O Mar Começa Aqui | Relatórios dos Municípios 2023

Município de Leiria

Fotografias das pinturas:

Fotografias do Município:

Fotografias das Escolas:

Ecos:

Links:

Número de escolas envolvidas:
12

Número de sarjetas pintadas:
8

Observações:
O Município de Leiria este ano envolveu no projeto “O mar começa aqui”, as Juntas e Uniões de Freguesia, bem como a ADCL – Águas do Centro Litoral, através da realização de uma visita guiada do executivo e funcionários às instalações da ETAR das Olhalvas com o objetivo de os sensibilizar para a temática.
Participaram 23 elementos de 4 Juntas/Uniões de Freguesia, tendo a avaliação da mesma sido muito positiva.
Para a limpeza das sarjetas contámos com a colaboração da Junta de Freguesias, pois pretendíamos que os estabelecimentos de ensino retirassem os resíduos e fizessem um painel com os não degradáveis que encontraram. Esse painel deveria ser exposto na escola para que os professores nas aulas, posteriormente, possam desenvolver a temática com a crianças e elas próprias apresentarem soluções para que as sarjetas não possuam esse tipo de resíduos.
Esses resíduos deveriam ser quantificados/pesados por tipologia.
Para os alunos e consoante a faixa etárias foram criadas ações de sensibilização ambiental, com a duração de 2 horas com os seguintes temas:
a) Atividade de educação ambiental para o pré Escolar e 1º CEB
O Planeta Azul - Há milhões de anos que os oceanos são habitados por seres fantásticos – os tubarões, as raias, os chocos e lulas, entre muitos outros. Estes são essenciais para o equilíbrio dos oceanos, no entanto, os comportamentos humanos estão a pôr em risco a sua sobrevivência. Nesta oficina vai ser possível aprender mais sobre estes incríveis animais, recriá-los utilizando os blocos LEGO®, ficar a conhecer a diversidade existente nas águas portuguesas e quais os comportamentos que devemos adotar para os proteger.
b) Atividade de educação ambiental para o 2º CEB
O pesadelo dos descartáveis - As embalagens descartáveis não são, na sua maioria, recicláveis, e a sua excessiva utilização e descarte incorreto podem dar origem a graves consequências ambientais. Mesmo que só 1% desde tipo de embalagens vá parar ao mar, são 40 toneladas de plástico a inundar os oceanos. Pretende-se com esta atividade desafiar os alunos a desenvolver um processo investigativo sobre as origens e causas dos resíduos encontrados junto a uma sarjeta/sumidouro próximo do recinto escolar. Para tal será realizada uma ação de recolha de resíduos junto destas estruturas, seguida de separação e quantificação das embalagens recolhidas e de um debate final sobre possíveis soluções para esta problemática.
c) Atividade de educação ambiental para o 3º CEB
#SemFiltros - Em Portugal são lançadas ao chão cerca de 7000 beatas, por minuto. Este pequeno resíduo pode trazer graves consequências para os ecossistemas, pois as beatas atiradas para as ruas ou jardins, quase inevitavelmente chegam ao mar, pondo em risco a fauna terrestre e marinha respetivamente. Esta atividade vai testar os participantes com um jogo de Trivial digital, onde serão abordados conceitos e curiosidades relativos ao tema. Para além disso, será feita uma recolha em torno da escola e junto aos sumidouros, que terminará com a contagem individual das beatas e a construção de um poster informativo de alerta para a comunidade escolar.
d) Atividade de educação ambiental para idosos/ pessoas com necessidades especiais / ensino superior
Para alguns é lixo, para nós é arte – Será que a população tem noção de que o lixo é um dos grandes desafios do século XXI? Muitos materiais que se utilizam diariamente são descartáveis e os seus resíduos acabam muitas vezes espalhados pelo solo e pela água e entopem as sarjetas, os sumidouros e os aterros que existem. Nesta atividade vai ser possível aprender como ajudar o ambiente, criando objetos únicos e criativos a partir do chamado “lixo”, que farão parte de uma exposição de sensibilização ambiental com o mesmo nome da atividade.
O Município forneceu a todos os estabelecimentos de ensino tintas, pinceis e os stenceis e acompanhou o trabalho das Eco Escolas.