O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola EBS Rainha D. Leonor de Lencastre (Sintra)
Memória descritiva da imagem:
Memória descritiva da imagem escolhida
A Constança realizou vários esboços/propostas no seu caderno, acabando por mesclar duas delas, juntando aquela em que se inspirou numa “Caravela-portuguesa”, com uma outra, onde a “grelha“ da sarjeta servia de apoio a várias sardinhas (a aluna investigou imagens relacionadas com as suas ideias, procurando apoio para encontrar soluções interessantes e apropriadas ). Depois de passar o trabalho escolhido para uma folha de papel de desenho (recurso ao papel vegetal), a aluna pintou-o utilizando canetas de feltro e lápis de cor. Acabou por conseguir uma proposta final criativa e bastante original (Escala: 1x10). Esta proposta integra os dois logotipos ( Eco - Escolas e O Mar começa Aqui), que seguem num apontamento, mas definindo já as respetivas posições na composição global.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
Projeto “O Mar começa Aqui” - EBS Rainha D.Leonor de Lencastre
Memória descritiva do Projeto
Alunos e professores envolvidos:
- Os 20 alunos da turma A do sexto ano, com idades compreendidas entre os 11 e os 13;
- As professoras da disciplina de Educação Visual, Ana Cristina Silva e Vera Pyrrait, esta última também uma das coordenadoras do projeto Eco-Escolas na EBS Rainha D.Leonor de Lencastre.
Dinâmica/etapas do trabalho desenvolvido:
Os alunos da turma em questão vêm sendo sensibilizados para a problemática ambiental e foram especialmente motivados para trabalhar neste projeto que ficou adiado desde o ano passado, com a promessa de concretização no presente ano letivo.
Foram projetados os fundamentos do projeto, o regulamento e visionados alguns vídeos relacionados com o tema. Os alunos viram também imagens de trabalhos anteriormente realizados e após uma troca de ideias no grupo turma, cada aluno passou a registar graficamente no DAI (Diário de Artes e Ideias) as suas propostas, escolhendo a escala de redução a utilizar (um grupo de alunos mediu entretanto as sarjetas/ sumidouros a intervencionar, desenhando um modelo em tamanho real, cujas medidas serviram de base para os esboços executados à escala de redução necessária);
Os alunos consultaram diferentes imagens de apoio aos desenhos a realizar, com ênfase para algumas espécies autóctones.
As sarjetas escolhidas encontram-se por baixo da sala de aula da turma do 6ºB, situada no primeiro andar e são bem visíveis das janelas. Estão situadas na entrada da escola ao longo da bancada que ladeia o campo de jogos e têm o mesmo tamanho e configuração daquelas que se encontram na rua, do lado de fora da escola, igualmente escolhidas para integrarem o projeto.
Cada aluno escolheu a melhor das propostas realizadas, procurando soluções originais e criativas, passando de seguida o desenho escolhido para uma folha de papel de desenho, recorrendo a papel vegetal, melhorando pormenores e definindo a escala a utilizar;
Seguiu-se a fase de pintura (técnica mista), utilizando as técnicas de pintura aprendidas e usando a cor de forma expressiva e intencional.
Seleção dos trabalhos:
Depois de concluídos, foram apresentados à turma, tendo os alunos manifestado as suas preferências. As duas professoras analisaram todos os trabalhos e escolheram aquele que entenderam reunir mais qualidade em função de todos os parâmetros definidos. Acrescente-se que proposta selecionada para representar a escola, foi também uma das mais votada pelos alunos da turma, nomeadamente a da aluna número onze, Mª Constança Rodrigues.