

Centro Social e Paroquial das Preces (Machico)

pintaremos uma mancha de agua, e faremos uma alusão a alguns seres do mar, como a estrela do mar e os peixes. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Marco de Canaveses ( 2 trabalhos )

Escola EB 2,3 Carmen Miranda (Marco de Canaveses)

A atividade “O Mar Começa Aqui”, integrada no Programa Eco-Escolas e dinamizada pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, tem como principal objetivo sensibilizar para a importância da preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, com especial ênfase […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 de Alpendorada (Marco de Canaveses)

O ambiente marinho representa um hipotético ecossistema dos açores onde existem cachalotes e outras espécies de peixes e algas. O cachalote é um predador gigante do mar dos Açores. Esta ilustração foi gerada por IA com instruções propostas pelos alunos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Matosinhos ( 13 trabalhos )

AMAS - Associação Mamedense de Apoio Social (Matosinhos)

Neste desenho vemos representado o oceano e os seus habitante marinhos. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

No nosso desenho, realizado por vinte alunos do 2.º ano, representamos o fundo do mar cheio de vida e cor. No centro, dois peixes nadam felizes, um laranja e outro azul, rodeados por pequenas bolhas. A medusa, de tons roxos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Custóias (Matosinhos)

A imagem representa um fantástico fundo de mar. Por um lado, a beleza das cores e das formas marinhas,que povoam o nosso imaginário, como as conchas, peixes, búzios, algas e estrelas do mar. Por outro lado, em cima, aparecem representados […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Engº Fernando Pinto de Oliveira (Matosinhos)

O projeto "o mar começa aqui" foi apresentado pela Professora de Ciências, em conjunto com a Professora de Educação Visual, como um trabalho com o objetivo de sensibilizar sobre a poluição do oceano e que tudo o que cai no […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Estádio do Mar (Matosinhos)

Memória Descritiva da Imagem – Projeto "O Mar Começa Aqui" A imagem apresentada ilustra de forma impactante a problemática da poluição marinha, associando diretamente os resíduos que são descartados de maneira inadequada e que, eventualmente, chegam ao mar. A sarjeta, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)

Em Metodologia de grupo os alunos desenvolveram e apresentaram trabalhos no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o ODS 14 "Proteger a Vida Marinha". A Ilustração em anexo de um fundo marinho saudável, essencial para a saúde do nosso […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)

A imagem retrata um ecossistema marinho, repleto de vida e movimento. Em primeiro plano, destaca-se um golfinho nadando graciosamente, com o corpo escondido por detrás do sumidouro, transmitindo dinamismo e leveza. Por debaixo dele, outras espécies de diferentes tamanhos e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Irmãos Passos - Guifões - Matosinhos (Matosinhos)

Apresentados os objetivos do projeto a três turma do 9º ano, os alunos, individualmente, executaram trabalhos diversificados no âmbito da temática proposta. O trabalho submetido é resultado da escolha dos alunos. Visa destacar o problema da poluição nos oceanos e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Prof. Óscar Lopes (Matosinhos)

Escola: Escola Prof. Óscar Lopes Concelho: Matosinhos Professores coordenadores: Ângela Vaz Professor dinamizador: Zelinda Franco Alunos: 8º ano Enquadramento: O projeto “O Mar Começa Aqui” tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade escolar e local para a importância da preservação […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI da Ermida (Matosinhos)

A partir da unidade "Cidadania e desenvolvimento: modificações, problemas ambientais, suas consequências e Interferência do oceano na vida humana" a turma do 3.º A ofereceu-se para elaborar o projeto do desenho "O Mar começa Aqui". Fizeram grupos, elaboraram diferentes trabalhos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)

EB Sendim – Agrupamento Irmãos Passos Para a atividade “O Mar Começa Aqui”, lançamos o desafio às famílias dos alunos do 3.º ano. Os trabalhos produzidos e que respondiam a todos os requisitos do regulamento foram observados e sujeitos a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional de Matosinhos - EPROMAT (Matosinhos)

A ilustração representa um polvo alaranjado, um símbolo da vida marinha, que surge num pequeno charco de água poluída que escoa da sarjeta. Os seus tentáculos interagem com diferentes resíduos, como beatas, plásticos e papel, transmitindo a ideia de como […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária João Gonçalves Zarco (Matosinhos)

Conscientes da importância de evitar a poluição das águas pluviais e do impacto negativo da deposição inadequada de resíduos, os alunos criaram uma imagem representativa da mensagem "Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar". Este projeto teve […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mesão Frio ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3/S Professor António da Natividade (Mesão Frio)

Sensibilizar a população para não deitar lixo para o chão, a imagem foi criada para alertar que o lixo que deitamos para o chão vai acabar na sarjeta e finalmente no mar. Representa um ecossistema aquático […]

Ver a página do trabalho aqui.

Moita ( 4 trabalhos )

Escola Básica Mouzinho da Silveira (Moita)

No âmbito da disciplina de Educação Visual, em articulação com o programa Eco-Escolas, foi proposto a elaboração de um esboço para pintar uma sarjeta no interior do espaço escolar. O trabalho selecionado para participar no projeto “O mar começa aqui!” […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica N.º2 da Moita (Moita)

Memória Descritiva – “O Mar Começa Aqui” Escola: EB Nº2 da Moita Nível de ensino: 1.º Ciclo Ano letivo: 2024/2025 Este projeto foi desenvolvido pelos alunos do 1.º ciclo da EB Nº2 da Moita no âmbito do desafio “O Mar […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica nº 1 de Alhos Vedros (Moita)

Representação de elementos inorgânicos e elementos marinhos que se encontram no Mar, para elaboração da ilustração final do Projeto das duas sarjetas em frente à escola. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária da Moita (Moita)

Escolhemos o polvo para o projeto, pois achamos que seria interessante, já que ele está diretamente relacionado com a poluição marinha e é um animal natural do estuário do Tejo. Também incluímos estrelas-do-mar, pois esses animais podem ingerir microplásticos, o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Murtosa ( 1 trabalho )

Escola EB1 de S. Silvestre (Murtosa)

Este desenho foi realizado por um aluno do 1.º ano de escolaridade. A imagem retrata uma cena subaquática repleta de vida e alegria, representando a convivência pacífica entre diferentes espécies marinhas. Na imagem, o tubarão de grande porte, com um […]

Ver a página do trabalho aqui.

Nazaré ( 5 trabalhos )

Centro Escolar de Famalicão (Nazaré)

Neste trabalho quis mostrar que todo o lixo que é deitado para o chão irá parar ao mar. Devemos cuidar do nosso Mar! […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Escolar de Valado dos Frades (Nazaré)

Esta imagem destina-se a chamar a atenção das pessoas sobre todo o lixo que cai ao chão e vai ter ao mar. Para isso, o aluno desenhou um sumidouro com o percurso da canalização e a ligação ao oceano. No […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Norte (Nazaré)

Na sarjeta começa o mar que é o mesmo que eu vejo no farol da minha terra, o local onde vemos as ondas grandes, mas também onde existe vida! Não poluir aqui significa , ter ondas sem lixo e peixes […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional da Nazaré (Nazaré)

A guardiã O desenho retrata uma majestosa tartaruga. A tartaruga simboliza, sabedoria e proteção, ao posicionar-se de forma imponente sobre a sarjeta que é a entrada para o mar, pretende mostrar a determinação da sua missão: proteger as águas e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Externato Dom Fuas Roupinho (Nazaré)

O desenho visa sensibilizar para a importância da preservação dos oceanos e da correta gestão dos resíduos, destacando a ligação entre as ações humanas e o impacto no meio marinho. A ilustração representa um ambiente subaquático, onde diversos elementos do […]

Ver a página do trabalho aqui.

Nisa ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)

A aluna de 13 anos do oitavo ano de escolaridade, para chamar a atenção das pessoas que não devem deitar lixo para o chão, pois este mais cedo ou mais tarde vai ter ao mar, desenhou um polvo roxo, submerso […]

Ver a página do trabalho aqui.

Nordeste ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária de Nordeste (Nordeste)

Os alunos criaram um desenho original e apelativo, com cores vivas e mensagens impactantes, que procura despertar consciências e apelar à responsabilidade individual e coletiva. O motivo principal da pintura representa elementos do mar – como peixes e outros seres […]

Ver a página do trabalho aqui.

Odemira ( 1 trabalho )

Escola Profissional de Odemira (Odemira)

A elaboração desenho é da autoria da aluna Sayonara Gonçalves, aluna do primeiro ano do curso técnico comercial; Foram elaborados vários desenhos sujeitos a uma votação por parte dos alunos desta escola. Após essa votação elegemos o desenho que será […]

Ver a página do trabalho aqui.

Odivelas ( 6 trabalhos )

Escola Básica Manuel Coco (Odivelas)

A imagem é o desenho de um tubarão em que a boca do animal corresponde à sarjeta. Foi selecionada esta imagem, uma vez que é bastante apelativa e irá despertar o interesse dos alunos e sensibilizá-los para a problemática de […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

A imagem proposta reforça a ligação entre os cursos de água e o mar, destacando espécies marinhas autóctones. No desenho, a sarjeta ocupa uma posição central, barreira simbólica, separando o ambiente terrestre do meio aquático, alertando para a necessidade de […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Carlos Paredes (Odivelas)

Baleia a beber o liquido da sarjeta. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Moinhos da Arroja (Odivelas)

O desafio “O Mar Começa Aqui” foi lançado aos professores e às turmas do 3ºciclo. Depois de uma abordagem da temática das consequências do aquecimento global, da poluição, da preocupação que é importante preservar o meio ambiente e a flora […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 Sophia de Mello Breyner Andresen (Odivelas)

Oceano: "O Mar começa aqui!" […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI Porto Pinheiro (Odivelas)

A imagem retrata animais marinhos como o peixe balão, o polvo a sardinha e um pargo, que têm de dividir o seu habitat marinho com resíduos produzidos pelos humanos. É uma chamada de atenção para a poluição marinha e destruição […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ovar ( 5 trabalhos )

Escola Básica António Dias Simões (Ovar)

A temática é: alterações climáticas e erosão costeira. Impacto do aumento do nível do mar na praia do Furadouro em Ovar. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Monsenhor Miguel Oliveira (Ovar)

Foi apresentado aos alunos do 7.º ano o desafio de elaborarem propostas para o projeto O Mar Começa Aqui. Escolhida a sarjeta, os alunos começaram a elaborar as suas propostas. Foram apresentadas numerosas propostas, das quais, depois de depois de […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Habitovar (Ovar)

A imagem simboliza o mar limpo e o lixo à volta simboliza o cuidado que se deve ter para que os nossos resíduos não "entrem" no mar. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de S. Vicente Pereira, Jusã (Ovar)

A imagem transmite uma mensagem ambiental, ilustrando tudo o que pode seguir pela sarjeta até aos rios e oceanos. No centro, um redemoinho de água escoa pela sarjeta, levando consigo lixo atirado fora de forma irresponsável. Entre os detritos aparecem […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar (Ovar)

Memória descritiva do projeto: Pelo quinto ano consecutivo, a nossa escola participa no projeto “O mar começa aqui”. O ano passado, o nosso trabalho foi um dos vencedores deste concurso o que nos entusiasmou para continuar e fazer, se possível, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Paredes ( 4 trabalhos )

Escola Básica de Cristelo (Paredes)

A nossa escola abraça a missão de sensibilizar para a importância da preservação dos oceanos, pois acreditamos que cada ação local tem um impacto global. Foi com este propósito que criamos o desenho da ostra com a pérola para o […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Recarei (Paredes)

A turmas do 2.º ano organizaram este desafio. Visualizaram um vídeo sobre o fundo do mar e as preocupações ambientais com o mesmo. Com as Brigadas verdes foram tomando consciência que o lixo pode ir para as sarjetas e consequentemente […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Daniel Faria - Baltar (Paredes)

Alunos foram convidados a participarem nesta atividade. De entre as propostas enviadas, a Sara elaborou um projeto que foi considerado o melhor. Apresentou o desenho a preto e branco e depois coloriu-o. Serão acrescentados os logótipos obrigatórios no concurso e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância Monte Mouriz (Paredes)

Junto ao muro da escola, no exterior, situa-se uma sargeta (não temos dentro do espaço escolar) Depois de limparmos o espaço que a rodeia, colocaremos uma pintura de uma gota de água, com um peixe dentro, e a frase "O […]

Ver a página do trabalho aqui.

Peniche ( 2 trabalhos )

Escola EB1 de Ferrel (Peniche)

Todas as turmas da E. B. de Ferrel participaram no projeto "O Mar Começa Aqui", tendo sido apresentadas seis propostas de desenhos, uma por turma. As quais foram expostas na escola, no painel Eco-Escolas, e convidámos todos os que pertencem […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Peniche (Peniche)

Este trabalho representa uma intervenção visual e criativa aplicada a uma sarjeta. A composição inclui grafismos de animais marinhos e fluviais como um polvo, uma enguia e um peixe representado de forma generalista. A frase reforça a mensagem para a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Pombal ( 10 trabalhos )

Casa da Criança de Pombal (Santa Casa da Misericórdia de Pombal) (Pombal)

Os meninos da sala verde (5 anos) que participaram na limpeza da praia do Osso da Baleia" , fizeram este desenho. Desenharam as espécies marítimas como as baleias, morsas, cavalos marinhos, búzios. E as plantas que lá existem. Há também […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Escolar de Guia (Pombal)

A sarjeta a pintar foi escolhida,unanimemente, de entre todas as imagens elaboradas pelos alunos, no âmbito deste projeto. A sarjeta encontra-se no parque de estacionamento do Centro Escolar e com a imagem selecionada, pretende-se sensibilizar a população para os efeitos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Escolar de Meirinhas (Pombal)

O desenho representa o planeta Terra a chorar por estar demasiado poluído e triste. As mãos que o seguram servem para lembrar que devemos proteger o ambiente. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Escolar de Pombal (Pombal)

Um peixe nada no mar poluído com plástico, vidro, metais e outos materiais que o Ser Humano abandonou de forma irresponsável, indo ter ao Mar. O corpo do peixe contendo um sumidouro, representa os danos causados por estes materiais à […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Vicentes (Pombal)

Projeto: O Mar Começa Aqui Escola: EB de Vicentes Contexto: Eco-Escolas 2025 No âmbito do projeto "O Mar Começa Aqui", inserido no programa Eco-Escolas 2025, a nossa escola compromete-se a promover a sensibilização ambiental e a adoção de práticas sustentáveis, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Secundária de Guia (Pombal)

Escola Básica e Secundária de Guia, Pombal Professora coordenadora da atividade: Anabela Santos Nº de alunos: 21 alunos Ano de escolaridade: 5.ºano C idades: 10 e 11 anos Fases do projeto: 1.Em reunião de Conselho de Turma foi proposta a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 de Barrocal (Pombal)

Título do trabalho: A Cavala – Um tesouro do nosso Mar Autores: Alunos do 2.º ano de escolaridade A ilustração apresentada foi elaborada pelos alunos do 2º ano, no âmbito do projeto "Amar o Mar", e representa uma cavala, desenhada […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EBI Gualdim Pais (Pombal)

No âmbito do projeto "o mar começa aqui" da Eco_Escolas, foi proposto aos alunos da Escola Gualdim Pais do 1º ao 3º ciclo para desenharem e pintarem, em papel, um desenho alusivo ao tema. O desenho eleito foi o da […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Marquês de Pombal (Pombal)

A imagem tem essencialmente um peixe que se alimenta de lixo que vem diretamente dos sumidouros. O lixo desenhado está relacionado com o que se vê em maior parte no mar, comop plásticos, beatas, embalagens, entre outros. Tudo o que […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Pombal (Pombal)

A Praia do Osso da Baleia é a única praia do nosso concelho...A Baleia Azul, Hope, símbolo de esperança, veio beijar a sua amiga borboleta à cidade de Pombal […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponta Delgada ( 6 trabalhos )

Colégio do Castanheiro (Ponta Delgada)

Neste trabalho é possível observar um polvo com os seus tentáculos que tenta se liberta do lixo à sua volta, havendo de ano para ano mais lixo no nosso ecossistema o polvo encontrasse a perder a luta, aparentando estar cada […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 de Arrifes (Ponta Delgada)

Desenharam um esgoto e vários resíduos que podem chegar ao mar a partir deles. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EBI Canto da Maia (Ponta Delgada)

A alforreca ou mais conhecida como água-viva nos Açores,” Pelágia noctiluca” é uma das espécies de medusas e é uma maravilha de vida nos Açores. Esta espécie foi a escolhida para representar na sarjeta. Sendo os seus tentáculos a entrar […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada (Ponta Delgada)

O projeto foi proposto a turma 2ºA do curso de Técnico de Produção Agropecuária, foram elaborados 3 grupos. Cada grupo realizou uma ilustração alusiva a poluição marinha através da sarjeta. Posteriormente foi escolhida uma sarjeta no exterior do recinto escolar. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária das Laranjeiras (Ponta Delgada)

Numa primeira abordagem foi feita uma pesquisa sobre a imagem ideal para pintar na sarjeta. Os alunos da turma do PP1ºA, pesquisaram no Google e sugeriram pintar as ilhas do arquipélago dos Açores, uma vez que estamos rodeados de mar. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim-Escola João de Deus - Ponta Delgada (Ponta Delgada)

No âmbito do Programa Eco-Escolas, os alunos do 5.º ano participaram com entusiasmo no desafio "O Mar Começa Aqui", através da realização da maquete que será reproduzida no chão do recreio, junto a uma grelha de águas pluviais. Este projeto […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponta do Sol ( 1 trabalho )

Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

Esta imagem foi escolhida para ser realizada no edificio "O Sol", pois este edifício ainda não tinha participado neste projeto. As crianças foram dizendo alguns nomes de animais marinhos e fomos registando. Vamos tentar reproduzir a imagem em anexo numa […]

Ver a página do trabalho aqui.

Porto ( 3 trabalhos )

Escola EB 2,3 Pêro Vaz de Caminha (Porto)

O projeto intitulado "O Mar Começa Aqui" foi desenvolvido pela turma do 9º ano, na disciplina de Educação Visual, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância da preservação ambiental, particularmente no que diz respeito aos oceanos. Inspirado […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Senhora de Campanhã (Porto)

A imagem escolhida resulta do conjunto de trabalhos apresentados pelo 4.º ano e o local designado para a realização do trabalho pretende lembrar a comunidade escolar da importância dos nossos gestos diários na preservação da vida marinha. A ilustração pretende […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Aurélia de Sousa (Porto)

A pintura evidencia um polvo a sair de uma sargeta com toda a poluição que o mar apresenta atualmente e a morte de seres vivos, diminuindo a biodiversidade marinha. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Póvoa de Lanhoso ( 1 trabalho )

Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso (Póvoa de Lanhoso)

No âmbito do projeto Eco-Escolas, propomos a execução da pintura "O Mar Começa Aqui", que se estende por uma parede, escadas e a sarjeta/sumidouro de águas fluviais da nossa escola. Este projeto visa sensibilizar a comunidade escolar para a importância […]

Ver a página do trabalho aqui.

Póvoa de Varzim ( 2 trabalhos )

Escola Básica e Secundária Campo Aberto, Beiriz (Póvoa de Varzim)

Nas danças suaves das algas e no silêncio dos peixes, o mar pede cuidado em cada onda que beija a areia. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI do Século (Póvoa de Varzim)

A imagem representa espécies marinhas (ruivo, solha, estrela-do-mar) e fluvial (sável- reproduz-se em água doce, mas cresce e desenvolve-se no mar). Sem complexidade de elementos, integrou-se na imagem espécies marinhas e fluvial, uma vez que ambos os habitats estão sujeitos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Proença-a-Nova ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca (Proença-a-Nova)

A ilustração "O mar começa aqui" será pintada junto às sargetas, de forma a capturar a atenção da população e sensibilizá-la para a importância de preservar os nossos recursos hídricos. A imagem retrata o mar com ondas suaves que flui […]

Ver a página do trabalho aqui.

Redondo ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)

Sendo o Redondo um concelho do interior do país privilegiou-se o estudo dos ecossistemas de água doce em que foram referenciadas várias espécies animais. A turma de Técnico Profissional de Animação escolheu algumas destas espécies para utilizar na sua proposta […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ribeira Brava ( 2 trabalhos )

Escola EB1/PE da Tabua (Ribeira Brava)

No âmbito do concurso "O Mar Começa Aqui", os alunos do 1º ciclo realizaram uma pesquisa sobre a fauna marinha da Ilha da Madeira. Através deste trabalho, foi elaborada uma lista com diversas espécies que habitam o ecossistema marinho local. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE do Campanário (Ribeira Brava)

Imagem selecionada a partir de desenhos e pinturas realizadas pela turma do 3o ano, após diálogo e observação de imagens e vídeos sobre a poluição do mar e das consequências para o ecossistema marinho. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ribeira Grande ( 2 trabalhos )

Escola EB 2,3 da Maia (Ribeira Grande) (Ribeira Grande)

Para este projeto, procurou-se privilegiar espécies marinhas dos Açores: tartarugas, raia e as águas-vivas. O fundo terá tons de azul, representando o mar. A raia terá tons acinzentados e azuis e as caravelas (águas-vivas) terão predominantemente tons violeta, roxo e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Rui Galvão de Carvalho (EBI de Rabo de Peixe) (Ribeira Grande)

A imagem é uma das propostas que representa seres aquaticos que faça ligação ao mar. (temos mais imagens para partilhar) […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santa Cruz ( 3 trabalhos )

Centro Comunitário da Nogueira (Santa Cruz)

Este ano e depois de decisão entre os alunos, ficou decidido abordarmos, neste projeto, a problemática das beatas pelo chão que, infelizmente continuam a ser visíveis no exterior da nossa escola. Sendo assim iremos pintar uma sarjeta fazendo a abordagem […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de Santa Cruz (Santa Cruz)

Com este desafio o CACI Santa Cruz em parceria com o Município pretende sensibilizar a comunidade para a importância de proteger os oceanos. A implementação da nossa arte foi planeada para uma das sarjetas existentes junto ao Mercado Municipal de […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de Santa Cruz - Camacha (Santa Cruz)

Com um grupo de utentes do CACI Camacha, fomos observar as sarjetas no espaço exterior e falar um pouco sobre a poluição dos mares. Posteriormente, falou-se no nosso projeto e como o realizar. Escolheram como base do desenho, os peixes, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santa Maria da Feira ( 3 trabalhos )

Escola Básica de Argoncilhe (Santa Maria da Feira)

Os alunos procuraram imagens de espécies autóctones. A imagem apresenta uma estrela do mar, uma solha e um pargo, espécies do oceano Atlântico. As espécies representadas neste projeto inicial vão ser desenhadas/representadas pela mão dos alunos, por isso irão tornar-se […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 da Corga de Lobão (Santa Maria da Feira)

Após a leitura e análise da notícia do reaparecimento da Lontra no rio Uima, espécie autóctone desaparecida há décadas devido à poluição, que só reapareceu devido aos esforços de despoluição do rio que passa na freguesia da nossa escola, os […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 de Canedo (Santa Maria da Feira)

A proposta do Agrupamento de Escolas de Canedo desenvolve-se através de uma leitura circular com origem em duas mãos que protegem uma gota de água. Essa proteção dá origem a uma flor com 7 pétalas, cada uma representativa de um […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santana ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária com Pré Escolar e Creche Bispo D. Manuel Ferreira Cabral - Polo de São Jorge (Santana)

Os alunos do 3.° e 4. ano de escolaridade, do edifício de São Jorge , na AEC de Expressão Plástica, decidiram com o apoio da docente e coordenadora do projeto escolher a sarjeta que se situa à saida da escola. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santo Tirso ( 8 trabalhos )

Colégio de Santa Teresa de Jesus (Santo Tirso)

Título do Trabalho: O Mar Começa Aqui Autora: Rita Gonzaga Ano de Escolaridade: 8.º ano O trabalho foi desenvolvido no âmbito do tema “O Mar Começa Aqui”, com o objetivo de sensibilizar para a importância da proteção dos oceanos e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Bom Nome (Santo Tirso)

A turma H do 4.º ano, constituída por 25 alunos, propôs-se participar no desafio lançado no âmbito do Projeto Eco-Escolas, "O Mar começa aqui". Fizeram pesquisas sobre o mundo marinho, visionaram vídeos alusivos ao tema, procuraram saber mais sobre alguns […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de S. Tomé de Negrelos (Santo Tirso)

Para transmitir a ideia de que a poluição dos mares e oceanos começa nas nossas ações diárias, a imagem apresentada é uma ilustração composta por criaturas marinhas que estão misturadas e entrelaçadas com diversos tipos de lixo, como plástico, metais […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola da Agrela e Vale do Leça (Santo Tirso)

O mar começa aqui representa um cavalo marinho. O cavalo marinho tem riscas no seu corpo. Aproveitando essas riscas, a aluna fez com "essas riscas" fossem o gradeamento das "fossas". No mar aparecem espécies marinhas, algas, peixe e um coral. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EBI de S. Martinho do Campo (Santo Tirso)

No âmbito do compromisso da nossa escola com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, decidimos participar no desafio Eco-Escolas O Mar Começa Aqui 2025. A nossa participação teve como principal objetivo sensibilizar a comunidade escolar – com especial […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional Agrícola Conde São Bento (Santo Tirso)

A ilustração apresenta, de forma simbólica, a ligação direta entre os diferentes locais habitados pelo ser humano e os ecossistemas fluviais e marinhos. Elementos como raias e lulas – espécies que povoam todos os oceanos, incluindo as águas portuguesas – […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional de Serviços de Cidenai (Santo Tirso)

O desafio foi lançado aos formandos do CEF- Operadores de Informática, no final do 2º período. O projeto foi apresentado aos formandos, assim como o sumidouro a ser intervencionado (águas Pluviais). A imagem escolhida (um polvo) e o local designado […]

Ver a página do trabalho aqui.


OFICINA – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres (Santo Tirso)

O tema foi lançado à turma do 1.º ano do curso de Multimédia (1M). Numa fase inicial, os alunos exploraram as informações do concurso disponíveis na página da ABAAE. A turma foi depois organizada em grupos de trabalho, tendo em […]

Ver a página do trabalho aqui.

São Brás de Alportel ( 1 trabalho )

Jardim de Infância do Corotelo Sítio do Corotelo (São Brás de Alportel)

O Mar começa aqui A ideia para participarmos neste apelo surge porque na rua da nossa Escola/Jardim de Infância, em frente à porta principal, está uma sarjeta, e junto a ela está uma levada de água que tem corrido durante […]

Ver a página do trabalho aqui.

Seixal ( 9 trabalhos )

Colégio Atlântico (Seixal)

A escolha das espécies a pintar teve como mote a seguinte pergunta? "O que escondem as águas da Baía do Seixal?" Nas águas da baía do Seixal, vivem diversos peixes, mas um dos mais característicos é o Xarroco (Halobatrachus didactylus), […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica da Cruz de Pau (Seixal)

Este desenho leva-nos a um lugar secreto no mar… A água que se infiltra através das grelhas das sarjetas não fica aqui escondida! Ela corre, corre e vai voltar ao mar! Aí, encontra uma imensidão de vida como peixes, tartarugas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Nun'Alvares (Seixal)

O Projeto apresentado foi realizado nas disciplina de Educação Visual e Ciências Naturais, nas quais foram abordados os temas: Natureza; Poluição mar e Oceanos; ETA; ATAR; Ciclo da água; Animais; Preservação da Natureza; 3R; Técnicas de Pintura e Método de […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Santa Marta do Pinhal (Seixal)

Agrupamento de Escolas de Vale Milhaços Escola Básica de Santa Marta do Pinhal Memória Descritiva da imagem Esta ilustração representa uma tartaruga marinha, um dos seres mais afetados pela poluição dos oceanos. Com tons de verde e azul, a imagem […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Vale de Milhaços (Seixal)

O desafio “O Mar Começa Aqui” foi divulgado na segunda reunião do Conselho Eco-Escolas, que contou com a presença dos Embaixadores do Ambiente do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, das coordenadoras do Projeto Eco-Escolas e dos outros conselheiros. No […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica dos Redondos (Seixal)

Foi pedido aos alunos que desenhassem uma sarjeta, decorada dentro do âmbito do tema pedido. Cada turma, após entrega de todos os desenhos, selecionou um. Após esta seleção, estes desenhos foram apresentados aos delegados ambientais, que votaram para escolher o […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola S/3 de Amora (Seixal)

Procurou-se símbolos marítimos do distrito de Setúbal, terra piscatória, mas também que a identificam na restauração como o barco e o choco/polvo, respetivamente. No oceano é fácil encontrar vestígios de navegações que não correram bem, especialmente nos confrontos com os […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Sec. Alfredo dos Reis Silveira (Seixal)

1. Introdução: O presente projeto propõe a realização de uma pintura artística sobre uma sarjeta, com o objetivo de transformar este elemento urbano funcional num ponto de expressão visual que nos conecta com o tema do mar e a sua […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Manuel Cargaleiro (Seixal)

A imagem representa a poluição a que os seres marinhos estão sujeitos. Foi escolhida através de sorteio entre alunos e professores entre 30 participações de alunos de 7.º ano. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sintra ( 4 trabalhos )

Escola EB 2,3 de Ruy Belo (Sintra)

Esta imagem retrata uma cena subaquática desenhada com lápis de cor, representando a poluição dos oceanos e a vida marinha afetada. No centro, há uma mensagem: " O MAR COMEÇA AQUI" (título do projeto), diminuindo a importância da preservação ambiental […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto (Sintra)

A imagem apresenta seres marinhos em atividade, coloridos, espelhando a vida dos nossos oceanos. A arca do tesouro refere-se à riqueza deste património. O farol simboliza a vigilância sobre os oceanos. As casas representam a população humana que vive integrada […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Visconde de Juromenha (Sintra)

A Coordenadora do Programa Eco-Escolas, lançou o desafio da participação neste projeto ao grupo de Educação Visual. A atividade foi desenvolvida pela docente Teresa Machado, nas turmas do nono ano, tendo os alunos idades compreendidas entre os 13 e os […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Ferreira de Castro (Sintra)

O desenho ilustrado tem como objetivo representar a poluição nos oceanos. O polvo e o caranguejo representam os animais marinhos prejudicados, já o lixo no mar simboliza o lixo descartado incorretamente. O desenho procura transmitir a necessidade de preservar o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Soure ( 13 trabalhos )

Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel (Soure)

O desenho mostra-nos um peixe arco-íris. Este representa, através das cores, a biodiversidade marinha (corais, peixes, crustáceos, algas, …) […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Escolar do Marco (Soure)

O desenho tem como elemento central uma sarjeta, representando a ligação direta entre os escoamentos urbanos e os cursos de água que desaguam no oceano. Ao redor da sarjeta, foram ilustrados diversos elementos naturais que enfatizam a biodiversidade e a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Degracias (Soure)

A imagem representa um dos tipos de seres vivos marinhos que mais sofrem com a poluição dos oceanos, as tartarugas marinhas. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Figueiró do Campo (Soure)

Na imagem estão representados vários seres vivos marinhos (peixes, mamíferos, moluscos, cnidários, algas) vivendo num ambiente saudável, se nós, humanos, fizermos a nossa parte e não poluirmos os oceanos - O Mar Começa Aqui. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Gesteira (Soure)

A imagem representa uma baleia que expele a poluição a respirar. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Granja do Ulmeiro (Soure)

Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure Centro Escolar de Granja do Ulmeiro Coordenadora: Professora Ana Oliveira 103 alunos - idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos - Educação Pré Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Inserido […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Soure (Soure)

O trabalho será feito numa sarjeta com degraus. A pintura começa nos degraus com uma queda de água marinha que se alarga pela sarjeta e onde estão representados elementos da fauna e flora marítima. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica do Sobral (Soure)

Inserido no tema da alimentação sustentável, abordámos a quantidade de microplásticos que já se encontram na alimentação dos seres humanos desde que nascem, principalmente através do consumo de peixe contaminado. Assim, este desenho representa o peixe rodeado de plástico que […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Vila Nova de Anços (Soure)

No âmbito do conteúdo: "Salvar o Planeta" estudámos a temática "Mar de plástico" com a exploração de fotografias e vídeos ilustrativos das causas e consequências deste grave problema. Focámo-nos nos comportamentos que devemos melhorar no sentido de colocar sempre o […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 1/JI de Vinha da Rainha (Soure)

Na imagem estão representados vários tipos de seres marinhos (peixes, répteis, crustáceos, moluscos, algas) e o sofrimento em que se encontram num meio completamente poluído com os mais diversos tipos de materiais e substâncias nocivas ao ambiente. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 de Alfarelos (Soure)

Na imagem podemos observar resíduos no corpo de uma baleia, um dos mamíferos mais imponentes dos mares mas que, com a poluição marinha, também é afetado. As lágrimas mostram a tristeza deste habitante do oceano. Pretendemos transmitir a mensagem de […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária/3 Martinho Árias (Soure)

Os resultados da cultura do uso do plástico descartável podem ser vistos sempre que se vai a uma praia ou até na prática de mergulho em qualquer parte dos oceanos. De acordo com uma estimativa, até 2050 os oceanos poderão […]

Ver a página do trabalho aqui.


Instituto Pedro Hispano - Ensino Particular e Cooperativo (Soure)

Com o objetivo de sensibilizar os alunos para a problemática da poluição dos oceanos, desafiámo-los a elaborar um desenho alusivo ao tema, o qual poderia ser pintado junto a uma das sarjetas do espaço exterior da nossa escola, onde começa […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Novas ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)

O Mar começa aqui, versão 2025, alerta para a importância da preservação dos oceanos, e dos cuidados que devemos ter enquanto cidadãos, para que continuemos a poder usufruir da biodiversidade de espécies aquáticas. É também em terra, mesmo que longínqua […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Vedras ( 18 trabalhos )

Creche do Povo - Jardim de Infância (Torres Vedras)

O Mar começa aqui... As crianças da sala dos 5 anos estiveram a explorar o tema o "Mar", como é o nosso mar? o que podemos fazer para não haver poluição? Como é que o lixo chega ao mar? Depois […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de A dos Cunhados (Torres Vedras)

Nas águas profundas dos oceanos, um tubarão cansado do lixo que o rodeava e de vaguear pelas águas, resolve aparecer junto de uma sarjeta, na EB de A-dos-Cunhados, para alertar todos os meninos dos malefícios que a poluição traz para […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Boavista (Torres Vedras)

Na imagem, vemos um peixe a nadar tranquilamente debaixo de água, rodeado por uma vasta variedade de fauna marinha. O ambiente submarino é calmo e repleto de vida. O peixe, com cores vibrantes e formas distintas, destaca-se no cenário, refletindo […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Casalinhos de Alfaiata (Torres Vedras)

A imagem está idealizada para ser pintada na entrada do recreio onde se encontra uma sarjeta/grelha de cimento. O desenho mostra uma tartaruga que será pintada sobre a sargeta (manchas da carapaça são os buracos da sarjeta). e outro animal […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de S. Pedro da Cadeira (Torres Vedras)

No presente ano letivo, um dos projetos de várias turmas/grupos tem como tema o MAR e a sensibilização para a sua preservação e biodiversidade. A riqueza e complexidade das espécies existentes no meio aquático e a sua biodiversidade tiveram como […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de São Domingos de Carmões (Torres Vedras)

Após diálogo com os alunos sobre a poluição dos oceanos, foi-lhes proposto que elaborassem desenhos que pudessem ser pintados, à posteriori, numa sarjeta da localidade, visando educar para a cidadania ativa, incentivando os jovens a transmitir a mensagem de que […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Varatojo (Torres Vedras)

Queremos alertar e sensibilizar a comunidade escolar para as consequências negativas dos resíduos, que muitas vezes vão parar às sarjetas e sumidouros. A tartaruga, simboliza o animal marinho (oceanos); os objetos - ponta de cigarros; saco plástico; garrafa pet e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 do Maxial (Torres Vedras)

O desafio do projeto “O mar começa aqui”, foi trabalhado nas aulas de Educação Visual, nas turmas do 5º ao 9º ano, da Escola EB 2/3 do Maxial. Em Ciências Naturais foram relembradas algumas das espécies marinhas e fluviais endémicas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB do Ramalhal (Torres Vedras)

A pintura a realizar na sarjeta junto à entrada da escola tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar e local para a importância da proteção dos oceanos, alertando para o impacto que os resíduos no chão têm no meio ambiente […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 de Torres Vedras (Torres Vedras)

A imagem escolhida resulta da reflexão sobre o quanto estamos tão próximos do mar, através das sarjetas existentes no meio envolvente à escola, sendo por essa razão importante consciencializar os alunos para a limpeza dos espaços urbanos, dentro ou fora […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI Dois Portos (Torres Vedras)

O trabalho apresentado, tem no centro o desenho da espécie autóctone, ruivaco-do-oeste, que habita os rios e riachos do concelho. Uma espécie ameaçada pela poluição. A imagem destaca os lixos deixados na natureza, que poluem o habitat do ruivaco, devido […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)

O desenho realizado foi inspirado numa das imagens que mais aparece quando se fala sobre a poluição do mar. Assim, foi desenhada uma tartaruga que ingeriu lixo, feito pelos humanos e que diretamente vai afetar a vida marinha e todo […]

Ver a página do trabalho aqui.


Externato de Penafirme (Torres Vedras)

O mar começa aqui 2024 - 2025 "O Reflexo" Memória descritiva da imagem Esta pintura, que inclui algas e animais marinhos, remete-nos para o fundo do mar e para as maravilhas que este encerra. A proteção dos oceanos não é […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Cambelas (Torres Vedras)

O nosso jardim situa-se na costa litoral do oeste e apresenta uma memória histórica e cultural riquíssima. Assim a ilustração apresenta o barco naufragado na nossa praia da Assenta, a pesca desportiva na nossa costa, a iliteracia perante o lixo […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Fonte Grada (Torres Vedras)

A imagem foi escolhida entre as diversas propostas apresentados por encarregados de educação que se disponibilizaram a colaborar, após uma reunião de pais, onde foram apresentadas as iniciativas do projeto Eco - Escolas. O local escolhido para pintar a imagem […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Matacães (Torres Vedras)

*Em Reunião de Grande Grupo, partilhámos sugestões sobre como pintar e decorar a base/maquete de " O nosso Mar...!" *Optámos pela atividade de "Pintura de Carrinho" e com as cores de tintas amarelo e azul (e por "Magia" com a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de São Domingos de Carmões (Torres Vedras)

A imagem expressa na maquete tenta representar que a presença de plástico nos mares e oceanos compromete a liberdade dos peixes no seu habitat natural. Tratando-se de um jardim de infância optou-se por representar os peixes com a pintura da […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim Escola João de Deus (Torres Vedras)

O polvo segura todo o lixo e não deixa que nada entre nas sarjetas da rua. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Valongo ( 5 trabalhos )

Escola Básica de Sobrado (Valongo)

Este trabalho foi elaborado pelos alunos do 8º ano da Escola Básica de Sobrado, Valongo, no âmbito do concurso "O Mar Começa Aqui", promovido pelo programa Eco-Escolas. O processo criativo envolveu a participação ativa dos alunos, que desenvolveram um total […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Vallis Longus (Valongo)

O MAR COMEÇA AQUI… | Memória Descritiva Agrupamento Escolas Vallis Longus | Valongo A participação no projeto “O mar começa aqui” foi logo bem recebido pelos alunos e considerada como um desafio rico em novas experiências e aprendizagens. No entanto, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de São Lourenço (Valongo)

A imagem representa uma sereia na companhia de outros animais marinhos, simbolizando a imaginação necessária para o combate à poluição e resolução de um problema que afeta o planeta e por consequência todos os seres vivos. Bem como a sereia, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Alfena (Valongo)

Este desenho mostra como o óleo e outros resíduos lançados nos esgotos acabam por chegar aos rios e, mais tarde, ao mar. Uma gota triste representa a contaminação da água, enquanto os peixes sofrem com a poluição invisível, mas real. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Valongo (Valongo)

Memória Descritiva do Projeto "O Mar Começa Aqui – A Arte de Preservar o Oceano" Este projeto foi desenvolvido na disciplina de Desenho com uma turma do 10.º ano do curso de Artes Visuais, sob a orientação da professora Maria […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Famalicão ( 8 trabalhos )

Centro Escolar Luís de Camões (Vila Nova de Famalicão)

Os alunos foram motivados para desenharem, tendo em atenção a vida nos Oceanos e uma das sarjetas existente no recreio escolar. Os golfinhos no meio das ondas em alto mar em direção à sarjeta, foi esta a proposta dos alunos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Social e Cultural de Riba de Ave (Vila Nova de Famalicão)

Projeto: O mar começa aqui! Escola: Centro Social e Cultural de Riba de Ave Professor responsável: Miguel Mansilhas Número de crianças envolvidas: 30 Escolaridade: 1º ao 4º ano Síntese Neste ano letivo começamos o projeto com uma conversa com o […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Joane (Vila Nova de Famalicão)

Eco-Escolas: A poluição marinha e os seus impactos Esta ilustração será recriada no chão com tintas e pincéis, envolvendo as crianças da Educação Pré-escolar na sensibilização para a poluição marinha. A imagem retrata uma tartaruga com uma expressão de sofrimento, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Ruivães (Vila Nova de Famalicão)

Inicialmente reunimos os alunos das duas salas do jardim de infância para discutir a importância do tema, começando por mostrar imagens de outros trabalhos relacionados, incluindo os já realizados na escola em anos anteriores. Isto ajudou a despertar o interesse […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

A sarjeta selecionada para a pintura encontra-se numa zona exterior de grande circulação, situada entre os blocos de aulas, sendo um ponto de passagem frequente dos alunos durante os intervalos. Por este motivo, foi considerada uma localização estratégica para a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Conde S. Cosme (Vila Nova de Famalicão)

Autarquia: - Vila Nova de Famalicão. Escola: - Escola Básica Conde S. Cosme – Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco. Coordenador da atividade: - Jorge Luís Fernandes Pimentel. Autor do projeto: Duarte Ribeiro – Turma 4. AB PREPARAÇÃO - Os […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 Carreira (Vila Nova de Famalicão)

A imagem representa um cenário marinho ilustrado com lápis de cor e marcador, evocando um ambiente subaquático cheio de vida. No centro da composição, destaca-se um polvo cor-de-rosa com tentáculos ondulantes, que envolvem uma estrutura quadrada de padrão ( grade […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional CIOR (Vila Nova de Famalicão)

A imagem ilustrada retrata a vida marinha afetada pela acumulação de resíduoscomo por exemplo, plástico, pretóleo e outras substâncias tóxicas. Dando destaque à frase "O Mar Começa Aqui", pretendemos mostrar o cuidado que devemos ter para com a vida marinha. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Gaia ( 22 trabalhos )

Colégio Internato Claret (Vila Nova de Gaia)

A imagem selecionada, representa de forma simbólica e visual, a ligação entre os sistemas urbanos e os ecossistemas aquáticos. A proposta artística destaca um polvo cujos tentáculos ondulantes interagem com o espaço da sarjeta, remetendo à ideia de que a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio Nossa Senhora da Bonança (Vila Nova de Gaia)

A presente proposta artística tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a importância da preservação dos oceanos e dos ecossistemas marinhos, destacando o papel das sarjetas no encaminhamento de resíduos que, muitas vezes, acabam […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)

O desafio "O Mar Começa Aqui" foi proposto, pelos coordenadores Eco-Escola, às duas turmas do segundo ano, do 1.º Ciclo. Foi-lhes explicada a atividade e distribuídas folhas com o molde, onde os trabalhos teriam de ser realizados. Em casa, e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica /JI de Meiral (Vila Nova de Gaia)

A imagem representa os perigos ambientais que afetam o mar e o seu ecossistema. Pretende-se alertar para a preservação da biodiversidade marinha, eliminando os resíduos que frequentemente são encontrados no mar e que afetam negativamente a vida e a riqueza […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica D. Pedro I (Vila Nova de Gaia)

Este desafio foi trabalhado na Escola Básica D. Pedro I, situada em Canidelo, Vila Nova de Gaia, por várias turmas do 2.ºciclo (6ºE, 6ºF,6ºH.6ºI e 6ºJ) nas aulas de Educação Visual com a orientação das professoras Isabel Carvalho e Manuela […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Alheiras (Vila Nova de Gaia)

Trabalho realizado pelos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade. Esta pintura revela a serenidade do mundo marinho, destacando as interligações entre as diversas formas de vida que habitam os oceanos. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Loureiro - Grijó (Vila Nova de Gaia)

No âmbito do concurso “O Mar Começa Aqui”, promovido pela ABAE, foi dinamizado um concurso interno de propostas de imagens a pintar entre os alunos da nossa escola. O objetivo foi sensibilizar para a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Santo António (Vila Nova de Gaia)

Há valores que devem ser desenvolvidos nas nossas crianças. Valores como o respeito pela natureza, da qual somos parte integrante. O mar liga-nos a todos e é uma chamada constante de atenção de que sem a sua preservação, não teremos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)

O desenho representa a ligação entre as cidades e o mar, mostrando que tudo o que colocamos nos nossos passeios e ruas pode acabar no oceano. A imagem quer alertar para a importância de proteger os oceanos, lembrando que o […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Padre António Luís Moreira (Vila Nova de Gaia)

Todos os elementos da turma B do quinto ano participaram na planificação do Projeto "O mar começa aqui". Tendo conhecimento do regulamento do concurso, todos os alunos fizeram um desenho individual, como planificação para a pintura da sarjeta. Todos os […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 de Madalena (Vila Nova de Gaia)

Escola: Agrupamento de Escolas da Madalena- Vila Nova de Gaia. Alunos envolvidos: 9º ano Imagem da autoria dos alunos João Cardoso e Letícia da Silva. Coordenadora do projeto: Ana Vicente Professora de Educação Visual: Teresa Gil da Costa O projeto […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 Joaquim Nicolau de Almeida (Vila Nova de Gaia)

A imagem é meramente ilustrativa. É um desenho do 1.º ano que incorpora elementos relacionados com o mar (animais e plantas). A ideia é usar alguns desses elementos e pintá-los nos locais definidos com a colaboração dos alunos mais velhos. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI de Ribes (Vila Nova de Gaia)

O mar começa aqui. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI do Alquebre (Vila Nova de Gaia)

Depois de conversarmos com as crianças , foi proposto a cada uma delas desenhar o que gostavam de ver representado no nosso mar. As crianças desenharam o fundo do mar com alguns animais que habitam nele. Depois foram à votação […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI do Monte (Vila Nova de Gaia)

Deverá conter a frase “O mar começa aqui”. Memória descritiva da imagem Os alunos escolheram, de entre várias propostas apresentadas, o desenho de uma tartaruga no seu ambiente. Memória descritiva do projeto – até uma página A4 com: a identificação […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Almeida Garrett (Vila Nova de Gaia)

Após a apresentação do projeto pelo professor de Educação Visual, a turma recolheu imagens alusivas ao mar por pesquisa na net. A ideia base partiu da opção de apenas se representar a vida marinha sem poluição. Foram selecionadas as que […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária António Sérgio (Vila Nova de Gaia)

A gota marinha gigante Uma gota de água gigante sai de uma sarjeta e com esta são arrastados diversos seres vivos marinhos que trazem diversos resíduos e depois são transportados para o mar também outros resíduos. O trabalho será uma […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Carvalhos (Vila Nova de Gaia)

O objetivo geral do nosso trabalho é sensibilizar a comunidade escolar sobre a ligação entre a gestão de resíduos urbanos e a poluição marítima, incentivando práticas de descarte correto de resíduos. A imagem pretende alertar a comunidade educativa para a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves (Vila Nova de Gaia)

O tema das gravuras e o seu significado foram discutidos nas aulas de Cidadania e Desenvolviemnto por toda a tuam do 9ºE. A população tem de ser alertada para o facto de que a meta final de todas as sargetas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Gaia Nascente (Vila Nova de Gaia)

Memória descritiva da imagem Neste trabalho pretendemos representar a origem do nome do rio Febros com lontras e com apelo à necessidade de preservar as águas dos rios e seus afluentes e subafluentes no sentido de preservar a biodiversidade das […]

Ver a página do trabalho aqui.


Fundação Couto IPSS (Vila Nova de Gaia)

Fazer entender a gravidade de deitar resíduos para os boeiros, pois irá afetar sempre a vida marinha. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Canidelo (Vila Nova de Gaia)

Em grande grupo e aproveitando o dia da água, discutimos ideias de como cada um de nós pode ajudar para evitar a contaminação deste bem tão precioso. Surgiram diversas ideias e foi com muito entusiasmo que cada criança assumiu a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Poiares ( 1 trabalho )

Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares (Vila Nova de Poiares)

O mar começa aqui... […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Pouca de Aguiar ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Integrada de Pedras Salgadas (Vila Pouca de Aguiar)

Os alunos da turma do 5º B–P, na disciplina de Educação Tecnológica estiveram a estudar o ciclo de vida do objeto (de diferentes tipos de materiais) para compreenderem o impacto significativo que os mesmos têm no fim de vida, e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Real ( 3 trabalhos )

Colégio João Paulo II (Vila Real)

A presente pintura apresenta um peixe colorido (livremente pelos alunos com cores vivas), símbolo de vida e biodiversidade marinha, que se encontra numa sargeta, representando uma via de passagem de águas pluviais. Na boca do peixe, está escrito "O mar […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola JI/ EB nº3 de Vila Real (Corgo) (Vila Real)

MEMÓRIA DESCRITIVA Escola JI/EB Nº3 de Vila Real (Corgo) Professora Coordenadora: Dulcídia da Conceição Gonçalves Teixeira da Cruz dulcidiacruz@diogocao.edu.pt 917216982 O Mar Começa Aqui Depois de analisada a rua da escola e selecionada a sarjeta a pintar, foi à turma […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Pousada (Vila Real)

As crianças tinham assistido à história do peixinho Arco-Íris. Esta história evidencia a partilha entre amigos. Em dinâmica de grupo cada criança partilhou uma escama do peixinho com um colega onde tinha de o aconselhar com uma frase alusiva ao […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Velha de Rodão ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 de Vila Velha de Ródão (Vila Velha de Rodão)

1. Introdução A atividade de pintura sobre as caleiras foi desenvolvida com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a importância da preservação da água e o impacto do desperdício e poluição nas redes […]

Ver a página do trabalho aqui.

Viseu ( 1 trabalho )

Escola EB Jugueiros (Viseu)

Depois dos alunos observarem em vídeos e imagens, diversos locais (praias, rios e oceano) com lixos, foi feita uma reflexão conjunta sobre o que está a acontecer ao nosso planeta. Os alunos meteram “mãos à obra” e cada um recriou […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vouzela ( 1 trabalho )

Escola Básica de Vouzela (Vouzela)

Para a realização do presente projeto, durante as aulas de Educação Visual os alunos da turma B do 5º ano, foram desafiados a entrarem no projeto. Após a apresentação do projeto, foi realizada uma “chuva de ideias” para a materialização […]

Ver a página do trabalho aqui.