O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Conservatório de Música do Porto (Porto)
Memória descritiva da imagem:
Tema: “O Mar Começa Aqui”
Título: “O mar começa em nós”.
Autores: Grupo de alunos do 5º ano de escolaridade, turmas A e B e alguns alunos que frequentam o “Canto das Artes - dos 6 e 8 anos de escolaridade”.
Dimensões: 250x70cm
Suporte: pedra da rua preparada
Técnica utilizada: (tintas para espaços exteriores – Sotinco)
Data: (ano letivo 2021/2022/ junho)
Coordenação: Professores representantes do grupo Eco escola
Memória Descritiva
A proposta apresentada resulta de uma ideia comum ao grupo sobre metamorfosear uma garrafa de água e um peixe. Conforme proposta da A.B.A.E. optou-se por eleger uma espécie autóctone neste caso o peixe Pimpão, Carassius auratis. Desenharam-se vários peixes e diferentes garrafas explorando-se o conceito de metamorfose com simplificação por nivelamento e acentuação. A cabeça do peixe manteve-se grande de acordo com sua forma original. A forma ovalada do peixe funde-se com a volumetria cilíndrica e cónica da garrafa. Recorreu-se à simplificação formal e ao movimento de translação e reflexão da barbatana dorsal que passou a integrar a parte inferior da forma do peixe, conferindo-lhe ritmo, movimento e fluidez. Geometrizou-se e deformou-se a forma cilíndrica da rolha da garrafa numa forma plana e triangular cortada em três partes. Fez-se uma rotação da posição desse triângulo que posteriormente foi cortado em três partes distintas e onduladas para simularem por um lado o rabo do peixe e por outro movimento de água. As cores foram essencialmente baseadas na cor da água do mar e do rio, no significado de tranquilidade e paz a que o azul está associado. O branco opera como estabilizador das formas no espaço, ora delimitando-as, ora abrindo-as. Serve também como elemento visual que provoca contrastes e harmonias. O cinzento faz a ligação entre os espaços mais sujos (do suporte pedra e ferro do sumidouro) e os grafismos visuais. A colocação dos logotipos, códigos QR e palavras soltas ou endereço de links são colocados na composição visual como elementos gráficos abstratos que conferem dinamismo estético. Também operam como um “sistema interativo” que permite aprofundar o projeto para além da imagem material plasmada na própria pintura.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
O projeto “O Mar Começa Aqui” proposto pela A.B.A.E. no programa de atividades sugeridas para as Eco Escolas foi acolhido pela Escola Artística do Conservatório de Música do Porto com o maior interesse. De facto, a proposta deste projeto insere-se num dos temas aglutinadores de atividades curriculares e extracurriculares que se interrelacionam nos vários departamentos da escola. “Os Oceanos” foi o tema eleito para este ano letivo.
A nossa escola entende-o como um tema abrangente que cruza diversos universos e áreas como são as preocupações com a sustentabilidade da natureza, a preservação do ambiente, a economia circular e a paz no mundo, entre outros. Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular é um dos objetivos do Concurso “O Mar Começa Aqui”. Este objetivo foi cumprido nas aulas de, Português, Matemática, Ciências Naturais, Educação Visual, Cidadania e Educação física através de atividades de sensibilização sobre a temática, trabalho de observação, investigação e experimentação. A biblioteca participou com a aquisição de livros sobre a temática específica e disponibilização dos mesmo para consulta. A criação e produção da pintura que irá a concurso na plataforma da A.B.A.E., (após ser pintada na rua em frente ao portão principal da escola) é o resultado de um trabalho de grupo, em espaços escolares e não escolares.
A implementação de estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade tem sido desenvolvida pelo contacto direto com a Dr.ª Ana Maria Magalhães, representante da Câmara Municipal do Porto, com o professor António Moreira Jorge, Diretor do Conservatório de Música do Porto e com os professores Eugénia Morais, Maria Regina Ramalho e Paulo Lage, representantes da Eco Escola.
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
41.15539, -8.62358 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
No sumidouro em frente ao portão da Escola Artística Conservatório de Musica do Porto.