O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021
Escola Secundária José Cardoso Pires (Loures)
Memória descritiva da imagem:
A maquete “O Mar Começa Aqui”, cedida pela Câmara Municipal de Loures, serviu de incremento para a dinamização da nossa atividade resultando numa excelente parceria entre o AEGHD, a CMLoures e a Eco-Escolas/ABAE.
Pequenos gestos, Grandes mudanças é a mensagem de sensibilização transmitida à comunidade educativa. Na pintura, o azul é a cor do mar, os peixes a biodiversidade a preservar e as sargetas uma porta de entrada a proteger dos resíduos. Através da arte e de forma descontraída pretende-se passar uma mensagem simples, mas fundamental: Não despejar nem deitar nada para as sargetas porque tudo vai parar ao mar!
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
Escola: Escola Secundária José Cardoso Pires
Coordenadora: Ana Fançony
20 alunos, entre 12 a 15 anos, do 3º Ciclo do Ensino Básico
Nota prévia: Desde o início do ano letivo os professores do AEGHD foram informados pelas equipas Eco-Escolas EBGHD e ESJCP da atividade “O Mar Começa Aqui” para que pudessem participar com as suas turmas. Porém, o confinamento no 2º Período, dificultou o envolvimento dos alunos/professores na atividade.
A Câmara Municipal de Loures aderiu à atividade, tendo enviado para as escolas a imagem em anexo. Esta imagem será pintada pelos alunos acompanhados pelos professores e técnicos da Câmara Municipal de Loures, nas sargetas dentro da escola e espaço exterior circundante, que são importantes dispositivos de recolha e escoamento das águas pluviais, recebendo muitas vezes resíduos como beatas de cigarros ou plásticos.
Numa primeira fase, em sala de aula, nas disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual e Cidadania, em articulação curricular, a imagem foi analisada e discutida, sendo o mote para uma profunda reflexão acerca da importância da preservação dos ecossistemas, da biodiversidade e da qualidade da água doce e salgada em particular.
Numa segunda fase, os alunos vão assistir a sessões de sensibilização online dinamizadas por técnicos das Águas do Tejo Atlântico. As temáticas abordadas serão “Sabes o que não deves colocar na sanita?; “Sabes para onde vai a água depois de a utilizarmos?”; “O Mar começa aqui, o mar começa em ti” e “Como funciona uma Fábrica de Água (ETAR)” com o objetivo de sensibilizar para a adoção de comportamentos mais sustentáveis que levem à deposição correta dos resíduos.
Numa terceira fase, serão constituídos pequenos grupos de alunos que se responsabilizarão pelas pinturas das respetivas sargetas. As tintas e todo o material necessário à concretização das pinturas, são da responsabilidade da CMLoures.
Por último será submetida a pintura na Plataforma Eco-escolas. Posteriormente será feita a avaliação da atividade.
Durante as várias fases de execução do projeto as equipas Eco-Escolas do AEGHD darão conhecimento à comunidade educativa/parceiros externos para alertar e sensibilizar para o uso que devemos fazer às nossas sargetas, uma vez que tudo o que é deitado ao chão, é levado para estes sumidouros indo depois para ao mar.
O projeto será divulgado nas redes sociais (Facebook e Instagram) do AEGHD e GARE.