O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola Básica Salvador Leonardo Ferreira (Lourinhã)
Memória descritiva da imagem:
O animal aquático representado nesta figura é uma enguia.
A enguia é um peixe que se desenvolve em rios e reproduz-se nos oceanos, encontrando-se em ambientes aquáticos portugueses, fluviais e marinhos.
A figura apresenta uma enguia em ambiente poluído para alertar a comunidade local que o lixo deitado à rua depressa é canalizada para os rios e posteriormente o mar.
No caso desta espécie, a preocupação é redobrada visto que ao longo do seu ciclo de vida, vive nos dois ambientes aquáticos.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
A EB Salvador Leonardo Ferreira participou no projeto “O Mar começa Aqui” 2022, sob a coordenação da docente Ana Catarina Pereira e Catarina Barradas. Participaram 50 alunos de três turmas: uma do jardim-de-infância, e duas do 1º ciclo, 1º e 2º ano e 3º e 4º ano.
Numa primeira fase, foi apresentado aos alunos o projeto e o seu objetivo principal, dando a conhecer alguns exemplos de anos anteriores e de projetos vencedores de outras escolas. Em seguida foram informados das regras do concurso, da importância da apresentação do nome do projeto bem como o de privilegiar as espécies marinhas autóctones. Surgiu a dúvidas quanto a estas espécies iniciando uma investigação/diálogo sobre o tema.
Numa segunda fase, foi-lhes entregue uma folha com a ilustração de uma sarjeta, servindo como base ao trabalho de cada um.
Numa terceira fase, após a elaboração dos vários projetos, foi realizado, em cada turma, uma votação dos dois melhores trabalhos. Os seis trabalhos escolhidos pelos alunos (dois de cada turma) foram enviados aos nossos parceiros da Câmara Municipal da Lourinhã que escolheram o melhor projeto.
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
39.275200993406, -9.2796495750359 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
Rua 24 de Agosto, 23 São Bartolomeu dos Galegos, Lourinhã