O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola Secundária com 3.º Ciclo de Caneças (Odivelas)
Memória descritiva da imagem:
Autora: Millena Barreto Amado Silva, aluna do 12º ano, da turma 12AV1
A Ilustração pretende chamar a atenção para o facto de a acumulação de resíduos nas nossas ruas ter como consequência a poluição dos nossos mares, pondo em risco a vida marinha e a extinção de espécies.
Vários elementos ressaltam da imagem:
- Um caranguejo - elemento facilmente reconhecido por quem passe, dado ser muito comum na nossa costa – e um cavalo-marinho – espécie em risco – envolvem uma grelha da Sarjeta empunhando, eles próprios, uma reivindicação: LIXO AQUI? NÃO!
- No mar, na base da grelha, pode ler-se a razão para a reivindicação: O mar começa aqui!
- Pendurados ou perto da grelha, “no Mar”, são representados elementos de plástico muito comuns nas ruas como garrafa / aros/ anilhas / e saco de plástico bem como máscaras cirúrgicas (um sinal da pandemia) e, ainda, outros elementos dos mais comuns abandonados, latas e beatas.
- A representação das espécies marinhas, tipo desenho animado, com as suas cores vibrantes e/ou formas naïves, pretendem prender o olhar de quem passa e a mensagem é simples e direta convida à reflexão e , quiçá , a alteração de comportamento.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
Memória descritiva do projeto
Identificação da escola: Escola Secundária de Caneças
Professoras coordenadoras da atividade: Lucília Jorge e Maria João Santos
Número de alunos com desenhos aceites: 10
Idades e anos de escolaridade dos alunos: entre os 15 e os 18 anos; 9º, 10º e 12º anos
Enquadramento do desenvolvimento da Atividade
Tal como no ano anterior, a inscrição no concurso “O Mar começa aqui” inseriu-se numa estratégia assumida de sensibilizar a comunidade educativa quer para o excesso de resíduos urbanos produzidos anualmente, quer para a problemática do mar / oceanos (e.g., poluição/ acidificação) e suas consequências.
Em Cidadania e Desenvolvimento, bem como no desenvolvimento programático de disciplinas como Inglês e Geografia estas temáticas foram alvo de pesquisas e debate.
Desenvolvimento da Atividade
Explicado o enquadramento, concretamente no que respeita ao projeto “O MAR COMEÇA AQUI”, este foi divulgado pelas coordenadoras do Eco-Escolas por via eletrónica (e-mails e jornal de escola Em Progresso), através do placard do Eco e pelos professores em sala de aula.
De notar que o projeto do ano anterior, pintado num sumidouro na entrada da escola, muito impactante pelo tamanho, cor e mensagem, foi um elemento facilitador.
Os alunos trabalharam os aspetos referentes aos tipos de sarjetas e sumidouros, aos resíduos bem como espécies marinhas mais em risco de extinção pois, ao nível de escola, determinámos que pelo menos um dos elementos deveria corresponder a uma espécie em risco de extinção.
Qualquer aluno poderia apresentar um projeto. Houve uma grande diversidade de desenhos, quer ao nível da escolha dos elementos gráficos a incluir, quer ao nível do tipo de representação dos mesmos. Alguns, contudo, não cumpriam todos os requisitos, sendo a escolha reduzida a 10 desenhos.
A seleção e elementos da imagem
A imagem final foi selecionada do seguinte modo:
Numa primeira fase, os representantes dos alunos do Conselho Eco-Escolas e as coordenadoras do Eco-Escolas escolheram 5 projetos que se evidenciaram pelos elementos gráficos incluídos e facilidade de interpretação da mensagem;
Estes foram expostos no placard do Eco e a votação determinou o vencedor: uma vencedora que repetiu o sucesso do ano anterior.
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
38.8095, -9.233528 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
A Pintura localiza-se num sumidouro, na entrada principal da escola, num ponto fundamental de passagem diariamente utilizado pela comunidade escolar - alameda principal.
A pintura abarcou toda a largura do pavimento o que a tornou ainda mais atrativa, e eficaz a sua mensagem. A localização do caranguejo teve de ser adaptada face â impossibilidade de o colocar lateralmente (lado esquerdo da imagem) como inicialmente previsto.