O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola Básica Estádio do Mar (Matosinhos)
Memória descritiva da imagem:
Este desenho/proposta de imagem foi realizado para a participação no projeto “O Mar Começa Aqui”. A dimensão da imagem tem em consideração o tamanho da sarjeta. O polvo apresenta quatro tentáculos, pois os outros subentende-se que estão atrás e por isso não são visíveis. Este além de simbolizar as espécies marinhas também simboliza a nossa Escola que é considerada a Escola dos Afetos. Os tentáculos representam os braços e estes os abraços, pois a nossa Escola abraça diversas nacionalidades e diversas culturas, não fazendo distinção, mas sim a inclusão de todas as crianças.
A água com a sua cor azul mostra ser límpida e ter movimento, transmitindo-nos que depois de entrar na sarjeta fará o seu percurso até ao oceano e que nela não devem entrar detritos (lixo), caso contrário, o mar estará a ser poluído e assim todos os seres vivos que aí vivem serão prejudicados quer a nível da alimentação quer a nível do seu habitat.
Na mancha estão presentes elementos de espécies autóctones da nossa costa marítima como os búzios e as conchas.
Os elementos que participaram na realização fizeram-no com empenho e entusiasmo.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
O desafio "O Mar Começa Aqui" teve o seu início através do convite feito pelo Departamento do Ambiente do Município de Matosinhos à Escola Básica Estádio do Mar, situada na rua Bombeiro Voluntário em Matosinhos.
A professora coordenadora do programa Eco-Escolas, Zita Vara Rodrigues, aceitou o desafio como professora titular da turma A do 3º ano, constituída por 16 alunos com idades compreendidas entre os 8/9 anos. Pediu a colaboração da colega da turma B do 3ºano, Susana Ferreira, constituída por 18 alunos. Todos os discentes têm idades compreendidas entre os 8/9 anos. Numa primeira abordagem, a professora Zita, explicou o que é uma sarjeta, inclusive fomos ver uma próxima da escola e medimo-la. Seguindo-se uma sensibilização para a importância de não se deitar qualquer espécie de lixo na rua, mas sim colocá-lo no local apropriado. Os alunos, deram vários exemplos do que viam no chão, no seu itinerário casa escola e escola casa, como beatas, máscaras de proteção para o Covid, cotonetes, entre outros. Também esclareceu sobre o percurso das águas pluviais desde que entram nas sarjetas até à sua chegada ao mar e ao Oceano Atlântico que banha Matosinhos. Por fim sensibilizou para a importância de não poluir os meios terrestres nem os aquáticos.
Feito o enquadramento da atividade a realizar, os alunos produziram alguns trabalhos. A partir desses desenhos e das suas ideias, os alunos das duas turmas com muito empenho, com muito entusiasmo e com a ajuda das duas professoras realizaram um desenho simples, tendo em consideração o tamanho da sarjeta. com a dimensão da imagem a pintar.
As outras duas fases do Projeto serão concretizadas no tempo estipulado e seguindo todas as instruções referentes ao mesmo.
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
41.184094476694, -8.670061635602 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
A sarjeta pintada, localiza-se no fundo, do lado direito, no parque de estacionamento contíguo à Escola Básica Estádio do Mar, situada na rua do Bombeiro Voluntário em Matosinhos.