O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola Básica de Cristelo (Paredes)
										Memória descritiva da imagem:
										Na entrada da escola poderá ver-se uma gaivota em cima de uma estrela do mar, cujas extremidades apontam os quatro pontos cardeais, representados pelas suas siglas. Logo a seguir vê-se a sarjeta escolhida, que mede 6oo cm x 33 cm encostada aos dois lanços de escadas da entrada da escola. As frases temáticas foram colocadas nos espelhos dos degraus encostados à sarjeta de modo a poder ler-se do exterior da escola. No espelho do primeiro degrau esquerdo colocou-se a frase «O mar começa aqui» acrescentando-se no espelho do primeiro degrau direito, «sem plástico». Acompanha igualmente a sarjeta, a representação de algas, o que contrastará com o que logo se observa nos lanços de escadas: silhuetas de peixes cruzando-se, com a boca aberta indo em direção lixo de plástico: sacos, copos, garrafas, embalagens, talheres, canetas, brinquedos, chinelos… 
  Pretende-se assim sensibilizar para o facto de que o plástico colocado na sarjeta espalha-se no mar pelos quatro pontos cardeais, obrigando os peixes a conviver com algas e com lixo, deixando a gaivota e todos incertos no rumo a tomar. A ideia de que o lixo prolifera no lugar da natureza, é reforçada nos dois patamares das escadas, onde se representam objetos resultantes da justaposição de objetos em plástico: uma concha vieira, composta de várias barbatanas «em leque» sobrepostas a uma boia torpedo (usada por nadadores-salvadores) simbolizando a natureza mas também a peregrinação, aqui interior, em vez de a Compostela, para refletir-se como atuar na melhoria da preservação da natureza. Noutro patamar, coloca-se um ouriço composto de cotonetes, numa alusão à imagem que retemos do Covid-19, representando aqui o perigo do plástico, que se avoluma. 
 No que respeita às cores a utilizar, estas são o branco e o amarelo, pois são as que existem para a técnica escolhida, que é a da tinta de marcação de pavimentos, indicada para situações em que a pintura fica sujeita a tráfego, que é neste caso, tráfego pedestre.                                    
Proposta de imagem a pintar:
										Memória descritiva do projeto:
										OBJETIVOS 
  Pretende-se a valorização estética do pavimento da entrada da escola, motivada pela oportunidade de adesão ao projeto Eco - Escolas, com um apelo ecológico para os danos causados nos oceanos, pelo plástico. 
PARTICIPANTES, MODO DE PARTICIPAÇÃO, ABRANGÊNCIA E PÚBLICO-ALVO 
  A participação é livre, visando o maior número possível de elementos da comunidade escolar. A dinamização é maioritariamente efetuada por alunos do terceiro ciclo, sendo a responsabilidade das tarefas e dos conteúdos dos docentes Miguel Azevedo, Sandra Pimenta e Sara Gomes. A participação estende-se a todos os docentes, com especial enfoque nos das disciplinas Educação Visual, Educação Visual e Tecnológica, Ciências Naturais e Ciências Físicas e Químicas.  
LOCAL DA REALIZAÇÃO  
  O ponto de partida da intervenção é uma sarjeta na entrada da escola E.B.2,3 e Secundária de Cristelo, concelho de Paredes (com coordenadas 41°13'20"N e   8°22'0"W) partindo-se desta sarjeta para a pintura do seu espaço envolvente, desde o patamar da entrada ao topo dos três lanços de escadas e respetivos patamares, numa área de cerca de 100 metros quadrados.  
NOME DO PROJETO 
 O tema parte da frase caraterizadora «O mar começa aqui» à qual se acrescentou «sem plástico» para reforçar-se o apelo pretendido. 
DATAS 
 Na escolha de datas para a divulgação e pintura haverá enfoque nos momentos associados à ecologia: 17 a 21 de maio,  20 de maio e 8 de junho. 
MEIOS DE DIVULGAÇÃO 
 A divulgação e documentação será realizada essencialmente da plataforma «Classroom» e a do site escolar, divulgando-se nestes o cartaz, mapa de navegação de eventos semelhantes, e a publicação de vídeos do que for efetuado. 
METODOLOGIA/OBJETIVOS 
 Pretende-se a abordagem aos conteúdos curriculares, tirando-se partido da interdisciplinaridade e da flexibilidade curricular, motivando a exploração dinâmica e interativa de conteúdos com disponibilização de recursos multimédia, de modo a fomentar a vivência sensitiva dos conhecimentos e a sensibilização para a destruição causada pelo plástico. 
Far-se-á  a criação de equipas de trabalho, que abordarão várias propostas e sua viabilidade, refletindo-se nos recursos e orçamento. O trabalho desenrolar-se-á em três fases: 
1ª fase Desenho de letras e figuras no tamanho necessário : gaivota, estrela do mar, peixes da costa portuguesa, ondas estilizadas e figuras polissémicas, focadas na mensagem ecológica: «ouriço cotonete e «vieira barbatana». 
2ª fase Preparação do material de divulgação, pintura proteção e limpeza necessários. 
3ª fase Desenho e pintura «no terreno». 
RECURSOS 
A exploração de conteúdos será efetuada de forma dinâmica e interativa com suporte na pesquisa no Google, com suportes digitais das plataformas Classroom, Canva, afins ao mapeamento interativo, para o uso do QR code ou de utilitários do Google Drive. 
O provimento do material necessário será suportado pela escola E.B.2,3 e Secundária de Cristelo, como pela Câmara de Paredes. Os materiais envolvidos na pintura de pavimento, descritos em orçamento atribuído às tintas Cin, incluem tintas, pinceis, trinchas, baldes e grelhas de pintura, diluente, fato de proteção e luvas.  
MOMENTOS REFLEXIVOS E/OU AVALIATIVOS DOS CONTEÚDOS A TRABALHAR 
Iniciam-se os trabalhosdiagnosticado- se conhecimentos sobre o tema da poluição dos oceanos pelo plástico, partindo-se depois param a exposição dos conteúdos e das tarefas a realizar, individualmente ou em grupo. 
 Ao longo da implementação do projeto, é realizada a monitorização das estratégias escolhidas, partindo-se em questionário ou check-list de observação participante, realizado no Google forms. Nas aulas, fomentar-se-á a troca de experiências e de conclusões, oferecendo-se aos alunos, o feedback comparativo entre os resultados obtidos e os pretendidos.  
   Terminado o projeto, far-se-á igualmente um momento de reflexão com avaliação dos pontos fortes e das ações a melhorar futuramente em projetos semelhantes.  Divulgam-se os resultados do trabalho efetuado  nas diversas plataformas, e agradece-se aos intervenientes.                                    
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
									Coordenadas da localização da pintura:
									41.222825, -8.366565 (ver a localização no mapa)                                
										Localização da pintura:
										A pintura localiza-se junto à entrada principal da Escola Básica e Secundária de Cristelo (sede do Agrupamento de Escolas de Cristelo). 
 A sarjeta escolhida, que mede 6oo cm x 33 cm encostada aos dois lanços de escadas da entrada da escola.                                    
					









