O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola EB 2,3 Octávio Duarte Ferreira (Abrantes)
Memória descritiva da imagem:
A sardinha portuguesa foi um dos seres vivos selecionados, um peixe simultaneamente nobre e popular. A história da sardinha em Portugal cruza os séculos, mesmo antes da ocupação romana na região (218 a.C.). Este pequeno peixe tem sido um símbolo nacional tradicional de Portugal há séculos. A rainha de todos os peixes e o prodígio do oceano Atlântico!
Quanto à tartaruga marinha, ocorrem cinco espécies em águas portuguesas. Mais raras em Portugal Continental, onde somente no Algarve se tem a hipótese de as ver regularmente, elas são abundantes nas nossas ilhas, nomeadamente na Madeira e nos Açores. Há um mistério no que diz respeito à sua origem, já que não existem registos de reprodução de tartarugas marinhas em Portugal nem em outros países europeus atlânticos. E para as tartarugas chegarem à Madeira e aos Açores teriam de vencer fortes correntes contrárias! A vida sempre a surpreender!
Por último temos a lontra-marinha que é o mamífero mais pequeno e o mais recente no oceano, onde vive há apenas cerca de cinco milhões de anos. É o único mamífero marinho que ainda apresenta caraterísticas de animais terrestres: patas dianteiras como o cão, dentição de carnívoro, orelhas e até sobrancelhas. Utiliza ferramentas, conseguindo partir conchas com pedras. Este ser vivo representa a ligação do mar e da Terra.
Estes animais estão a tentar reter os vários resíduos para que estes não cheguem ao mar…
Uma grande parte dos resíduos abandonados termina nos mares e os rios, especialmente os maiores e mais poluídos, são determinantes na chegada de plásticos ao ambiente marinho! As águas residuais, o vento, a chuva e as inundações, entre outras formas, levam o plástico terrestre até aos oceanos.
O plástico conseguiu chegar ao ponto mais profundo do planeta: o abismo Challenger, situado a 11.000 metros de profundidade, onde praticamente nem mesmo o homem é capaz de chegar! A descoberta é a melhor prova da dimensão do problema e de que chegou o momento de se consciencializar e fazer o possível para reverter essa situação.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira- Tramagal
A professora coordenadora, Teresa Mendes e a colega Leonor Lopes divulgaram o concurso "O mar começa aqui" aos alunos.
Este trabalho foi realizado pelos alunos das turmas 8ºI (12 alunos) e 9º J (18 alunos), que desde logo revelaram um grande empenho na sua realização. Começaram por verificar qual seria a sarjeta que melhor se adaptava à sua ideia e resolveram projetar o seu desenho com base na saída da água do beiral, de um dos blocos da escola e que escoa para a sarjeta. Após alguma pesquisa, selecionaram três animais que adicionaram ao seu desenho para o enriquecer, uma sardinha, uma tartaruga e uma lontra que tentam desesperadamente segurar o lixo para que este não chegue ao mar.
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
39.451472, -8.251551 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
A pintura encontra-se no pátio da escola, junto a um pequeno jardim, por baixo de um beiral. Não se conseguiu concretizar Não se conseguiu concretizar a pintura da água a sair do beiral porque não foi possível arranjar um andaime.