O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB1/JI de São Marcos n.º 2 (Sintra)

Memória descritiva da imagem:
Imagem de sensibilização sobre o lixo que é atirado para o chão, com reflexo na poluição dos mares e dos oceanos.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A turma do 4.º A decidiu participar neste projeto uma vez que, além de os Oceanos e da poluição fazerem parte do programa do 4.º ano de escolaridade, somos uma turma que desde o início do ano nos preocupamos com a sustentabilidade e a poluição.
Em setembro iniciamos um desafio que consistia em mudar a nossa alimentação, de forma a que esta, além de ser saudável, fosse também sustentável, protegendo a nossa casa, que é o planeta onde vivemos. Fizemos cartazes com algumas frases a apelar a esta mudança e adotamos a reciclagem como parte da nossa rotina diária na sala de aula. Neste momento, já todos sabemos onde colocar os diversos tipos de material que “sobram” do nosso dia a dia.
Quando estudamos os oceanos, preocupamo-nos com a poluição que neles se encontra e nessa altura percebemos que são as pessoas que, ao deitar coisas ao chão, permitem que estas cheguem ao mar, prejudicando os animais e plantas que lá vivem e até mesmo a si próprios e aos seus familiares.
Concluímos com a montagem de apontamentos 3D que nos permitiram saber mais sobre os oceanos e os continentes.
No dia 22 de abril fizemos um trabalho de expressão plástica onde enchemos o planeta terra de verde e azul. É assim que nós o queremos!
Finalmente, no dia 8 de junho, celebramos o Dia Mundial dos Oceanos de forma diferente. Primeiro, na sala de aula, fizemos uma pequena ficha formativa sobre tudo o que tínhamos aprendido sobre os oceanos e vimos uns vídeos sobre a pintura de sarjetas. Depois colocámos mãos à obra e saímos à rua, onde pintámos duas sarjetas localizadas no meio envolvente da nossa escola.
Para terminar, de regresso à sala de aula, fizemos uns belos peixes coloridos em origami e transformamos as nossas folhas brancas A4, no fundo dos oceanos mais limpos e saudáveis que nós conseguimos imaginar. Ali os nossos peixinhos são felizes!