O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola EB 2,3 Pêro de Alenquer (Alenquer)
Memória descritiva da imagem:
Memória descritiva da imagem:
A imagem representa uma Boga-portuguesa, uma espécie nativa existente no rio Alenquer, que se encontra em perigo crítico de extinção e uma mão que apanha o lixo produzido pela sociedade.
Este projeto pretende sensibilizar toda a comunidade para a necessidade de não deitar o lixo para o chão, pois poderá escoar para as sargetas indo parar aos rios e mares. Esta atitude é essencial para a proteção de muitas espécies animais, e se nada fizermos, no futuro, muitos peixes poderão não conseguir viver livremente nos rios e mares, mas só em espaços fechados, simbolizados no desenho pela garrafa.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
Memória descritiva do projeto:
Este projeto foi realizado pelos alunos de educação especial que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem – Unidade, do Agrupamento de Escolas Damião de Goes.
Os trabalhos foram desenvolvidos na disciplina de Artes, em colaboração com a disciplina de Cidadania.
Numa primeira fase foram realizadas pesquisas sobre as temáticas da reciclagem, tratamento das águas e as espécies existentes no rio Alenquer, pesquisas essas que que terminaram numa visita ao rio Alenquer.
Na fase seguinte todos os alunos desenharam e pintaram um projeto individual que apresentaram aos colegas.
Na fase final foram analisados todos os projetos e tendo em conta as diferentes propostas, foi criado um projeto final que contemplou ideias de diferentes desenhos, tendo sido escolhida essa maqueta como trabalho a apresentar.
Participantes: 9 alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem, do 5.º ao 12.º ano, com idades compreendidas entre os 11 aos 18 anos.
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
39.050784688119, -9.0013469365233 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
Parque urbano da Romeira - 2580-355 Alenquer
Este local foi o escolhido dado a proximidade do rio Alenquer e por ser um local amplamente usado pelos munícipes e visitantes da vila.