O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021
Escola EB1/JI José Garcês (Amadora)
Memória descritiva da imagem:
O principal objetivo do desenho do Samuel é chamar à atenção para a necessidade das pessoas reciclarem e colocarem os resíduos e lixo nos depósitos certos, nunca para o chão. O aluno pensou na melhor maneira de passar a mensagem com o seu desenho e por isso escolheu desenhar uma onda para representar a imensidão do mar. Na onda estão animais marinhos mas também o lixo que as pessoas deitam para o chão e que acaba por entrar nas sarjetas, esse lixo vai parar ao mar. Todo o lixo que chega ao mar vai perturbar a vida marinha, muitos animais acabam por comer o lixo, ficam doentes ou ficam presos nesse mesmo lixo. Este é um problema grave que deve ser resolvido e todos podemos contribuir.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
Na EB1 José Garcês, o projeto “O mar começa aqui” teve início quando a Coordenadora Sónia Neves lançou a proposta aos docentes da escola e houve uma adesão imediata dos professores de 1º ciclo. Foram envolvidos 116 alunos das 6 turmas de 1º ciclo e as idades dos participantes variou entre os 6 e os 11 anos, do 1º ao 4º ano de escolaridade. Os docentes divulgaram nas suas turmas o regulamento da atividade e a razão pela qual se realizam atividades deste cariz. Dinamizaram-se debates sobre a ação humana nos oceanos, relevando tudo o que de bom se pode fazer para salvar os seres vivos marinhos. Promoveram-se momentos de reflexão sobre o estado atual dos mares e oceanos. Antes de se lançarem ao desenho, os professores mostraram aos alunos alguns trabalhos efetuados em edições anteriores, em jeito de inspiração. O resultado final dos trabalhos foi surpreendente, através dos desenhos os alunos reconhecem que é urgente mudar comportamentos e mostraram-se empenhados em contribuir para um mundo melhor, onde o mar será bem tratado por todos. A escolha do desenho foi muito difícil… Depois de muita troca de ideias, os professores decidiram que o trabalho mais representativo deste projeto é o do aluno Samuel Pereira, da turma do professor Ricardo Farinha, 4º E.