O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola EB1 de Vila Cova da Lixa - Centro Escolar da Lixa (Felgueiras)
Memória descritiva da imagem:
Memória Descritiva da Imagem: “O Mar começa aqui”
A imagem que produzi foi um saco plástico com o mar lá dentro, um peixe vivo e resíduos. Os resíduos provocam a poluição dos oceanos e, por isso desenhei um peixe morto para representar as consequências da poluição marinha. A mensagem principal que quero comunicar é a de que estamos a transformar os oceanos no nosso saco do lixo. Esta situação é dramática e gravíssima para todos os ecossistemas marinhos e, igualmente, para nós, na medida em que a sobrevivência da humanidade na Terra está diretamente ligada às condições de nossos oceanos e suas correntes de água.
Tiago Lopes Uvaldo
2.º ano/7anos
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
O Mar começa aqui…
Memória descritiva do Projeto
Identificação da Escola: Escola Básica de Vila Cova da Lixa, concelho de Felgueiras
Professor Coordenador da Atividade: Ana Paula Rosa
Idades dos alunos: dos 6 aos 9 anos
Na 2.ª reunião do Conselho Eco-Escolas, a Coordenadora lançou o repto da 3.ª edição do desafio: “O mar começa aqui”, ao qual todos se pronunciaram de forma entusiasta e favorável. Posteriormente, cada professor, na sua turma, contextualizou os objetivos do desafio. Para tal, foi visualizado o vídeo: “Cinco ilhas de plástico”: https://www.youtube.com/watch?v=F6v_ibKMNOY, dando lugar a um debate. Seguiu-se o desenvolvimento do projeto em casa, junto da família, como forma de os sensibilizar/alertar para a problemática e, igualmente, consciencializar de que simples gestos diários contribuirão para a biodiversidade marinha que, por sua vez, é importante para a sustentabilidade da TERRA.
Todas as turmas participaram e, cada turma elegeu de um a quatro imagens, representativos da sua turma – 1.ª triagem;
No dia 24 de março, o júri, constituído por 6 elementos, reuniu na escola para eleger a imagem que representará a escola no desafio. Foi uma eleição difícil porque as três melhores classificadas reuniam os critérios tipificados pelo júri. Todavia, a mensagem veiculada pela imagem vencedora de que a humanidade, ao longo de anos e anos, tem vindo a transformar o mar no seu saco do lixo ganhou relevo e força nos elementos do júri. Os trabalhos participantes foram colocados nas paredes do corredor central da escola, para que toda a comunidade possa ver, apreciar e tomar consciência das mensagens veiculadas nas imagens;
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
41.3279609, -8.1451807 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
A pintura situa-se à direita do portão da entrada principal da Escola De Vila Cova da Lixa.