O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar (Ovar)
Memória descritiva da imagem:
Descrição do desenho
Os oceanos são ecossistemas indispensáveis para a vida na Terra, e por isso deviam ser respeitados e protegidos. Contudo a Homem tem vindo a pôr em risco a sobrevivência das espécies que nele habitam, com atitudes desrespeitadoras do ambiente, colocando lixo indevidamente para o chão, que mais cedo ou mais tarde irá chegar ao mar.
As sarjetas, que só deveriam receber as águas pluviais, limpas, são infelizmente locais de entrada de resíduos provenientes da atividade humana, que irão constituir a maior parte dos resíduos presentes no mar.
Fui ver uma sargeta no recreio da escola e outra na rua, à entrada da escola, eram semelhantes nas dimensões, contudo enquanto a da escola estava limpa, a da rua tinha plásticos e pontas de cigarro. Iniciei o esboço do meu desenho imaginando uma mensagem visual que transmitisse às pessoas que passam na rua, a importância da ação de cada uma para a proteção da vida nos oceanos! Fiz um esboço de dois animais marinhos que conheço melhor e de que gosto muito: um peixe e uma tartaruga marinha.
O Mar começa aqui!
Foi uma mensagem positiva que quis transmitir: realçar a coexistência destas duas espécies em harmonia, num ecossistema livre de poluição, onde não há riscos para a sua sobrevivência. A graciosidade do peixe com a sua grande barbatana caudal, e a tartaruga brincalhona que o persegue, fazendo bolinhas na água com o ar que expira - A tartaruga brincalhona - é o nome que dou ao meu desenho.
O Homem deve usar o ecossistema marinhos de forma sustentável e respeitando-o. Era assim que eu gostava de ver o oceano, com a água sempre azul, sem marés negras, sem plásticos e onde todas as espécies que nele vivem estão felizes!
Sarjeta do recreio: comprimento – 55 cm; largura – 40 cm
Sarjeta do desenho: comprimento – 10 cm; largura – 8 cm
Escala 1:5,5 (1 cm no desenho equivale a aproximadamente 5,5 cm na realidade)
Catrina Barreto Dias, 9.º B; idade: 15 anos
Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar
Ovar, 25 de abril de 2022
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
Memória descritiva do projeto:
O Mar começa aqui
O projeto teve início a partir da comunicação e divulgação feita na escola pela professora da disciplina de Ciências Naturais, coordenadora do programa Eco-Escolas na nossa escola.
Gosto muito de desenhar, sobretudo temas relacionados com a natureza. Por isso aceitei logo este desafio e empenhei-me com entusiasmo e satisfação na realização deste trabalho.
Comecei por ir ver uma sarjeta no recreio da escola e outra na rua à entrada da escola. Medi-as, eram semelhantes. Fiz no local o esboço de uma, que me serviu de ponto de partida para o meu desenho final. A sargeta da escola estava limpa, mas a da rua tinha plásticos e pontas de cigarro. Pensei então numa mensagem que pudesse ser um alerta para a mudança de comportamentos, sobretudo das pessoas que passam na rua junto à escola.
Pensei nos seres vivos que mais sofrem com esta poluição, em especial dois representantes de espécies que já tivemos no nosso aquário na escola: uma tartaruga e um peixe vermelho. As tartarugas marinhas são animais muito ameaçados pela poluição dos oceanos, sobretudo pelos plásticos que ingerem, porque os confundem com alimento, provocando lesões no sistema digestivo que as levam à morte. As redes de pesca são também uma grande ameaça à vida das tartarugas. No verão passado, uma tartaruga deu à costa numa praia próxima do nosso concelho e estava com fragmentos de rede a envolver-lhe a cabeça. Vi essas imagens que me impressionaram bastante e que gostava que não se repetissem!
Desenhei estes animais marinhos só com lápis, para depois os pintarmos com cores bem vivas para que todas as pessoas que passam na rua, os vejam e se lembrarem de que o lixo que colocarem inadvertidamente para o chão, entrará na sarjeta e chegará ao mar, constituindo uma ameaça à vida destes seres vivos!
Para concluir o meu trabalho determinei a escala a partir das medidas reais da sarjeta e das medidas da sarjeta no meu desenho.
Sarjeta do recreio da escola: Comprimento: 55 cm; Largura: 40 cm
A sarjeta do meu desenho tem as seguintes dimensões: Comprimento: 10 cm; Largura: 8 cm.
Assim a escala do meu desenho é de aproximadamente 1:5,5 (cm)
(1 cm no desenho equivale a 5,5 cm na realidade)
Aluna: Catarina Barreto Dias, n.º 5, 9.º B; idade: 15 anos
Professora coordenadora do projeto: Sisandra Lurdes de Campos Sousa
Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar
Ovar, 25 de abril de 2022
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
40.8568426, -8.6199965 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
Apintura está localizada no jardim da escola, na proximidade do mastro onde se encontra hasteada a Bandeira Verde.