O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola EB 2,3 D. Paio Peres Correia (Tavira)
Memória descritiva da imagem:
A imagem desenhada pela aluna partiu do seu interesse, curiosidade e preocupação em relação ao caranguejo eremita e ao polvo (espécies autóctones da costa algarvia), entre outras espécies marinhas, que estão a ser cada vez mais afetadas pela poluição resultante da atividade humana.
No centro da imagem está representada a área da sarjeta através de um retângulo.
A obra pretende espelhar a adulteração dos habitats naturais das espécies marinhas, que são forçados a procurar o seu refúgio/esconderijo no “lixo humano”.
O polvo fechado no frasco e o caranguejo eremita que usa a lata como nova casa, refletem a preocupação da aluna ao sentir que estes animais estão privados da sua "liberdade" nos seus habitats naturais.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
No âmbito do Projeto Eco-Escola, a Escola EB 2,3 D. Paio Peres Correia, Tavira, apresentou a inscrição para o projeto "O mar começa aqui".
De momento, a professora coordenadora da atividade é a docente Antónia Andrade Oliveira (docente em substituição). Para este projeto, a docente contou com a ajuda e colaboração da professora de Educação Visual, Orlanda Almeida, que lançou o desafio numa das suas turmas de 8ºAno.
Como resultado, obteve um feedback positivo por parte da aluna Dana Perez, nº3, da turma A do 8ºAno (a aluna também é membro integrante do Conselho Eco-Escola).
A conceção do esboço foi realizada pela aluna fora do contexto de sala de aula (em casa) e ultimado em termos pictóricos em sala de aula, com a supervisão e apoio da professora de Educação Visual.
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
37.13447, -7.64195 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
A pintura foi realizada numa sarjeta em frente ao campo de futebol, junto ao gradeamento lateral, na saída do portão para as Piscinas Municipais de Tavira.