O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola EB 2,3 Dr. Azeredo Perdigão (Viseu)
Memória descritiva da imagem:
A imagem é formada por um elemento principal, uma espécie marinha, mais comum nas águas portuguesas, a tartaruga-boba ou tartaruga-comum, Caretta caretta, classificada com o estatuto de conservação EN-Em Perigo e identificada no Livro Vermelho dos vertebrados de Portugal (2005).
Os outros elementos são a água, um bem a preservar, os resíduos pelo solo, poluidores de todos os ecossistemas, e o saco de lixo com o qual a aluna procurou representar a recolha e separação.
A tartaruga assiste ao perigo de deixar resíduos no solo os quais poluem as águas pluviais e marinhas, chamando a atenção para a necessidade de este ser devidamente acondicionado e realizar-se a sua separação, porque o mar começa, de facto, nas sarjetas/sumidouros.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
O projeto Eco-Escolas “O Mar Começa Aqui”, a ser desenvolvido na EB Dr. Azeredo Perdigão, Abraveses, Viseu do Agrupamento de Escolas Viseu Norte, com a coordenação do professor de Artes Visuais José Manuel Machado, cujo objetivo principal é o de envolver e sensibilizar a comunidade escolar para problemas relacionados com a Conservação da Natureza, mais concretamente apelar a uma maior consciencialização sobre a importância de preservar a água em todo o seu ciclo.
As quatro turmas do 9.º ano da escola, com alunos na faixa etária dos 14-15 anos foram informados do regulamento e fizeram o levantamento gráfico das sarjetas/sumidouros existentes dentro e nas proximidades da escola apresentando sugestões desenhadas e pintadas com motivos que chamam a atenção para a importância de não deixar resíduos no solo, uma vez que, através do escoamento entram no sistema de águas pluviais e deste modo facilmente chegarão ao oceano.
Foi definido um prazo para entrega das propostas e escolhido um desenho a ser submetido na plataforma para ser pintado numa das sarjetas/sumidouros identificadas.
Entretanto, a direção do agrupamento formalizou o pedido de autorização para a implementação do projeto à Câmara Municipal de Viseu através do seu departamento de educação. Juntamente com este pedido foi também solicitado apoio com uma lista do material necessário, tintas e pincéis, para a execução do projeto.
Pretende-se, para além da imagem submetida, pintar algumas das sarjetas e sumidouros de águas pluviais que se encontram no interior e no exterior da escola com motivos alusivos ao tema, escolhidos entre todos os trabalhos realizados e entregues pelos alunos.
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
40.679693, -7.914415 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
Pintura numa sarjeta/sumidouro dentro do recinto escolar, junto ao acesso ao pavilhão A, da Escola Básica Dr. Azeredo Perdigão, Abraveses, Viseu, sito na Rua da Corga, R. Corga 1, 3519-001 Viseu.