O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Jardim de Infância de Carvalho (Ovar)
Memória descritiva da imagem:
A imagem final construída representa o lixo que cai dos contentores e/ou baldes do lixo por falta de cuidado, ou o que as pessoas deitam para o chão sem se preocuparem com a sua própria atitude. O vento e as chuvas tratam do resto, de empurrar o lixo para as beiras da estrada que acaba por "sumir"/desaparecer da vista, "mergulhando" no Sumidouro indo parar aos rios e ao mar.Como diz o "Super Quik"
O lixo que está representado na imagem, evidencia a visão e o ponto de vista das crianças da educação pré-escolar sobre aquilo que vêm e/ou constatam à sua volta de forma lúdica. Assim, desenharam e pintaram um grande peixe "galo" (acharam engraçado chamar-se galo...) de boca aberta (a grade do Sumidouro) muito triste com todo o lixo que ele e os seus amigos acabam por comer. Vê-se igualmente diversos lixos que vagueiam à volta do Sumidouro e um submarino muito especial(todo o terreno)do primo do Vasco (personagem de um vídeo As aventuras de Vasco - O Oceano) e que vai em socorro das diferentes espécies marinhas, trabalhando na limpeza do mar aonde o perigo é maior.
Para o fundo do mar foi utilizada a técnica de esponjar e para os restantes elementos, guache sólido, pastel óleo, marcadores e lápis de cor e que depois ficará com cor homogénea na pintura final.
Salienta-se que algumas imagens necessitam de ser redimensionadas, uma vez que se trata de crianças em idade pré-escolar e não disponho de impressora no Jardim de Infância o que em certa medida dificultou que conseguisse concluir, atempadamente, a imagem tendo em conta esses pormenores(ampliando ou diminuindo os desenhos das crianças, bem como a inserção dos diferentes logótipos, Projeto, Eco-escolas, Município... no todo da imagem.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
Jardim de Infância de Carvalho (lugar único/1 sala de Jardim de Infância), pertencente ao Agrupamento de Escolas de Ovar Sul
Coordenadora Eco-Escolas do Jardim de Infância: Ed. Diane Marguerite Ramada Bonifácio
Turma D: 15 crianças dos 3 aos 6 anos/ Pré-escolar
Dentro do espaço exterior do Jardim de Infância não existem sumidouros nem sargetas.
A pintura será realizada mesmo em frente ao portão principal do Jardim de Infância, sobre o lado esquerdo aonde tem um sumidouro, com uma excelente visibilidade tanto para peões como para os veículos que transitam.
No âmbito da temática da importância de trabalharmos e cuidarmos para um mundo mais sustentável, várias atividades, em diferentes efemérides e outras, são desenvolvidas como forma de despertar para as diferentes problemáticas ambientais e promover uma consciência cívica e uma responsabilização individual por todos os nossos gestos e atitudes.
Estas atividades são trabalhadas tendo como ponto de partida histórias, curtas de animação, canções alusivas, entre outras, etc...
A questão da poluição do mar já havia sido trabalhada no seguimento da atividade: E Se Não Houvesse Água?!? como um exercício de reflexão e questionamento. Senão houvesse água não havia mar, não havia baleias nem tubarões, nem peixes, não podíamos ir à praia, também não havia água para encher piscinas, etc... ouvimos canções sobre o Planeta Feliz, O Planeta é um amigo, entre outras, bem como visionámos algumas curtas de animação como forma de trabalhar a temática. Observámos o lixo da rua, ouvimos uma história que todo o lixo vai parar ao mar
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
40.849638, -8.579723 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
Sumidouro na entrada principal do Jardim de Infância de Carvalho, à esquerda, na Rua Maria Manuel da Fonseca 3880-621, em Válega, concelho de Ovar, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Ovar Sul.
Acresce referir que introduzi as coordenadas mas a imagem que aparece da escola é muito antiga, ainda eu não trabalhava neste jardim de Infância... pelo que não é dada a ver a imagem do projeto.