O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022

Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)

Memória descritiva da imagem:
Sendo o Redondo um concelho do interior do país privilegiou-se o estudo dos ecossistemas de água doce em que foram referenciadas várias espécies animais.
Os golfinhos, delfins, peixes-botos, botos ou toninhas são animais cetáceos pertencentes às famílias Delphinidae e Platanistidae. São perfeitamente adaptados para viver no ambiente aquático, sendo que existem 37 espécies conhecidas de golfinhos de água salgada e água doce.
A espécie mais comum é a Delphinus delphis.A proposta da Matilde Valente venceu o concurso interno, uma proposta em que a aluna utilizou técnica mista, e que pela sua simplicidade será facilmente enquadrável em vários tipos de sumidouros e na qual poderão ser incluídos os logótipos das entidades promotoras do concurso.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Identificação da Escola: Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade – Redondo
Nome da aluna: Matilde Valente
Ano de Escolaridade: 5.º Turma A
Professores Coordenadores da Atividade: Laura Dinis, Maria Fátima Broa, Mariana Banha, Cristina Cardoso; Luís Aires
Numa fase inicial, o município de Redondo fez a inscrição e a Escola, lançou o desafio aos alunos dos 5º e 7º anos de escolaridade. Com a coordenação dos professores da disciplina de Educação Visual e tecnológica, de acordo com os objetivos do concurso, foi delineada a estratégia de atuação.
Assim foram analisados em conjunto com os alunos a ocorrência de fenómenos de precipitação, o percurso das águas pluviais, as áreas impermeáveis, os coletores instalados, sarjetas e sumidouros, até aos cursos naturais de água, lagos, lagoas e mares.
Foi também analisado o efeito de arrastamento por estas águas de resíduos decorrentes da atividade humana e os seus efeitos nos ecossistemas terrestres e marítimos.
Foram ainda caracterizados sumariamente o tipo de resíduos e o seu impacto e tempo de degradação no meio ambiente.
Por outro lado, fez-se a caracterização da fauna e flora dos ecossistemas da nossa região.
Deu-se espaço à criatividade dos alunos.

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
38.643188, -7.547741 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
No interior da escola