O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola EB 2,3 Caldas de Vizela (Vizela)
Memória descritiva da imagem:
A sereia, símbolo da magia e de encantamento associados ao mar, encontra-se rodeada de alguns seres marinhos e espelha a tristeza pela forma como os seres humanos cuidam deste mundo.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
Escola EB 2.3 de Caldas de Vizela
Professor coordenador da atividade: Lurdes Brito e Marta Silva
Turma envolvida: 6º D
Alunos: Maria (autora do projeto) e restantes alunos da turma (23).
Idades: 11/12 anos
Fases do projeto:
Este trabalho surgiu na sequência de ações de sensibilização realizadas na escola sobre a importância da preservação da água como um recurso essencial à vida. Nestas foi salientado o fato de, ao não fazer parte do sistema de esgotos, o sistema urbano de escoamento de águas pluviais constituir o verdadeiro início do MAR. Recolhe a água e tudo o que ela transporta, drenando diretamente em linhas de água próximas.
Após a ação de sensibilização e com a divulgação da abertura das inscrições para o projeto, foi proposto em Conselho Eco-escolas a participação no mesmo. As professoras desafiaram as diversas turmas a apresentarem imagens alusivas à problemática em questão, que seriam pintadas na escola.
Deste desafio resultaram vários projetos de imagem, tendo as coordenadoras optado pelo que se apresenta em anexo. Com este trabalho, pretende-se consciencializar a comunidade escolar para o facto de tudo o que entra no sistema de escoamento de águas acabar por ir parar ao mar, onde tem graves consequências ambientais.
A sereia e os animais marinhos refletem a beleza e a vida que existe no oceano e que é extremamente prejudicada pela poluição aí fazemos chegar. Por isso, esta se encontra a chorar ao constatar a falta de cuidado dos Homens.
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
41.368, -8.31 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
A pintura encontra-se a decorar parte de um sumidouro localizado na base de um murete que delimita do pátio frontal à entrada principal do edifício escolar.
Como se pode ver pela fotografia, a pintura elaborada abarca parte do muro, o sumidouro, bem como o piso que recebe a água a escoar.