O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021
Escola EB 1,2,3/PE Bartolomeu Perestrelo (Funchal)
Memória descritiva da imagem:
Tendo em conta uma crescente preocupação sobre a gestão sustentável do oceano bem como dos seus recursos marinhos, este desenho remete para o mar na RAM, com destaque para o ambiente costeiro marinho na Reserva Natural das Ilhas Desertas onde habita a foca-monge do Mediterrâneo ou lobo-marinho Monachus monachus. Esta espécie é considerada, pelo IUCN, como criticamente em perigo. O desenho pretende enaltecer aquela que dizem ser uma das focas mais raras do mundo, mas também a importância da flora e da fauna marinha (com representação das algas, das estrelas-do-mar e dos peixes) que fazem parte da cadeia alimentar de outros seres vivos. Por fim, o desenho revela, com menos visibilidade, mas não menos importante, a Ilha Porto Santo que pela sua particularidade ecológica da área costeira e dos seus ilhéus circundantes, assume uma importância na conservação e no uso sustentável da biodiversidade.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
O presente desenho representa a Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo, localizada no concelho do Funchal na Região Autónoma da Madeira.
A docente responsável por orientar o aluno no desenvolvimento do desenho é Alcina Ferreira (docente de Educação Visual do 2º ciclo) em contexto sala de aula, contudo a docente responsável pela pintura do desenho na sarjeta/sumidouro é a Carmo Fradique.
O desenho é da inteira autoria, criatividade e responsabilidade do aluno João Crespo, do 6º ano, turma 3 e tem 12 anos.
Na fase inicial do projeto, foi necessário solicitar a colaboração das docentes de Educação Visual para que tomassem conhecimento do regulamento do desafio “O Mar Começa Aqui”.
Numa fase intermédia, em contexto sala de aula, as docentes explicaram a atividade aos alunos, enaltecendo a importância de trilhar um processo criativo e original onde pudesse ser visível a presença da biodiversidade marinha como parte integrante de um ecossistema.
Numa fase final, e concluídos os inúmeros desenhos, estes foram submetidos a uma votação e selecionado, com maior número de votos, o desenho do João Crespo.
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
32.658795, -16.914914 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
A pintura localiza-se, mediantes as coordenadas 32658795 e -16.914914.
Dentro do recinto escolar não existem sarjetas rectangulares "individuais" (similares à que existem na via pública) de modo que a escolha recaiu numa sarjeta (como podem constatar pelas fotografias) junto do principal campo da escola por ser o local com maior visibilidade para a comunidade educativa.