O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)
Memória descritiva da imagem:
É urgente a preservação das nossas praias e dos animais marinhos. Devido às atividades humanas e lixo deitado nas sarjetas/sumidouros, o lixo vai parar ao mar. Uma vez chegado às praias, coloca em perigo a vida marinha e a qualidade da água. É um problema global!
Neste seguimento a imagem escolhida pretende representar a vida marinha em perigo devido à poluição resultante da atividade do ser humano. Portugal tem o lugar da Europa onde é possível avistar baleias (os Açores são considerados santuários das baleias e por vezes é possível avistá-las no continente). Estes cetáceos vivem nas nossas águas, porque ainda reúnem as condições necessárias à sua existência. Foi assim, escolhido este animal, quase mítico, para representar a vida marinha e a urgência de a preservar! O desenho representa a grandiosidade da baleia (vida marinha) e o perigo que enfrenta (lixo marinho), junto a uma sarjeta (onde é deitado o lixo).
Pretende-se assim, alertar cada cidadão, desafiando-o a adotar atitudes mais responsáveis e amigas do ambiente.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
Escola: EB 2,3 Júlio Brandão, Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão
Professores coordenadores: Carlos de Castro e Sónia Barreiras
Nº de alunos: 400
Idade: 11-14
Ano de escolaridade: 5º ao 8ºanos
Este projeto foi proposto aos vários diretores de turma e professores de cidadania da escola que desafiaram os seus alunos a elaborarem um desenho para alertar à poluição existente nos sumidouros/sarjetas, abordando um pouco a problemática nas aulas de cidadania. Os trabalhos realizados pelos alunos foram, depois, analisados na sede do Clube Eco-Escolas, juntamento com os alunos que pertencem ao Eco-conselho e foi selecionado o desenho que mais votos reuniu.
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
41.404308, -8.52392 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
A sarjeta está localizada junto a um bebedouro onde os alunos costumam beber ou encher os cantis de água, neste sentido apelamos a que o mar começa aqui e que tenham cuidado em não deitar lixo ao chão.