O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola EB 2,3 de Quarteira (Loulé)

Memória descritiva da imagem:
A imagem sugere que o fundo azul represente o habitat marinho e o polvo, a vida marinha. Os plásticos representam a poluição constante a que os oceanos estão sujeitos.

Proposta de imagem a pintar:

Preserva a vida marinha!
Preserva a vida marinha!

Memória descritiva do projeto:
Quarteira é uma cidade com grandes tradições piscatórias, uma terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que a banham, através da quantidade e qualidade da biodiversidade animal e vegetal.
Identificação da escola: E.B. 2,3 de Quarteira.
Identificação das professoras coordenadoras da atividade: Vanda do Vale, Sónia Pires, Ana Patrícia Fernandes e Isolda Costa.
Número de alunos: 21 alunos.
Ano de escolaridade dos alunos: 9.º ano.
Turma: B.
Idades: 14 anos.
Nome do aluno: Musah Avalhães, 9.ºB
Síntese das várias fases do projeto:
Inicialmente foi efetuada uma sensibilização impactante em toda a comunidade escolar, sobre os diferentes ecossistemas, a biodiversidade marinha e a sua importância. O objetivo foi que cada aluno conquistasse uma voz e uma participação ativa neste projeto.
De seguida, houve a preocupação em incitar os alunos e toda a comunidade educativa a um compromisso de boas práticas e iniciativas através de frases com algum impacto. Estas, conseguiram colocar em prática ações inerentes a um conhecimento mais alargado às questões relacionadas com as nossas preocupações com “O Mar”.
Com a realização deste Projeto, houve também, por parte das professoras coordenadoras, a capacidade de aprender com os alunos de que forma é que, num espírito comum a todos, é possível construir um futuro melhor para o nosso oceano. Esse futuro envolve princípios, as áreas de competência e os valores, no âmbito do domínio da Educação ambiental, dos oceanos e do domínio do desenvolvimento sustentável.
Posteriormente, selecionou-se a sarjeta a ser pintada, recaindo a nossa escolha numa sarjeta no interior do estabelecimento que fosse de grande visível a toda a comunidade escolar, perto de um portão lateral, numa zona de muita movimentação, mesmo à entrada da E.B. 2, 3 de Quarteira.
Cada aluno decidiu o que pretendia desenhar numa primeira fase e após, em diversos materiais riscadores, pintura a lápis de cor, lápis de cera, marcadores, guaches, grafite, pastel, esboçou em papel A4 protótipos de possíveis representações da preservação de ecossistemas e da biodiversidade marinha, contribuindo para a integração para a tomada de medidas ambientais que tenham impacto no meio escolar bem como em toda a comunidade.
Através de um concurso interno, foram selecionados os três melhores protótipos, sendo o júri as coordenadoras deste Projeto e um elemento do Órgão de Gestão do Agrupamento.

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

O início do desenho na sarjeta
O início do desenho na sarjeta
As primeiras cores após desenhar na sarjeta.
As primeiras cores após desenhar na sarjeta.
Experiências com cores.
Experiências com cores.
Acabamentos finais da pintura da sarjeta
Acabamentos finais da pintura da sarjeta
Pintura da sarjeta a finalizar.
Pintura da sarjeta a finalizar.

Coordenadas da localização da pintura:
37.069478, -8.095779 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura localiza-se na entrada na escola junto ao portão principal.