O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola Básica e Secundária Santos Simões (Guimarães)
Memória descritiva da imagem:
O desenho selecionado foi realizado por uma aluna do 8.º ano, sob orientação do seu professor de Educação Visual e de Complemento à Educação Artística. Foram utilizados apenas materiais básicos de desenho e de pintura (papel A3, lápis, lápis de cor e marcadores).
O desenho representa animais marinhos afetados pela poluição e pelos resíduos resultantes da atividade humana. Destaca-se a tartaruga que representa a longevidade que queremos para o nosso Planeta, a resiliência necessária para enfrentar e superar as adversidades e a persistência que permita a mudança de comportamentos e a adoção de hábitos mais sustentáveis.
Assim, a aluna pretende sensibilizar a comunidade escolar e local para a necessidade de todos contribuírem para uma comunidade mais sustentável, assumindo uma atitude proativa na redução da poluição, na diminuição dos resíduos e na sua correta deposição.
Na pintura final da sarjeta, além do desenho selecionado, também irão figurar os logotipos do Programa Eco-Escolas, do programa PEGADAS do Município de Guimarães e do Agrupamento de Escolas Santos Simões.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
Escola Básica e Secundária Santos Simões
Professor responsável pela operacionalização da atividade: Nuno Partidário
Alunos envolvidos: 67 alunos do 8.º ano (13-16 anos)´
Autora do desenho selecionado: Mariana Lis Delgado Pereira (14 anos), 8.º ano
O objetivo fundamental da participação da nossa escola neste projeto foi sensibilizar toda a comunidade escolar, bem como a comunidade envolvente, para a problemática da poluição ambiental, em particular dos recursos de água doce e dos oceanos, alertando para o facto de, independentemente da distância a que uma comunidade se encontra da costa, o lixo produzido e mal depositado, além de poluir o solo, acaba sendo levado pelas águas pluviais, afetando a qualidade da água em todo o seu percurso e, consequentemente, as espécies que dela dependem, nomeadamente as espécies marinhas, pois, em última instância, é no mar que o lixo vai acabar.
Assim, pretendeu-se, mais uma vez, chamar a atenção para este problema, de modo a produzir alterações nos padrões de comportamento dos jovens e das suas famílias.
O desafio foi lançado a todas as turmas do 8.º ano, no âmbito das disciplinas de Educação Visual e Complemento à Educação Artística e da área de Cidadania e Desenvolvimento.
Dos trabalhos apresentados pelos alunos, foram selecionados 7 por serem aqueles que correspondiam melhor à temática da atividade a aos critérios estabelecidos.
O desenho final foi escolhido por um júri composto pela Vice Diretora do Agrupamento, pelo Presidente do Conselho Eco-Escola (um aluno do 6.º ano), por uma aluna do 8.º ano, por um professor de Artes Visuais e pela coordenadora do Programa Eco-Escolas.
Os trabalhos produzidos no âmbito deste projeto serão divulgados à comunidade através de uma exposição e dos canais do Agrupamento.
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
41.451917, -8.272737 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
Rua Dr. Santos Simões, 4810-767 Guimarães
Recinto escolar da Escola Básica e Secundária Santos Simões
(Sarjeta junto à entrada do bloco principal)