Águas do Centro Litoral apoia o Projeto “O Mar Começa Aqui” que conta com a inscrição de 17 municípios, na área de intervenção da empresa.
As Águas do Centro Litoral já começou a agilizar os contatos junto dos agrupamentos escolares, dos municípios confirmados, com o objetivo de promover a inscrição, participação e envolvimento do maior número de escolas possível no Projeto “O Mar Começa Aqui”.
Além de fomentar o envolvimento e participação das escolas no projeto, alavancando a sua inscrição, a AdCL assegura ainda o apoio e disponibilidade na realização de iniciativas de sensibilização ambiental junto da comunidade.
A renovação da parceria de colaboração ambiental entre a AdCL e a ABAE, por ocasião do dia Mundial do Saneamento, no passado dia 19 de novembro, visa o reforço da literacia ambiental, incitando a comunidade na adoção de comportamentos e atitudes sustentáveis.
A AdCL promove a participação dos municípios servidos em iniciativas de comunicação e educação para o desenvolvimento sustentável, com o objetivo de realçar a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, e da qualidade da água em particular.
Na área de intervenção da AdCL o projeto “O Mar começa aqui” conta com a inscrição e participação de 17 municípios. De forma a apoiar a participação das escolas, a AdCL tem vindo a agilizar contatos junto dos respetivos agrupamentos escolares, convergindo esforços em prol da inscrição das escolas a participar, apresentação da oferta educativa em curso a marcação de iniciativas de consciencialização ambiental para temática em apreço.
Recorde-se que as sarjetas de passeio e os sumidouros são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem. Contudo, são também, frequentemente, objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como óleos alimentares e beatas.
Considerando as contingências sociais impostas pela pandemia por COVID-19, a empresa assegura a educação da comunidade para uma cidadania ativa, através de iniciativas de sensibilização, em formato digital, incitando os jovens a passar a mensagem de que “tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”, junto de toda a comunidade.
Este e outros projetos educativos, promovidos pela AdCL, pretendem estimular a criatividade e, simultaneamente, fomentar o contato e desenvolvimento da arte, nomeadamente, a pintura, a música e o teatro, na promoção da literacia dedicada ao desenvolvimento sustentável.
Fonte: https://www.aguasdocentrolitoral.pt/adcl-aproxima-municipios-e-escolas-ao-projeto-o-mar-comeca-aqui/