O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023
Abrantes ( 3 trabalhos )
Escola Básica D. Miguel de Almeida (Abrantes)
A imagem representa a vida marinha na sua simplicidade, com três peixes e um polvo. Tentou-se acima de tudo ir pela simplicidade da imagem, sem complexidade de elementos e outras espécies que desviem a atenção do conceito. Apenas se integraram […]
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Escola EB 2,3 Octávio Duarte Ferreira (Abrantes)
Estão presentes vários animais e algas marinhas a representar o ecossistema marinho. A foca e o pinguim desenhados no topo do desenho estão contentes porque estão a conseguir segurar o lixo e desta forma a conseguirem evitarem a sua passagem […]
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Escola Profi. de Desenv. Rural de Abrantes (Abrantes)
“O mar começa aqui”, a imagem selecionada surgiu de um trabalho que estivemos a desenvolver em projeto. Na imagem observamos uma mancha de cor azul que representa o mar, onde surgem algumas espécies marinhas aludindo para a enorme biodiversidade que […]
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Águeda ( 2 trabalhos )
Escola Professor Artur Nunes Vidal (Águeda)
A imagem selecionada representa as espécies "Pimpão" (preto) e a "Carpa" (vermelho), na envolvência da planta invasora, o jacinto. […]
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Patronato de Nossa Senhora das Dores (Águeda)
Desenho com espécies marinhas tristes pelo lixo no chão que acaba no mar. As espécies marinhas não distinguem muitas vezes o lixo do alimento, por exemplo as tartarugas que confunde os sacos plásticos com alimento. Pretende sensibilizar e alertar para […]
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Albufeira ( 2 trabalhos )
EB1, 2, 3 da Guia (Albufeira)
A imagem é a representação, num dos lados, de um saco de plástico que foi parar ao mar e de um polvo que está ferido - tem um penso rápido - e está a ser sufocado pelo referido saco. No […]
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Escola EB 2,3 D. Martim Fernandes (Albufeira)
“SOS Mar- em defesa dos ecossistemas marinhos" Os resultados da cultura do uso do plástico descartável podem ser vistos sempre que se vai na rua, a uma praia ou até na prática de mergulho. O plástico flutua pelos mares de […]
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Alcobaça ( 8 trabalhos )
Centro Escolar de Alcobaça (Alcobaça)
Esta imagem pretende alertar as pessoas para o perigo de deitar Lixo para o chão, lembrando-as que todo o Lixo que anda pelas ruas, jardins, passeios, etc, vai ter ao mar. Nós, alunos do quarto ano, queremos lembrar aos adultos […]
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Escola Básica da Benedita (Alcobaça)
No âmbito da disciplina de Educação Visual, em articulação com o projeto Eco Escolas, foi executado um esboço tendo como tema “O Mar Começa Aqui”. A imagem representa o fundo do mar saudável, onde os peixes, as estrelas do mar, […]
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Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto (Alcobaça)
As inspirações do meu desenho foram as alforrecas, pois quando pesquisei sobre animais marinhos para ver se tinha alguma ideias, elas apareceram e adorei os seus tons de cores, facilitando assim a pintura do desenho. O lixo representa a poluição […]
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Escola EB 2,3 Frei Estevão Martins (Alcobaça)
Memória Descritiva: Constituição de grupos de trabalho e debates sobre a importância das sarjetas na contaminação das linhas de água e comportamentos de risco usados com impacto nos ecossistemas do planeta. Debate sobre as boas práticas/hábitos a seguir. Registos fotográficos; […]
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Escola EB de Ribafria (Alcobaça)
A ideia é serem os dois peixes, a alforreca e a estrela do mar a levarem uma faixa que diz “O mar começa aqui”, para que todas as pessoas se lembrem de que todos devemos cuidar do mar não deitando […]
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Escola EB1 de Évora de Alcobaça (Alcobaça)
Pintura de uma sarjeta alusiva ao fundo do mar. […]
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Escola EB1/JI da Benedita (Alcobaça)
Uma das imagens será de uma baleia e outra de um golfinho. […]
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Escola EB1/JI do Carvalhal de Aljubarrota (Alcobaça)
A imagem tem no centro uma anémona e um golfinho nadando livremente nas profundezas do Oceano. Em baixo, estão formações rochosas bem como algas e vegetação marinha. […]
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Alenquer ( 3 trabalhos )
Escola EB 2,3 Pêro de Alenquer (Alenquer)
A imagem representa um peixe-diabo, uma espécie de peixe encontrada em todos os oceanos, assim como várias espécies representativas do nosso mar (tartaruga, raia, caranguejo) e do rio Alenquer (boga-portuguesa), que todos os dias vêem a sua vida afetada pelo […]
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Escola EBI do Carregado (Alenquer)
O desenho representa um peixe-palhaço, animal marinho oriundo dos oceanos Pacífico oeste e Índico e, portanto, de água salgada. Esta espécie pertence ao grupo dos Amphiprion. Em linguagem corrente, todos os exemplares deste grupo são designados por peixe-palhaço. O projeto […]
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Escola Secundária Damião de Goes (Alenquer)
A imagem representa um peixe-diabo negro, uma espécie de peixe encontrada em todos os oceanos, assim como várias espécies representativas do nosso mar (tartaruga, raia, caranguejo) e do rio Alenquer (boga-portuguesa), que todos os dias vêm a sua vida afetada […]
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Almada ( 1 trabalho )
Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada)
A imagem representa uma baleia piloto, que pode ser avistada na nossa costa, e um caranguejo, muito comum nas praias da região de Almada. Os alunos inspiraram-se em Picasso e Nadir Afonso para representarem as espécies e a imagem foi […]
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Amadora ( 2 trabalhos )
Escola EB 2,3 Miguel Torga (Amadora)
Memória descritiva da imagem: A imagem representa “Bob the Sponge” o personagem principal de Histórias aos quadradinhos. O seu autor Stephen Hillenburg era fascinado pelos oceanos e produziu várias histórias aos quadradinhos que tinham como tema principal a vida marinha […]
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Escola EB1 Ricardo Alberty (Amadora)
A imagem surgiu de um programa infantil “Bob the Sponge” onde uma estrela do mar é uma das personagens principais da História infantil. O seu autor Stephen Hillenburg era fascinado pelos oceanos e produziu várias histórias aos quadradinhos que tinham […]
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Amarante ( 1 trabalho )
Escola Secundária de Amarante (Amarante)
Sensibilizar as pessoas para a importância de não deitar lixo para o chão, pois acaba nas sarjetas e prejudica os mares e os seres vivos que neles habitam. Representa espécies marinhas articuladas de forma a criar um padrão que fosse […]
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Anadia ( 3 trabalhos )
Centro Escolar das Avelãs (Anadia)
O trabalho apresentado foi selecionado cumprindo os critérios propostos de composição simples, autónoma e criativa. Foi valorizado pela sua simplicidade e autenticidade. Cumpre ainda o critério de, facilmente, ser replicável em sarjetas que existem junto do recinto escolar. Será uma […]
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Centro Escolar de Arcos (Anadia)
Nas palavras do aluno que fez o trabalho: "Fiz este trabalho porque gosto do mar. Devemos protegê-lo e a toda a sua biodiversidade. Não devemos poluir o ambiente porque tudo vai parar ao mar. Com o meu trabalho espero sensibilizar […]
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Centro Escolar de Sangalhos (Anadia)
A imagem contém 3 peixes e um polvo (roxo) e duas estrelas associados à ondulação do mar (cores utilizadas: preto, amarelo e azul e branco e verde). No enquadramento da sarjeta a frase "O MAR COMEÇA AQUI" é paralela à […]
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Ansião ( 2 trabalhos )
Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião)
A imagem representa o meio aquático, através das espécies marinhas (cavalo marinho, sardinha, peixe balão, polvo, tartaruga) e da mancha azul à volta da composição. É visível a ameaça neste meio, provocada pelo lixo que é deixado pelo chão, representada […]
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Escola Tecnológica e Profissional de Sicó - Avelar (Ansião)
Apesar de ainda estarmos a recolher algumas propostas dos alunos, envio uma fotografia de um dos desenhos que para já, é aquele que pretendemos desenvolver: é um polvo, ao redor da sarjeta, com lixo nos tentáculos, a frase o mar […]
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Arganil ( 1 trabalho )
JI/EB1 de Pombeiro da Beira (Arganil)
O mar começa aqui, sem plástico e sem lixo! Vamos todos contribuir para que isso aconteça! Temos que ter atenção ao que atiramos para o chão! É fundamental passar a mensagem de que o percurso das águas pluviais passa por […]
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Arouca ( 2 trabalhos )
Escola EB e Sec. de Escariz (Arouca)
A professora de educação visual propôs a realização de ilustrações para as caixas das águas pluviais/sargetas e a turma aceitou este desafio e realizou trabalhos muito interessantes. Numa primeira fase fomos descobrir o que eram as caixas das águas pluviais/sargetas […]
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Escola Secundária de Arouca (Arouca)
A imagem do golfinho triste e ferido rodeado de lixo, pretende alertar para adoção de boas práticas: colocar o lixo nos locais adequados, como os ecopontos, e nunca para o chão, pois poderão ser arrastados para as sarjetas e levados […]
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Arruda dos Vinhos ( 4 trabalhos )
Centro Escolar Casal Telheiro (Arruda dos Vinhos)
Após a aprovação por unanimidade da participação desta escola no projeto: "O mar começa aqui",no Conselho Eco Escola, foram visualizados filmes sobre a importância dos oceanos e sobre a problemática da sua poluição com o plástico e o microplástico. De […]
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Centro Escolar de Arranhó (Arruda dos Vinhos)
A imagem retrata a biodiversidade que se pretende preservar sensibilizando toda a comunidade envolvente para a importância da limpeza das sarjetas da via pública. […]
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Centro Escolar de Arruda dos Vinhos (Arruda dos Vinhos)
A imagem representa as tartarugas marinhas e algumas espécies em vias de extinção que estão a ficar doentes por causa do lixo (plásticos, metais, vidros, materiais de pesca que os barcos largam, lixo doméstico…) que vai parar ao mar. A […]
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Centro Escolar Santiago dos Velhos (Arruda dos Vinhos)
A poluição dos ecossistemas é um problema mundial. A água é um bem essencial para a vida no planeta e temos como função preservá-la começando pela correta separação dos lixos e mantendo também as sarjetas dos espaços públicos limpas e […]
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Barcelos ( 2 trabalhos )
Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos (Barcelos)
O mar começa aqui. Na nossa proposta apresentamos um desenho de três peixes da nossa zona marítima que vieram dar à sarjeta junto da escola. Dimensão /proporção Imagem 1/10. […]
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Escola Secundária de Barcelinhos (Barcelos)
Os oceanos recebem o que lhes oferecemos! A imagem ilustra a relação entre a vida marinha e o poluição. […]
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Barreiro ( 6 trabalhos )
Escola Básica de Palhais (Barreiro)
Memória Descritiva da imagem A imagem surgiu de uma sensibilização nas salas de aula sobre o impacto ambiental que o lixo urbano, que entra pelas sarjetas das nossas ruas, tem na poluição dos oceanos e nas várias espécies marinhas. Os […]
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Escola EB1 Nº 6 do Barreiro (Barreiro)
Os alunos da turma do 3º ano B fizeram vários desenhos alusivos à temática. logo na turma selecionaram as 6 imagens mais representativas e propuseram aos alunos da turma do 1º ano que votassem para eleger um desenho . E […]
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Escola EB1 Nº 8 do Barreiro (Barreiro)
O trabalho foi realizado com 2 turmas da Escola n.º 8 do Barreiro, uma do 2.º ano e outra do 3.º ano. Os alunos viram um vídeo sobre o Mar, explorou-se a poluição marinha e os alunos foram observar uma […]
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Escola EB1/JI da Telha Nova (Barreiro)
A aluna Rita Pinto resolveu colocar venda nos animais marinhos, uma vez que para eles é difícil distinguir a comida do lixo e acabam por morrer com tanto lixo que é deitado para o chão. O lixo que é deitado […]
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Escola EB1/JI Nº5 do Barreiro (Barreiro)
Escolhemos o polvo por ter vários tentáculos, os quais poderão ajudar a salvar os oceanos. Pretendemos pintar o polvo com as cores da imagem enviada e em tamanho grande para que exceda o tamanho das sarjetas. Cores: roxo na sua […]
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Escola Secundária de Casquilhos (Barreiro)
A forma da água e os elementos gráficos presentes, ilustram a ideia de alguns dos seres vivos que habitam no mar e serve também como alerta de que a sua vida precisa ser preservada. A criativi-dade da proposta está intimamente […]
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Braga ( 4 trabalhos )
EPB - Escola Profissional de Braga (Braga)
Este ano, pretendeu-se novamente, criar um desenho que se destacasse das pinturas dos anos anteriores, por isso criou-se um pintura à mão realizada em papel com vários animais, marítimos e terrestres e com símbolo de perigo no meio captando a […]
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Escola Básica Mosteiro e Cávado (Braga)
No desenho, com forma circular, podemos observar algumas espécies marinhas, nomeadamente, alguns peixes, um choco, algas, coral e concha de ostra. Estes encontram-se rodeadas de resíduos, alguns dos quais entram pelas sarjetas e vão parar ao mar, causando poluição e […]
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Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga)
“O mar começa aqui”, a imagem selecionada surgiu de um trabalho que os alunos desenvolveram sobre as espécies marinhas. A imagem pretende representar uma espécie marinha: "o polvo", assustado com o aquecimento global e com os detritos que chegam aos […]
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Escola EB 2,3 de Real (Braga)
A imagem traduz "à letra" a designação do projeto "O Mar começa aqui", destacando a importância da biodiversidade dos oceanos através da representação de espécies marinhas, algumas da costa portuguesa com valor económico. Assim, representam-se espécies como a raia, o […]
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Caldas da Rainha ( 2 trabalhos )
Centro Educação Especial Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha)
O desenho escolhido tem um peixe com a boca aberta, representando a ligação direta entre tudo aquilo que colocamos no chão e a entrada na vida marinha, ou seja, é como se alimentássemos os peixes com o nosso lixo, acabando […]
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Colégio Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha)
Na imagem, observa-se o desenho de um polvo feliz, que seria pintado ao lado da sargeta. Esta seria pintada em tons da azul para simbolizar o oceano. O polvo está com um ar feliz, transmitindo uma mensagem de esperança no […]
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Caminha ( 7 trabalhos )
Centro Escolar de Dem (Caminha)
Após trabalhar a problemática da poluição do mar, os alunos escolheram uma mascote (o cavalo-marinho) e elaboraram vários desenhos sobre este tema. Este foi um dos escolhidos pelos alunos da turma. A autora quis representar o sentimento dos animais marinhos […]
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Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora (Caminha)
O peixe azul representa os oceanos. O polvo, o caranguejo e a estrela representam todos os seres vivos que vivem no mar. A sarjeta é uma porta aberta a todo o tipo de resíduos que vão poluir as águas. Cabe […]
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Escola EB1 de Cruzeiro - Moledo (Caminha)
O desenho escolhido contempla alguns animais marinhos, algas; lixo que irá contaminar o mar, a mascote criada por nós -uma "Estrela do Mar Arco Íris" - rosto visível da nossa luta ambiental e, ainda, os símbolos do projeto “O mar […]
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Escola EB1 de Perafita - Lanhelas (Caminha)
Memória descritiva da IMAGEM - “O Mar Começa Aqui” Na sequência da execução do desafio, “O Mar Começa Aqui”, apresentámos uma proposta de atividade em desenho, ilustrado com imagens, com a aplicação de técnicas e seleção de cores, para dar […]
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Escola EB1 de Vilarelho (Caminha)
Desenho de um ambiente marinho à volta de uma sarjeta e com relevância para a mascote da Escola, uma Tartaruga Mergulhadora que vai ajudar a limpar os Oceanos. […]
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Escola EB1/JI Caminha (Caminha)
A imagem representa o fundo do mar com várias espécies de animais marinhos. Pretende mostrar toda a beleza que nos rodeia e, que muitas vezes descuidamos. Com este projeto queremos despertar as consciências dos habitantes da nossa região e aqueles […]
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Escola EB1/JI de Loução - Venade (Caminha)
Os alunos desenharam a solha e a lampreia, duas das espécies autóctones que habitam a bacia hidrográfica do rio Minho. Recriaram o seu habitat natural e pintaram as espécies combinando cores, de forma a se aproximarem o mais possível da […]
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Cascais ( 5 trabalhos )
Escola Básica e Secundária IBN Mucana (Cascais)
A imagem representa a um ecossistema marinho em equilíbrio dinâmico, com a representação dos fatores abióticos, como a água salgada e a interação que se estabelece com a biocenose, representada pelos polvos, caranguejo, estrelas-do-mar e algas. As sarjetas estão pintadas […]
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Escola Básica Fernando José dos Santos (Cascais)
A imagem representa um dos quatro elementos principais da natureza: a água. É retratada a importância da proteção da biodiversidade, através do equilíbrio entre a natureza e a humanidade. Nela encontramos algumas espécies de animais marinhos, tais como: baleia, tubarão, […]
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Escola Básica São João do Estoril (Cascais)
Os alunos das turmas do 5.º ano e 6.º ano foram desafiados a apresentar vários desenhos sobre o tema: “O mar começa aqui”. De entre os vários desenhos produzidos foi selecionado o desenho apresentado. O objetivo da dinamização deste projeto […]
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Escola EB 23 de Stº António da Parede (Cascais)
MEMÓRIA DESCRITIVA "Eco Polvo" Na imagem, pode ser observado um Eco-Polvo, vítima do resultado da poluição humana, de lixo indevido que atiram para as sarjetas, sem pensarem nas consequências dos oceanos que nos alimentam. Se nada fizermos para impedir a […]
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Escola Secundária de Alvide (Cascais)
Escolhemos a lula, a estrela-do-mar, a sardinha e a navalheira, por serem animais marinhos autóctones e a Ulva por ser uma alga que facilmente encontramos nas rochas das nossas praias. Da visita de estudo realizada à Área Marinha Protegida das […]
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Celorico da Beira ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral (Celorico da Beira)
A imagem escolhida apresenta uma Truta-arco-íris, espécie outrora abundante no rio Mondego, vistosa pelas cores que apresenta no seu corpo, com a boca aberta perante a sarjeta, para onde, indevidamente, são encaminhados resíduos, tais como, embalagens diversas, restos de cigarros, […]
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Celorico de Basto ( 2 trabalhos )
Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto (Celorico de Basto)
Memória descritiva da imagem: Para a elaboração da imagem, os alunos inspiraram-se no percurso do rio Freixieiro, que atravessa o Parque Urbano junto à nossa escola. O parque urbano do Freixieiro é o local perfeito para dar longos passeios, enquanto […]
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Escola EB 2,3 de Gandarela (Celorico de Basto)
A poluição dos oceanos foi o objetivo do desenho da Inês e é orientado para a sensibilização das pessoas para esta problemática ambiental, uma vez que a solução passa por todos nós. A aluna pensou na melhor maneira de passar […]
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Chamusca ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária da Chamusca (Chamusca)
A temática sobre a biodiversidade que tem, nos últimos tempos decrescido, foi estudada registando-se uma grande preocupação ambiental face a este problema. Como forma de apelar para a proteção da biodiversidade foi lançado o desafio aos alunos para que, através […]
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Cinfães ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 General Serpa Pinto - Cinfães (Cinfães)
A imagem será dividida em duas zonas de intervenção. Numa constará uma baleia (com cerca de 4,20m por 1,20 m) e uma mancha azul em forma de pingo de água até 2/3 do pingo, faltando a parte final do mesmo […]
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Esposende ( 1 trabalho )
Escola Básica António Rodrigues Sampaio (Esposende)
Este trabalho tenta evidenciar a importância das sarjetas/sumidouros. Tudo o que entra na sarjeta/sumidouro vai ter ao mar. O polvo, além de animal marinho, representa, também o poder de sucção da sarjeta/sumidouro, no sentido de enviar para o mar qualquer […]
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Estarreja ( 2 trabalhos )
Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz (Estarreja)
A imagem surgiu da ideia da destruição do planeta terra e da vida animal, da sua grande quantidade de água, o mar, e dos animais que nele existem, como o golfinho, que será um dos animais mais afetados. O polvo […]
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Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)
Este projeto tem como objetivo demonstrar a ligação entre um polvo e o mar, bem como o instinto de sobrevivência dos animais. Iremos usar uma criação de elementos, fáceis de associar ao mar, tais como: ondas, polvo, algas, sardinhas e […]
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Fafe ( 8 trabalhos )
Escola Básica de Arões - Santa Cristina (Fafe)
A imagem sensibiliza a comunidade para duas realidades distintas para o mar, agora e no futuro próximo, caso não tomarmos as devidas precauções. Do lado esquerdo da imagem aparece o mar contaminado pelo Homem, poluído, do lado direito da imagem […]
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Escola Básica de Arões S. Romão (Fafe)
A aluna Matilde Martins tentou representar a realidade dos nossos oceanos, destacando deste modo uma realidade triste que os nossos animais marinhos vivem diariamente. […]
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Escola Básica de Cepães (Fafe)
A imagem escolhida apresenta a mãe terra a cuidar do nosso planeta, abraçando-o e protegendo-o, com a vontade protetora de uma mãe, que vê o seu filho em perigo. E entrega-se, purificando, com os seus cabelos, os mares e oceanos […]
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Escola Básica de Fareja (Fafe)
Esta atividade começou pela apresentação da história “ Será o mar o meu lugar” adaptada por Sarah Roberts. Esta história representa a viagem de um saco plástico no mar, até que volta a terra e é usado para construir uma […]
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Escola Básica de Monte (Fafe)
Desenho realizado pelo 4º ano de escolaridade, para pintar numa sarjeta próxima da Escola. Desta ilustração fazem parte a sarjeta, uma grande mancha azul que representa o mar onde se encontram polvos, caranguejos, alforrecas e corais. Estando alguns deles presos […]
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Escola Básica de Regadas (Fafe)
A imagem, representa várias figuras que vivem no mar e o seu habita e mostra-nos a importância de todos os seres vivos que lá vivem, os cuidados que devemos ter para evitar a poluição, que tanto prejudicam as espécies marinhas. […]
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Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância de Quinchães (Fafe)
A imagem representa as espécies marinhas existentes no meio ambiente onde se insere a nossa escola. […]
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ESTF - Escola Superior de Tecnologias de Fafe (Fafe)
Propomos uma garrafa e o olho do peixe em amarelo-torrado, porque é harmonioso e coerente, com o conjunto cromático com as três cores da pintura (azul, amarelo-torrado e verde-mar). A garrafa significa a contaminação polimérica das massas de água, já […]
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Felgueiras ( 20 trabalhos )
Escola Básica de Estadinha (Felgueiras)
A imagem terá 2m, por 1,80m. Será colocada na caixa, na principal rua da Escola. […]
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Escola Básica de Idães (Felgueiras)
O Polvo, com os seus braços enormes, protege toda a flora e fauna existente nas profundezas do Oceano. Assim deve ser a nossa atitude perante o Planeta. […]
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Escola Básica de Lagares (Felgueiras)
Foi escolhida a baleia como sendo um animal de grande porte, que ingere grandes quantidades de alimento. A sua boca coincide com a grelha da sarjeta. Todo o lixo que se deitar vai parar à sarjeta logo vai parar ao […]
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Escola Básica de Macieira da Lixa (Felgueiras)
A imagem é dividida horizontalmente e 2 partes. Na parte superior o mar como o queremos preservar. Na parte inferior o que não devemos fazer. […]
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Escola Básica de Ribeirinho, Penacova (Felgueiras)
A imagem proposta surge de um trabalho colaborativo na comunidade escolar. Após a análise das várias propostas, optou-se por esta, uma imagem positiva, um ambiente limpo, cuidado, harmonioso, onde é visível o respeito pelo oceano. Pretende-se chamar a atenção para […]
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Escola Básica de Santão (Felgueiras)
No programa Canva fomos elaborando diversas hipóteses de desenho para o nosso trabalho. As crianças disseram que gostavam de fazer um golfinho porque os golfinhos segundo elas é um animal muito lindo e precisamos não deitar lixo no chão para […]
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Escola Básica Dr. Leonardo Coimbra (Felgueiras)
Memória Descritiva da Imagem Escola: Básica Dr. Leonardo Coimbra, Lixa- Felgueiras Coordenadora Eco Escola: Olga Salgado Ferreira Professoras Responsáveis pela pintura: Fátima Matos Olga Ferreira Ano/Turmas: 6ºD e 6ºG Nº de alunos: 41 alunos A imagem é a compilação de […]
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Escola Básica e Secundária de Airães (Felgueiras)
No âmbito da disciplina de EV em articulação com o Programa Eco-Escolas, foi proposto aos alunos a elaboração de um esboço para pintar uma sarjeta no exterior da escola, tendo como tema “O Mar Começa Aqui”. As imagens escolhidas para […]
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Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos (Felgueiras)
A imagem representa o mundo marinho que pode ser afetado com o aumento da poluição. As cores ressalvam a beleza do mundo marinho. […]
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Escola EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa (Felgueiras)
Representa a importância que a água tem no nosso Planeta e a riqueza da biodiversidade marinha. A imagem contém um golfinho que pode ser observado no Estuário do Sado e Costa Algarvia. […]
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Escola EB de Santa Luzia de Lagares (Felgueiras)
Após abordagem da temática na turma os alunos mostraram preferência pela Tartaruga. Foi selecionada a sarjeta, todos realizaram uma proposta para a pintura em desenho e na turma todos os desenhos proposta elaborados, foram a votação tendo sido eleito por […]
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Escola EB de Várzea (Felgueiras)
O Mar começa aqui" será colocado numa sarjeta, lugar que recebe toda a água que circula pela nossa escola, em casa, nos passeios da rua e termina o seu curso no mar. Devemos e queremos sensibilizar a população para a […]
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Escola EB Montinho - Regilde (Felgueiras)
O peixe protetor e guardião da sarjeta. […]
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Escola EB1 de Felgueiras (Felgueiras)
imagem do mar com peixes , algas e anémonas. Para estes seres vivos viverem com saúde o mar tem que estar limpo, por isso o mar começa aqui " sarjeta na entrada da escola. […]
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Escola EB1 de Paços (Felgueiras)
Depois de um diálogo em grande grupo, as crianças decidiram e desenharam o mar e alguns dos seres vivos mais conhecidos para eles (peixes, polvo e algas). […]
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Escola EB1/JI Boavista - Sernande (Felgueiras)
A nossa motivação partiu do facto do Rio Sousa, um dos afluentes do Rio Douro, nascer na Freguesia de Friande do nosso Concelho - Felgueiras. Numa primeira fase e em contexto de sala de aula, os alunos pesquisaram e registaram […]
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Escola EB1/JI de Covelo Moure (Felgueiras)
O mar começa aqui sem plástico e sem lixo! Vamos todos contribuir para que isso aconteça. Temos que ter atenção ao que atiramos para o chão. Temos de cuidar da flora e da fauna. Qualquer lixo ali colocado, acaba quase […]
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Escola EB1/JI de Fontão - Friande (Felgueiras)
Na imagem estão representados um polvo, uma estrela-do-mar, um peixe e um cavalo-marinho, bem como outros elementos que fazem parte do seu ecossistema. Para além disso, estão também representados alguns objetos (garrafa, cotonetes e tampa de plástico), que todos os […]
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Jardim de Infância da Lixa (Felgueiras)
O Tubarão Feliz ... As duas tartarugas felizes, os polvos pai e mãe, peixinhos e cavalos- marinhos felizes. O Mar está feliz porque as Sarjetas estão limpas, o Mar azul e sem poluição. […]
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Jardim de Infância de Cruzes (Felgueiras)
A imagem escolhida para pintar na sarjeta surgiu após apresentarmos o projeto e, este, levou a todo um conjunto de atividades e envolvência que culminaram no desfile de carnaval. A utilização desta imagem foi escolhida entre os desenhos que todas […]
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Fornos de Algodres ( 3 trabalhos )
Escola Básica de Fornos de Algodres (Fornos de Algodres)
Numa primeira instância, fez-se o enquadramento do projeto “O mar começa aqui”, junto dos alunos do 3.º e 4.º ano, e a sensibilização para a preservação dos ecossistemas aquáticos, bem como para a premente necessidade de termos água com qualidade […]
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Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres (Fornos de Algodres)
Memória descritiva da imagem: a imagem revela a importância de reduzirmos a utilização de plástico associada à mensagem de oceano limpo sem lixo e a uma campanha que o nosso município tem vindo a implementar “Não vá ao engano! Lixo […]
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Escola EB1 de Figueiró da Granja (Fornos de Algodres)
A poluição do mar provocada pelo ser humano faz inúmeras e diferenciadas vítimas: o próprio Homem e diversas espécies de plantas e animais marinhos, entre eles as tartarugas marinhas que confundem os sacos de plástico com umas das suas comidas […]
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Golegã ( 1 trabalho )
Escola EB 2/3 S Mestre Martins Correia (Golegã)
A imagem tenta explicitar que todos os resíduos que colocamos no chão, nomeadamente aqueles que deveriam ir para o ecoponto amarelo, vão ter ao mar. O tubarão pretende representar o mar "come tudo", daí aparecer com a boca aberta (a […]
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Gondomar ( 2 trabalhos )
Escola EB de Baguim do Monte (Gondomar)
Na imagem estão presentes os logótipos dos diferentes parceiros que articulam nas diferentes ações a desenvolver no âmbito do Eco Escolas. Estão também representados elementos da fauna e da flora marinha para relembrar que existe vida que depende do Mar […]
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Escola EB1 da Boavista (Gondomar) (Gondomar)
No âmbito das competências e conhecimentos integrados na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, em convergência com as Aprendizagens Essenciais e com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória - filosofia de base humanista, com o intuito […]
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Gouveia ( 1 trabalho )
Jardim de Infância da Associação de Beneficência Popular de Gouveia (Gouveia)
A sarjeta irá ser pintada com duas percas, pois em conversas com as crianças, eles decidiram escolher este peixe de água doce que contém pouca gordura e é bastante versátil na cozinha. É muito nutritivo e de fácil digestão (rico […]
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Grândola ( 1 trabalho )
Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola (Grândola)
O trabalho selecionado pela turma do 11º ano do curso Técnico de Turismo, foi realizado pelo aluno Roberto Camacho. No desenho o aluno inspirou-se em duas espécies autóctones do litoral alentejano, o polvo (Octopus vulgaris Cuvier) e a navalheira (Necora […]
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Lajes do Pico ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico (Lajes do Pico)
Título do desenho: Ilustração para o projeto “O mar começa aqui” Autor: Sabrina Freitas Porto, n.º5, 10.ºD Data: 28/02/2023 Técnica: Técnica mista (aguarela, lápis de cor e caneta) Dimensões: A3 Descrição: O trabalho foi solicitado pela professora a partir de […]
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Leiria ( 10 trabalhos )
AMITEI - Associação de Solidariedade Social de Marrazes (Leiria)
A imagem que apresentamos pretende ser uma grande sentido proibido, uma grande proibição em colocar o lixo no chão para que este não vá para a sargeta. Representa a lixeira que encontramos dentro das sargetas e as imagens com animais […]
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Centro Escolar de Monte Redondo (Leiria)
A imagem, construída de forma colaborativa pelos alunos, representa parte do oceano com ondulação, areia, animais marinhos e algas. Nesta mistura de ondas constam alguns elementos poluentes causados pela ação irresponsável humana. O fundo azul da imagem representa o oceano […]
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Colégio Senhor dos Milagres (Leiria)
O fundo do mar poluído, onde os peixes deixaram de ter características peculiares por engolirem diariamente lixo diariamente. Estes acabam por ficar doentes e deixam de ser únicos, transformam-se em peixes com a mesma cor (cor de laranja), doentes e […]
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Escola Básica 2,3 Dr. Correia Alexandre (Leiria)
Escola Básica Dr. Correia Alexandre de Caranguejeira Professores coordenadores da atividade: Maria Teresa Dias, Elsa Agostinha e Ana Matos. O desenho foi feito pela aluna Leonor Oliveira do 8º A Escala do desenho1:5 No desenho escolhido está representado um animal […]
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Escola Básica de Gândara dos Olivais (Leiria)
No meu desenho interliguei o fundo do mar à volta da sarjeta, de modo a sensibilizar as pessoas distraídas que o início do mar começa ali. […]
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Escola Básica de Regueira de Pontes (Leiria)
O trabalho representa o mar como atualmente se apresenta. Os seres vivos estão rodeados de lixo e alguns estão a morrer porque comem esse lixo. […]
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Escola Básica nº1 de Marrazes (Leiria)
Representa o sofrimento dos animais marinhos devido à quantidade de lixo existente no mar […]
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Escola EBI de Colmeias (Leiria)
A poluição dos mares, nomeadamente a causada pelas artes de pesca, põe em causa a sobrevivência das várias espécies marinhas. Um problema agudizado pelo excesso de exploração pesqueira, particularmente a pesca intensiva com capturas indiscriminadas. Lamentavelmente já não há oceano […]
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Jardim-Escola João de Deus - Leiria (Leiria)
A imagem a pintar na sarjeta foi elaborada a partir de dois elementos principais, um peixe grande e colorido para chamar a atenção das pessoas e cumprir o objetivo deste projeto, alertar e sensibilizar para o cuidado com o lixo […]
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Loulé ( 7 trabalhos )
Escola EB 2,3 de Quarteira (Loulé)
A imagem escolhida pela nossa Escola retrata a biodiversidade marinha em Quarteira, cidade com grandes tradições piscatórias, uma terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que a banham, através da quantidade e qualidade da […]
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Escola EB1 de Quarteira (Loulé)
Quarteira é uma cidade com grandes tradições piscatórias, uma terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que a banham, através da quantidade e qualidade da biodiversidade animal e vegetal. A nossa escola decidiu este […]
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Escola EB1/JI da Abelheira (Loulé)
A imagem escolhida pela nossa Escola retrata a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade marinha, expressando a riqueza e a variedade das espécies vivas existentes no fundo do mar. Com este protótipo pretende-se realçar que cuidar da biodiversidade marinha representa […]
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Escola EB1/JI da Fonte Santa (Loulé)
A imagem escolhida pela nossa Escola retrata a alegria no mar, onde se pretende apelar à preservação dos ecossistemas e a biodiversidade marinha, expressando a riqueza e a variedade das espécies vivas existentes no mar. Com este projeto pretende-se demonstrar […]
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Jardim de Infância n.º 3 Quarteira (Loulé)
A imagem escolhida pelo JI n.º3 de Quarteira representa a vida marinha no seu esplendor - é mesmo caso para dizer que “o mar começa aqui!”. Expressa-se a riqueza e a variedade das espécies vivas existentes no mar, a biodiversidade […]
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Nobel Algarve British International School (Loulé)
Uma baleia a comer o que entra na sarjeta. […]
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Lourinhã ( 3 trabalhos )
Escola Básica Salvador Leonardo Ferreira (Lourinhã)
Tartarugas sob ameaça! As tartarugas são essenciais no equilíbrio do ecossistema marinho, mas também são uma das espécies que estão com a sua sobrevivência ameaçada. O seu maior inimigo é mesmo a poluição causada pelo Ser Humano. Vamos sensibilizar as […]
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Escola EB 2,3 Dr. João das Regras (Lourinhã)
O grito de alerta do grande tubarão-branco "Carcharodon carcharias" como símbolo de todos os seres marinhos. Este tubarão pertence ao reino animal estando classificado na ordem dos lamniformes. Os maiores podem atingir na fase adulta cerca de 8 metros e […]
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Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado (Lourinhã)
A imagem representa um polvo, uma espécie muito abundante e conhecida nas praias da região da escola, um recurso piscatório e alimentar muito apreciado valorizado na gastronomia local, destacando-se o evento que vai na 14.ª edição, a "Quinzena gastronómica do […]
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Lousã ( 4 trabalhos )
Escola EB nº1 da Lousã (Lousã)
Apresentou-se o desafio “O Mar começa aqui” aos alunos do 9º ano, turma F. A ideia trabalhada e ilustrada pretende sensibilizar os alunos e restante comunidade escolar para a importância de garantir que não sejam despejados nos sumidouros qualquer tipo […]
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Jardim de Infância da ADIC Vilarinho (Lousã)
"O Mar Começa Aqui!" Desafio proposto ao grupo de crianças dos 5 anos. O tema foi abordado e o desafio foi colocado! No final o desenho vencedor resultou de uma votação feita pelo grupo todo! […]
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Jardim de Infância das Fontainhas (Lousã)
Desenhei uma foca feliz porque vivia num planeta limpo. Todos nós devemos separar o lixo, reciclar e cuidar do Planeta. […]
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Jardim de Infância de Serpins (Lousã)
Ao longo do ano letivo foram desenvolvidos vários projetos de educação ambiental, incidindo sobre a urgência da preservação dos ecossistemas e as boas práticas a adotar para a sustentabilidade ambiental com enfoque na poluição dos mares e oceanos. As crianças […]
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Machico ( 1 trabalho )
Escola EB 1,2,3/PE do Porto da Cruz (Machico)
Numa fase inicial cada aluno fez uma pesquisa sobre o tema a desenvolver. Seguidamente desenvolvendo a criatividade individual cada aluno desenhou o seu projeto. Depois de todas as propostas aparentadas foi feita uma votação e selecionado o trabalho que se […]
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Marco de Canaveses ( 1 trabalho )
Escola Secundária de Alpendorada (Marco de Canaveses)
O foco da nossa investigação centrou-se em espécies autóctones, como o Octopus vulgaris, que sofrem as consequências da má gestão do Homem e dos microplásticos, que após passarem por rios e linhas de água, chegam aos oceanos provocando alterações ao […]
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Marinha Grande ( 2 trabalhos )
Escola Básica Nº2 Padre Franklin (Marinha Grande)
A imagem selecionada representa o mar e alguma da fauna nele existente. Na imagem está ainda representado o movimento das ondas e dos peixes que nele habitam, tão patente no mar da nossa praia da Vieira. […]
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Escola EB/JI João Beare (Marinha Grande)
A EB/JI João Beare está a programar pintar 1 sarjeta, com 59 cm de comprimento por 25 cm de largura, que se situa no interior do espaço escolar, recreio, de forma a sensibilizar diariamente toda a comunidade escolar. Será ainda […]
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Marvão ( 1 trabalho )
Escola Básica de Ammaia (Marvão)
A imagem que construímos baseou-se no tema solicitado pelo desafio: o drama da poluição e a premência da alteração nos nossos comportamentos. Assim, desenhámos animais endémicos da costa portuguesa, misturados e afetados pela poluição provocada pelos humanos, como, por exemplo, […]
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Matosinhos ( 8 trabalhos )
Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)
No terceiro período realizamos uma oficina de reutilização denominado” O Mar é o meu Mundo”, valorizando a importância dos Oceanos e tentando consciencializar que o lixo que é deitado nas ruas vai para as sarjetas e acaba por ser levado […]
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Escola Básica de Custóias (Matosinhos)
A imagem para o Projeto "O mar começa aqui" surgiu do facto de estarmos em Matosinhos, zona costeira ligada à pesca e às conservas de sardinha. Para continuarmos a usufruir deste património, como mostra a imagem, devemos evitar que nas […]
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Escola Básica Engº Fernando Pinto de Oliveira (Matosinhos)
- Eu desenhei uma caveira à frente do planeta Terra, que está a derreter. A água está um pouco poluída. - Desenhei a caveira à frente do nosso planeta, porque está a representar o futuro do mesmo. A caveira representa […]
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Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)
Imagem representativa de um fundo marinho com espécies animais e plantas (algas) que abundam no nosso mar. Na pintura incluímos um crustáceo, um caranguejo que vive em ambiente aquático de água doce ou salgada, um polvo, um cavalo-marinho, uma estrela-do-mar, […]
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Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)
A imagem representa a vida marinha na sua simplicidade, com dois peixes e uma baleia. O desenho está integrado com a grelha do sumidouro, através de uma ligação ao repuxo da baleia. Apenas se integraram dois pequenos peixes representando a […]
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Escola EB 2,3 Irmãos Passos - Guifões - Matosinhos (Matosinhos)
A imagem contempla um animal marinho, o polvo que tenta impedir que o plástico, cigarros e outros resíduos cheguem ao oceano. No desenho podemos observar o polvo a abraçar o lixo com os seus tentáculos, chamando a atenção para a […]
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Escola Profissional de Matosinhos - EPROMAT (Matosinhos)
Ilustração com o fundo sólido em azul, desenho linear de várias alforrecas a branco e pequenos apontamentos de bolhas de ar. […]
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Jardim-Escola João de Deus - Matosinhos (Matosinhos)
A imagem representa uma sargeta/sumidouro, que frequentemente se encontram junto aos passeios. Representa a entrada de águas, bem como a sua ligação aos diferentes animais e microrganismos existentes nas águas. O objetivo é relembrar que tudo o que por ali […]
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Mealhada ( 2 trabalhos )
Escola Básica Nº 2 de Mealhada (Mealhada)
Memória descritiva da imagem: A imagem sugere que tudo que entra nas sarjetas vai para o MAR, tendo implicações no ambiente aquático e comprometendo o futuro das gerações futuras. Foram escolhidos peixes, uma vez que são ricos em nutrientes muito […]
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Escola Profissional Vasconcellos Lebre (Mealhada)
O desenho vencedor representa um peixe que está a regurgitar resíduos que ingeriu, por falta de cuidado do Homem, sacos, máscaras, garrafas. […]
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Mira ( 2 trabalhos )
Escola EB1 da Lentisqueira (Mira)
A imagem representa um ecossistema saudável com alguns elementos marinhos (polvo, estrelas-do-mar e peixes,...). […]
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Jardins de Infância de Mira (Mira)
Uma sereia no meio do mar com os seus amigos peixinhos. […]
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Moita ( 2 trabalhos )
Escola Básica da Moita (Moita)
Memória descritiva da imagem: A imagem selecionada para participação no projeto “O Mar Começa Aqui”, desafio lançado pelo programa Eco-Escolas em parceria com o Município da Moita em articulação com a Educação ambiental, transversal a todas as componentes do currículo, […]
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Escola EB 2,3 José Afonso (Moita)
Trabalho realizado a lápis de cor em suporte de papel cavalinho. […]
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Monção ( 1 trabalho )
Escola Básica de Estrada - Mazedo (Monção)
"O mar começa aqui" Desenho de água em movimento e com alguns peixes do nosso rio Minho: lampreia , sável,salmão . Também ficou representado no desenho, os limos carateristicos do nosso rio. […]
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Montemor-o-Velho ( 1 trabalho )
Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (Montemor-o-Velho)
Esta imagem teve como base os elementos naturais da nossa região (Baixo Mondego). […]
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Montijo ( 2 trabalhos )
Escola Básica 2,3 de Pegões (Montijo)
No âmbito da disciplina de Educação Visual, em articulação com o projeto Eco-Escolas, foi proposto a elaboração de um esboço para pintar 3 sarjetas, no interior da escola. O desenho selecionado é da autoria da aluna Catarina Teixeira, do 9ºC. […]
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Escola EB Ary dos Santos (Montijo)
A imagem apresenta várias espécies marinhas, com um elemento central um garrafão de água formado a partir de um sumidouro. Este garrafão representa o consumo humano e alerta para a necessidade de não poluir os Oceanos e Mares de forma […]
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Murtosa ( 2 trabalhos )
Escola Básica do Monte (Murtosa)
O polvo e todos os animais marinhos têm uma vida mais feliz e saudável se todos nos comprometermos a não deitar lixo nas ruas, de modo de modo a que a poluição não chegue ao mar. […]
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Escola EBI da Torreira (Murtosa)
Cada aluno realizou um desenho relacionado com os seres vivos do mar (algas e animais). Foram selecionados elementos de cada desenho, que serviu de base à composição plástica final. Pesquisa e recolha de informação e imagens para a concretização do […]
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Nazaré ( 6 trabalhos )
Centro Escolar de Famalicão (Nazaré)
Uma baleia chora com uma máscara cirúrgica. À sua volta encontra-se muito lixo deitado ao mar pelo Homem. […]
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Centro Escolar de Valado dos Frades (Nazaré)
Nesta ilustração o aluno mostrou a intenção de deixar uma mensagem dizendo que: "A vida começa aqui, pois tudo que deitamos pela sarjeta vai parar ao mar. E este desenho serve para relembrar as pessoas de que, começa aqui a […]
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Escola EB Norte (Nazaré)
A imagem enviada é referente a trabalhos realizados por alunos da Escola EB do Norte/Centro Escolar da Nazaré. A Coordenadora desta escola responsável pelo desenvolvimento do Projeto Eco Escolas é a professora Deolinda Vasco. O ano envolvido nesta atividade é […]
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Escola Profissional da Nazaré (Nazaré)
O preto predomina numa imagem que procura chocar e advertir para um futuro que pode ser drástico, para o qual caminhamos a passos largos. A imagem de um peixe preto que sai de um tubo a lembrar o derrame de […]
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Externato Dom Fuas Roupinho (Nazaré)
A autora do "esboço" pretende alertar para a problemática do lixo Marinho, principalmente as crianças que diariamente passam perto da sarjeta selecionada, para isso decidiu fazer um desenho no qual ilustra um tubarão semelhante a uma personagem de desenho animado. […]
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Universidade Sénior da Nazaré (Nazaré)
Pretende-se Sensibilizar para o tema da poluição marinha e despertar a consciência da comunidade escolar e envolvente alertando que o lixo que cai para o chão vai acabar na sarjeta e consequentemente no mar. […]
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Nisa ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)
O desenho representa um animal marinho em aflição e que pede ajuda por causa da poluição. A baleia está a expelir o lixo que ingeriu e pede ao “mundo” que recicle. […]
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Odemira ( 2 trabalhos )
Escola Básica de Saboia nº1 (Odemira)
A imagem representa um animal marinho que pode receber o lixo que deixamos na rua. […]
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Escola Profissional de Odemira (Odemira)
O desenho descreve uma foca presa por lixo doméstico e pesqueiro: nomeadamente as cordas das redes de pesca que prendem a sua cauda. Alerta ainda para a existência de sacos plásticos (presos à sua cabeça), garrafas e máscaras de proteção […]
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Odivelas ( 10 trabalhos )
Escola Básica D. Dinis (Odivelas)
A imagem mostra uma tartaruga marinha num mar poluído. A intenção da aluna que elaborou esta imagem foi pegar numa espécie conhecida e adorada por muita gente, para sensibilizar para a colocação do lixo no local correto e desta forma […]
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Escola Básica dos Castanheiros (Odivelas)
A imagem simboliza o caminho que as águas da nossa escola fazem até ao mar. Os animais vão ser os que mais sofrem. O polvo até está um pouco assustado com o que pode acontecer. O peixe ainda não sabe, […]
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Escola Básica Manuel Coco (Odivelas)
A imagem é ilustrativa do fundo do mar e é composta por cavalos-marinhos, peixes, estrelas-do-mar e algas. […]
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Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)
Neste desenho podemos observar elementos da biodiversidade marinha, onde se incluem duas medusas, uma estrela- do-mar e um peixe em torno da sarjeta. […]
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Escola EB 2,3 Carlos Paredes (Odivelas)
O desenho é um fundo do mar, com vários peixes. […]
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Escola EB 2,3 Moinhos da Arroja (Odivelas)
Na composição gráfica sobressaí uma tartaruga onde se interlaçam no seu interior elementos da fauna e flora marinha. A pintura possui todas as cores do arco-íris, desde o amarelo até ao violeta, todas elas são brilhantes e correspondem ao mundo […]
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Escola EB Casal da Serra (Odivelas)
A proposta de imagem/desenho para a pintura de uma das sarjetas existentes na escola consiste numa baleia-comum gigante que sai de dentro da sarjeta. Do espiráculo da baleia existe uma torneira aberta que escorre uma gota de água gigante que […]
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Escola EB1/JI de Veiga Ferreira (Odivelas)
Na imagem, os alunos quiseram representar uma aluna de megafone a alertar a população para os perigos que resultam dos lixos deixados pelas ruas. Quiseram integrar também exemplos do que esses lixos causam à vida nos Oceanos. A escolha dos […]
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Escola EB1/JI Porto Pinheiro (Odivelas)
A imagem utilizada em destaque é um tubarão, com a boca aberta e que sugere que se alimenta de tudo o que vem da sarjeta, estando ela a representar a sua boca, alertando assim para o facto de que tudo […]
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Escola Secundária Pedro Alexandrino (Odivelas)
Imagem a apelar para a proteção e conservação dos oceanos. […]
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Oeiras ( 1 trabalho )
Escola Secundária Quinta do Marquês (Oeiras)
O tempo simbolizado pela ampulheta, os ursos polares em cima do bloco de gelo com a cria a representar o futuro e do outro lado a necessidade de nos levantarmos do sofá e agir porque o aquecimento global está a […]
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Oleiros ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Padre António de Andrade (Oleiros)
Este trabalho já tinha sido feito por alunos e professores da escola no ano letivo anterior, no recinto escolar. No entanto, no ano anterior não estávamos inscritos no Programa Eco-Escolas. Agora pretendemos levar o projeto para fora da escola, para […]
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Olhão ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Professor Paula Nogueira (Olhão)
Somos alunos do 8ºB da EB 2.3 Prof. Paula Nogueira. Durante o segundo período, estivemos a trabalhar no projeto "O mar começa aqui", com desenhos e com projetos, na disciplina de Artes Plásticas. Fizemos dois desenhos com as ideias de […]
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Oliveira do Bairro ( 3 trabalhos )
Escola Básica Dr. Fernando Peixinho (Oliveira do Bairro)
" Eu fiz uma tartaruga com a sarjeta no centro, demonstrando o estomago do animal para dizer onde vai parar o lixo que chega ao oceano." - Luna Montes, 5K […]
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Escola Básica Frei Gil (Oliveira do Bairro)
A imagem foi criada para alertar que o lixo e os produtos resultantes da queima de combustíveis fósseis, por exemplo dos automóveis que transportam os alunos diariamente para a Escola Básica Frei Gil, vão para o chão e acabam na […]
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Escola EB 2,3 Dr. Acácio de Azevedo (Oliveira do Bairro)
A imagem concebida para o desafio O MAR COMEÇA AQUI pretende alertar a comunidade escolar para a importância de conhecer todo o tipo de lixo e resíduos que podem chegar aos oceanos a partir da rede de água pluviais que […]
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Ovar ( 9 trabalhos )
Escola Básica António Dias Simões (Ovar)
No âmbito da disciplina de Educação Visual e em articulação temática interdisciplinar, foi feita uma sensibilização e um debate para a problemática da poluição nos oceanos. Motivados os alunos, foram elaborados pequenos trabalhos de investigação individual, registadas ideias e processos […]
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Escola Básica Monsenhor Miguel Oliveira (Ovar)
A imagem escolhida para projeto O Mar Começa Aqui tenta representar um conjunto alargado de fatores que vão prejudicando a qualidade da água do mar e dificultando a sobrevivência das espécies marinhas. O desenho representa um peixe que vai engolido […]
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Escola EB de S. Vicente Pereira, Jusã (Ovar)
O projeto para pintura da sarjeta na E.B.I de São Vicente de Pereira foi desenvolvido pelos alunos do Conselho do Eco-Escolas. Após uma breve explicação relativa à necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade […]
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Escola EB Furadouro (Ovar)
Memória descritiva da imagem: Sensibilizar a população para não deitar lixo para o chão, pois vai acabar na sarjeta e, finalmente, no mar, pondo em risco os seres vivos que fazem do mar a sua casa! […]
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Escola EB Oliveirinha (Ovar)
Sobre um fundo azul que representa o mar, a aluna desenhou elementos da biodiversidade marinha. […]
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Escola EB S. Donato (Ovar)
Um peixe, cujo corpo poderá perder a vida e a cor, ao ingerir tudo o que for "engolido" por aquele sumidouro. Por isso, o contraste entre o colorido do peixe e a escuridão no seu interior, provocada pela poluição. O […]
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Escola EB/JI Combatentes (Ovar)
O aluno, representou, na parte de baixo da sargeta o lixo que pode entrar dentro dela e que vai parar ao mar e prejudicar as espécies representadas na parte de cima. Ainda decidiu desenhar um polvo a pedir para não […]
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Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar (Ovar)
Descrição do desenho Amy Lee é um salmão migrador que vive triste entre as viagens que faz do rio até ao mar! Nasceu no rio, juntamente com muitos irmãos, que viu morrer muito cedo, antes de conseguirem chegar ao mar! […]
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Externato São Miguel (Ovar)
O Peixe que Chora! Neste desenho foram incluídos vários elementos, como o Mar e alguns dos seus habitantes. O peixe chora por ver a sua “casa” a ser destruída e ele a ser atacado pelos homens através da pesca excessiva. […]
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Peniche ( 1 trabalho )
Escola EB1 da Serra D'El-Rei (Peniche)
A imagem retrata um polvo triste por causa da poluição existente no mar, e na imagem está representado algum lixo para exemplificar, pneu de automóvel, rede de pesca, saco de plástico e garrafa de plástico. […]
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Pombal ( 13 trabalhos )
APEPI - Associação de Pais e Educadores para a Infância (Pombal)
Vamos proteger as tartarugas As tartarugas adoram nadar no mar, mas quando as pessoas sujam a natureza, o lixo vai parar ao mar e as tartarugas não conseguem nadar à vontade, ficam presas no lixo e chegam a morrer. O […]
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Associação de Promoção Social, Desportiva, Recreativa e Cultural de Moita do Boi (Pombal)
A imagem, representa os diferentes tipos de lixo que vai parar ao rio, vai para o sumidouro e segue em direção ao mar, o robalo a comer lixo alerta para a gravidade do lixo que vai parar aos sumidouros e […]
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Casa da Criança de Pombal (Santa Casa da Misericórdia de Pombal) (Pombal)
Na nossa imagem está uma onda do mar. Dentro da onda temos 2 peixinhos, com ar triste, uma concha do mar e várias embalagens de lixo. E a flutuar na onda temos 2 algas. […]
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Centro Escolar da Mata Mourisca (Pombal)
O desenho foi elaborado em folha de papel A4, com lápis de carvão e lápis de cor. Representa um fundo de mar ideal, sem poluição. O trabalho está representado numa escala de 1/10. […]
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Centro Escolar de Meirinhas (Pombal)
Esta imagem representa os animais e plantas marinhos dentro duma bolha de água. Estes estão felizes, pois o mar está limpo e sentem-se no paraíso. Estão agradecidos ao Ser Humano por manterem as sarjetas limpas. […]
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Centro Escolar de Pombal (Pombal)
No fundo do mar é geral a tristeza refletida nos olhos dos seus habitantes pela quantidade de lixo, nomeadamente plásticos e metais, deitados ao mar pelos humanos. A boca do caranguejo, em forma de sumidouro, representa a revolta por ver […]
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Escola Básica do Carriço (Pombal)
Somos uma pequena escola que fica numa freguesia que termina numa bela praia (Praia do Osso da Baleia), pelo que sentimos uma particular ligação, estima e carinho por este ecossistema tão importante para as nossas vidas e para o nosso […]
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Escola Básica e Secundária de Guia (Pombal)
Espiral bicêntrica que começa no mar, que o liga à terra e ao espaço. Os lixos misturam-se com as espécies. […]
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Escola EB1 de Barrocal (Pombal)
Educar para uma cidadania ativa, despertando a comunidade educativa para a mensagem "Tudo o que cai ao chão vai parar ao mar". O desafio despertou uma maior sensibilização dos alunos para a proteção da vida marinha. O trabalho selecionado representa […]
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Escola Marquês de Pombal (Pombal)
"O meu desenho representa o perigo da não reciclagem para com a natureza e a poluição dos oceanos. Tudo o que vai para os esgotos vai ter aos rios e sucessivamente ao mar. O plástico é o maior inimigo de […]
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Escola Secundária de Pombal (Pombal)
A Escola Secundária de Pombal, Agrupamento de Escolas de Pombal, está localizada no concelho Pombal, região Centro de Portugal onde se situa a única praia do concelho, praia do Osso da Baleia, onde muitos jovens e suas famílias se deslocam […]
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Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal (Pombal)
A fauna e flora do mar precisam de ajuda com a nossa falta de cuidados. Um peixe de máscara para poder sobreviver com o lixo que nós descartamos incorretamente e que depois acaba no mar. Os alunos sendo de um […]
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Instituto D. João V (Pombal)
A imagem é composta por um tubarão que está a sugar o lixo que as pessoas puseram no chão e que foi levado pela água da chuva até ao sumidouro. O objetivo é sensibilizar as pessoas a não deitarem lixo […]
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Ponta do Sol ( 3 trabalhos )
Escola EB1/PE de Carvalhal e Carreira (Ponta do Sol)
O mar é lindo, fantástico num tom de azul lindo. Mas nós com o nosso analfabetismo marinho, maldade é que o sujamos e com isso contaminamos também a nossa vida. […]
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Escola EB1/PE do Lombo dos Canhas (Ponta do Sol)
O desenho tem um lobo-marinho, uma tartaruga e um golfinho, nadando no mar. No fundo do mar vemos rochas, algas, uma estrela-do-mar, corais e um bodião a nadar. […]
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Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)
Depois de pesquisarem sobre o Lobo Marinho e descobrirem algumas imagens. Escolheram uma que decalcaram, e ao redor do mesma desenharam o mar e o lixo que encontramos no chão, na rua e lá vai parar. Num apelo à não […]
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Porto ( 3 trabalhos )
Escola S/3 de António Nobre (Porto)
Esta imagem foi baseada nas pesquisas realizadas pelos alunos e representa o lixo que pode ser arrastado até aos mares através dos bueiros ou sarjetas. Assim, como alguns animais marinhos que possam ser prejudicados por ele... Os animais representados são […]
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Escola Secundária Carolina Michaëlis (Porto)
A biodiversidade vive em interação na biosfera. Por isso, todos os seres vivos marinhos, desde os pequenos aos maiores e mais poderosos, são afetados pelas ações mesmo dos que vivem em Terra. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária Filipa de Vilhena (Porto)
No âmbito do projeto Eco-Escolas "O Mar Começa Aqui" desenvolvemos um trabalho de grupo que tem como objetivo sensibilizar a comunidade educativa para preservar os oceanos. Com o nosso trabalho pretendemos realçar o facto dos humanos colocarem animais marinhos em […]
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Porto Moniz ( 2 trabalhos )
Escola Básica e Secundária com Pré Escolar e Creche do Porto Moniz (Porto Moniz)
Este projeto está destinado a visibilizar a contaminação oceânica e as diferentes espécies que podem ser prejudicadas. Foi representada uma água-viva que, sendo uma das espécies mais bonitas é também das que, ao longo do tempo, mais tem sofrido com […]
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Escola EBS/PE e Creche do Porto Moniz - edifício do 1º Ciclo com Pré-Escolar (Porto Moniz)
Pintura de elementos marinhos: estrela do mar, polvo, golfinho e dois peixes e mar em azul. Para a pintura dos mesmos foram utilizadas tintas próprias para o asfalto de forma a que perdure no tempo. […]
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Póvoa de Varzim ( 3 trabalhos )
Escola EB 2,3 Dr. Flávio Gonçalves (Póvoa de Varzim)
A imagem representa a beleza da biodiversidade marinha, rica em diversidade e cor. […]
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Escola EB1 de Machuqueiras (antiga EB1 Nº3 de Laúndos) (Póvoa de Varzim)
A escola elaborou duas propostas no âmbito deste tema, uma a ser realizada no exterior da escola e outra no interior. […]
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Escola EB1/JI do Século (Póvoa de Varzim)
O polvo Reina Dimensões: Sargeta – 32cm/56cm; pintura 150 cm/300 cm. Pintura: a parte inferior do tracejado será feita no chão e a parte superior será feira na parede. Tintas: rosa claro, rosa escuro, laranja, amarelo, branco, preto e azul […]
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Praia da Vitória ( 3 trabalhos )
Divertiláxia, Creche e Jardim de Infância (Praia da Vitória)
As imagem apresenta as seguintes espécies autóctones: - Craca (Thoracica) - Estrela do mar (Asteroidea) - Peixe balão (Tetraodontiformes) Coordenadas da localização da Imagem: Não temos, porque ainda não fomos informados de qual sarjeta vamos pintar. Localização da Pintura: A […]
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Escola EB1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara (Praia da Vitória)
O polvo foi o animal marinho escolhido por ter muitos braços e assim conseguir apanhar todo o lixo que se aproximar da sarjeta/sumidouro. […]
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Jardim de Infância O Gu e a Tita (Praia da Vitória)
A imagem mostra uma criança a abraçar o planeta Terra que é símbolo da proteção do meio ambiente e de tudo o que é natural. A sargeta limpa e as espécies marinhas saudáveis, simbolizam a forma como devemos cuidar do […]
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Proença-a-Nova ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca (Proença-a-Nova)
No meu projeto, pretendo retratar algumas das espécies que vivem no oceano: o fundo amarelo transmite a ideia da poluição que se agrava diariamente, por esse motivo não é azul, ou seja não é límpido, mas sim a utilização da […]
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Redondo ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)
Sendo o Redondo um concelho do interior do país privilegiou-se o estudo dos ecossistemas de água doce em que foram referenciadas várias espécies animais. O Daniel escolheu algumas destas espécies para utilizar na sua proposta de sensibilização para a necessidade […]
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Ribeira Grande ( 2 trabalhos )
Escola EB 2,3 da Maia (Ribeira Grande) (Ribeira Grande)
Para este projeto, procurou-se privilegiar espécies marinhas dos Açores: a baleia e as águas-vivas. O fundo terá tons de azul e tons esverdeados, representando o mar. A baleia terá tons acinzentados e azuis e as caravelas (águas-vivas) terão predominantemente tons […]
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Escola Gaspar Frutuoso (Ribeira Grande)
A turma começou por dinamizar um projeto relacionado com os oceanos. As alunas cujos trabalhos foram selecionados pelos colegas primeiramente, fizeram uma pesquisa sobre os diversos animais marinhos do arquipélago dos Açores, para a realização de um trabalho de construção […]
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Salvaterra de Magos ( 1 trabalho )
Escola EB1/JI do Granho (Salvaterra de Magos)
Apos dialogo com alunos sobre a importância dos recursos hídricos, solicitou se que realizassem um desenho alusivo ao tema, Os alunos realizaram uma votação o qual o vencedor segue na imagem em anexo. […]
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Santa Cruz ( 4 trabalhos )
Centro Comunitário da Nogueira (Santa Cruz)
A imagem proposta pelos nossos alunos consiste na elaboração de uma moldura à volta da sarjeta, com a tonalidade azul, onde serão desenhados peixes de várias cores, simbolizando as várias espécies existentes no mar, (peixes, crustáceos, etc.). Optaram por fazer […]
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Escola Básica 2,3 Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior (Santa Cruz)
Expressão da preservação do mar e dos oceanos quanto aos resíduos que diariamente entram pelas más práticas de cidadania afetando os ecossistemas marítimos. É referido o lobo marinho, espécie protegida nos mares da Madeira. É uma mensagem escola/meio para que […]
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Escola EB1/PE do Caniço (Santa Cruz)
A imagem retrata o fundo do mar, com animais a envolver a sarjeta, destacando-se um peixe multicolorido e um lobo marinho. Polvos, algas e peixinhos compõem o quadro com bolhinhas em volta. […]
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Estabelecimento Prisional do Funchal (Santa Cruz)
A imagem destaca o lobo-marinho, além de representar uma medusa e um conjunto de peixes sobre um fundo geometrizado que representa o mar. A conservação do lobo-marinho teve início em 1988, através do já extinto serviço do Parque Natural da […]
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Santa Maria da Feira ( 9 trabalhos )
Escola Básica António Alves Amorim (Santa Maria da Feira)
A imagem sensibiliza para o cuidado de todos os oceanos do planeta, com um simples gestão de não colocar lixo nas sarjetas. […]
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Escola Básica de Argoncilhe (Santa Maria da Feira)
Baleia nas Sargetas – Escola Básica de Argoncilhe A imagem para sargetas foi criada para se adequar a uma sargeta existente na escola (grelha de água referida na imagem), embora se possa adequar a sargetas com outras dimensões. Nesta imagem […]
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Escola Básica de Cimo de Aldeia - Pigeiros (Santa Maria da Feira)
A Escola propõe-se a realizar uma pintura igual à que fez na escola e que venceu uma menção honrosa no ano anterior, no centro da freguesia. […]
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Escola EB 2,3 da Corga de Lobão (Santa Maria da Feira)
O desenho, que irá unir dois sumidouros contíguos, pretende representar o contraste do oceano limpo e saudável, onde estão representados elementos que fazem parte da fauna marinha (peixes, cavalos-marinhos, tartarugas e estrelas do mar), com o oceano poluído e cheio […]
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Escola EB 2,3 de Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira)
A imagem desenvolvida nesta atividade pretende sensibilizar os alunos e a população em geral para não se deitarem resíduos nas sarjetas pois tudo vai dar ao mar, prejudicando os ecossistemas marinhos. […]
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Escola EB Bairro (Santa Maria da Feira)
A imagem foi produzida pelos alunos da escola após um concurso realizado nas turmas da escola. Está representado as ondas do mar que unem duas sarjetas existentes em cada lado da rua, em frente à escola. Apresenta a preocupação pela […]
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Escola S/3 de Santa Maria da Feira (Santa Maria da Feira)
O tom negro em fundo, corresponde à representação do asfalto sobre gravilha, que faz o chão do recinto exterior da escola, e, que não será tido em conta na relação de cores a aplicar. Apenas a linha de contorno dos […]
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Jardim de Infância de Bajouca-Pigeiros (Santa Maria da Feira)
Na imagem da proposta, é possível visualizar uma sarjeta onde serão desenhadas ondas do mar e por cima será escrito "O Mar começa aqui, protegê-lo está nas nossas (serão pintadas as mãos das crianças). Também estarão desenhados e pintados os […]
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Jardim de Infância de Santo António - Escapães (Santa Maria da Feira)
INTRODUÇÃO No âmbito do projeto de Eco-escolas e em articulação com a temática “O Oceano é nossa Terra”, propusemo-nos conceber um mural para ser pintado junto dos sumidouros e sarjetas. O objetivo central que norteou toda a envolvência epdagógica foi […]
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Santo Tirso ( 9 trabalhos )
Colégio de Lourdes (Santo Tirso)
Neste projeto podemos observar dois animais marinhos (um polvo e uma estrela-do-mar) ilustrados com cores fortes com o propósito de chamar à atenção, uma vez que são elementos essenciais do desenho e simbolizam a comunidade marinha que é afetada pelas […]
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Colégio de Santa Teresa de Jesus (Santo Tirso)
Este trabalho realizado nas aulas de EV e os materiais usados neste trabalho foram marcadores e lápis de cor. A ideia da tartaruga com o saco de plástico simboliza o problema de utilizar sacos de plástico que vão parar ao […]
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Escola Básica de Bom Nome (Santo Tirso)
A imagem será pintada de frente para a sarjeta de modo a que represente que a raia (bem como os restantes seres vivos do ambiente marítimo) receberá de alimento tudo aquilo que nela se deitar, refletindo um dos problemas mais […]
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Escola Básica de S. Tomé de Negrelos (Santo Tirso)
Tal como o regulamento exige o desenho representa o sumidouro escolhido, o mar e um tubarão que será representado como o guardião do mar, tentando impedir que o lixo humano entre para o oceano que protege. Inclui ainda a frase […]
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Escola Básica de Vila das Aves (Santo Tirso)
Os alunos, para além do desafio de refletir sobre a sustentabilidade ambiental, foi pedido também que observassem com mais cuidado o problema do excesso de plástico/lixo e que tentassem dar um corpo à ilustração à luz do movimento Pop Art. […]
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Escola EB Campinhos - Agrela (Santo Tirso)
Eu escolhi uma faneca, porque tem um nome engraçado. A faneca é bonita e é saborosa. Quando li a lenda de D. Pedro e a faneca dos três efes, gostei muito. verifiquei que em Portugal já se come faneca há […]
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Escola EBI de S. Martinho do Campo (Santo Tirso)
O trabalho foi proposto aos alunos e aberta a tarefa no Teams na disciplina de Físico-Química para as turmas do 9.º ano. Para todos os restantes alunos foi divulgado através de um sway ( https://sway.office.com/Xlg2L7N7Cv2HmNgY?ref=Link ) divulgado no canal interno […]
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OFICINA – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres (Santo Tirso)
Esta imagem surge como resultado da vontade dos alunos em representar o contraste entre os duas realidades: aquela em que o que corre para os rios através das chuvas faz parte do ciclo natural da vida e em que todos […]
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São João da Madeira ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite (São João da Madeira)
Para este projeto, decidimos ilustrar numa sarjeta de nossa escola três medusas com cores vibrantes e que se estendem até parte da parede do exterior da cantina. Esses animais são formas de vida simples, não possuindo cabeça e sistema circulatório, […]
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São Vicente ( 2 trabalhos )
ADENORMA (São Vicente)
Fundo azul que simboliza o oceano com peixes de várias espécies, uma estrela do mar e uma alga que nos remete para a necessidade da preservação da vida marinha. […]
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Escola EB1/PE/C de São Vicente (São Vicente)
"O mar começa aqui" - Lobo marinho- única espécie de foca em Portugal em extinção que se encontra na Reserva natural do Arquipélago da Madeira, nas ilhas Desertas. […]
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Seixal ( 6 trabalhos )
Colégio Atlântico (Seixal)
A presente memória descritiva e justificativa refere-se ao projeto de pintura de uma sarjeta, com cerca de 200 cm, localizada na escola junto ao pavilhão de futsal e inserida no desafio promovido pelo Eco-Escolas, “O mar começa aqui”. Nesta intervenção […]
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Escola Básica da Cruz de Pau (Seixal)
A composição deste desenho foi elaborada a partir de desenhos feitos pelas crianças no âmbito dos projetos de sala ("living among what's left behind", "Vasco da Gama", "Baleias"). Em diálogo coletivo, foram selecionados os desenhos que compõem esta ação de […]
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Escola Básica de Vale de Milhaços (Seixal)
"O Mar Começa Aqui" é um projeto que tem como objetivo alertar para o lixo que, através das sarjetas/sumidouros, vai parar ao mar. Assim, o desenho/projeto representa uma sarjeta/sumidouro da nossa escola e a relação de escala entre esta e […]
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Escola EB 2,3 Dr. António Augusto Louro (Seixal)
Este desafio foi lançado à turma A do 5. ano, na disciplina de oficina de artes. Todos os alunos fizeram a sua proposta gráfica tendo sempre presente o tema da atividade e a consequência de haver lixo no chão do […]
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Escola S/3 de Amora (Seixal)
Deixei na escola o papel que os alunos me entregaram e só volto à escola depois da semana da Páscoa […]
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Escola Secundária Manuel Cargaleiro (Seixal)
A imagem pretende representar os efeitos da poluição sobre as espécies aquáticas. É de notar um cavalo-marinho, espécie autóctone, ameaçado por uma patilha de abertura de uma lata de alumínio, o que o impede de se alimentar. A imagem realça […]
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Serpa ( 2 trabalhos )
Escola EB 2,3 Abade Correia da Serra (Serpa)
O projeto “O Mar Começa Aqui”, irá estar representado com imagens de animais marinhos, chamando a atenção para o cuidado a ter com o que jogamos ao mar. Na maioria das sarjetas irão estar pintados os animais com algum objeto […]
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Escola Profi. de Desenv. Rural de Serpa (Serpa)
Esboço traçado com utilização de ferramentas digitais, segundo tema proposto - o mar e a epopeia dos descobrimentos. Proporção da pintura relativamente à dimensão da sarjeta: aproximadamente 18:1. […]
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Sines ( 1 trabalho )
Escola Vasco da Gama de Sines (Sines)
A jovem autora procurou representar o fundo do mar, nas 3 tonalidades da cor azul, facilitando a iluminação e profundidade desejada. A escolha dos elementos expressa a sensibilidade e literacia oceânica desenvolvidas com a turma e Agrupamento de Escolas de […]
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Sintra ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Visconde de Juromenha (Sintra)
Após a sensibilização para o projeto apresentado e a pesquisa efetuada sobre a vida marinha e as espécies, no trabalho selecionado, a aluna munida de toda a sua criatividade, optou por nos transmitir uma mensagem da beleza do mar, tentando […]
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Soure ( 15 trabalhos )
Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel (Soure)
O desenho retrata a clareza da água do mares e rios, em que não há lixo nas sarjetas. Peixes em abundância e agua límpida. […]
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Centro Escolar do Marco (Soure)
As baleias são animais marinhos magníficos e importantes para os ecossistemas oceânicos. Infelizmente, as baleias estão cada vez mais vulneráveis aos efeitos do lixo marinho, que pode ter um impacto devastador em sua saúde e bem-estar. O aumento do lixo […]
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Centro Social de Alfarelos (Soure)
Este desenho foi o selecionado de vários realizados pelas crianças do pré-escolar e CATL. Pretende mostrar como queremos o mar ... (limpo) e com muita vida animal, saudável. […]
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Escola Básica de Degracias (Soure)
O nosso desenho representa o Ciclo da Água- fonte de vida da Terra! Os cursos de água nascem nas serras e correm até aos oceanos e por isso o mar começa aqui… Os logótipos serão pintados na tampa da sarjeta. […]
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Escola Básica de Figueiró do Campo (Soure)
É na sarjeta que começa o mar. Por isso ao seu redor vai pintar-se fauna e flora marítima, materiais poluentes (garrafa e líquidos) e uma caneca com a mensagem "Não poluir", a apelar à reutilização de materiais, na perspetiva dos/as […]
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Escola Básica de Gesteira (Soure)
Desenho de um tubarão que defende a sarjeta da entrada de lixo. […]
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Escola Básica de Granja do Ulmeiro (Soure)
Para sensibilizar a população para os perigos da poluição foi escolhido o desenho do Planeta Terra protegido pelos tentáculos do polvo. Este animal tenta evitar que o planeta devore o lixo, o plástico. […]
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Escola Básica de Soure (Soure)
A imagem retrata um o fundo do mar idealizado pelos alunos, sem lixo rico em diversidade de fauna e flora. […]
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Escola Básica de Tapeus (Soure)
Imagem do fundo do mar, com animais marinhos, algas, anémonas e outros elementos. […]
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Escola Básica do Sobral (Soure)
Espécies marinhas autóctones portuguesas: atum, sardinha, carapau, cavala. […]
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Escola Básica Vila Nova de Anços (Soure)
A imagem representa o ribeiro que passa junto à escola e a biodiversidade associada. […]
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Escola EB 1/JI de Vinha da Rainha (Soure)
Os alunos estão empenhados em contribuir para um Mundo melhor, com pequenas atitudes (separação de resíduos, redução do consumo e reutilização dos materiais)... E estão conscientes que devem sensibilizar a população, .... Se todos contribuírem..., mais rápido recuperamos o equilíbrio/sustentabilidade/harmonia […]
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Escola EB1 de Alfarelos (Soure)
A imagem pretende representar a vida marinha e a quantidade de lixo que se encontra no mar, sensibilizando para a importância da limpeza, recolha e separação de lixo nas ruas das localidades, pois posteriormente este mesmo lixo chegará ao mar […]
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Escola Secundária/3 Martinho Árias (Soure)
Os resultados da cultura do uso do plástico descartável podem ser vistos sempre que se vai a uma praia ou até na prática de mergulho em qualquer parte dos oceanos. De acordo com uma estimativa, até 2050 os oceanos poderão […]
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Instituto Pedro Hispano - Ensino Particular e Cooperativo (Soure)
A imagem apresenta alguma biodiversidade marinha, desenhada junto a uma sarjeta. […]
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Tavira ( 1 trabalho )
Escola EB1 de Cabanas de Tavira (Tavira)
A imagem representa o mar com uma mãe caranguejo a chorar porque o seu filho caranguejo ingeriu lixo e morreu. Um tubarão alimentando-se de máscaras de Covid, um peixe preso em redes abandonadas no mar. As algas e a estrela […]
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Torres Novas ( 2 trabalhos )
Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)
“O Mar começa aqui” versão 2023, reitera o alerta para a problemática da poluição que devido aos sistemáticos descuidos humanos, é transportada pelo vento e chuva para os circuitos das águas pluviais através das sarjetas, chegando inevitavelmente ao mar, colocando […]
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Escola Profissional de Torres Novas (Torres Novas)
Com a poluição biológica ocorre a introdução de detritos orgânicos lançados geralmente por esgotos domésticos e industriais, que podem ser direcionados à água ou podem se infiltrar nos solos, atingindo lençóis freáticos. Na decomposição desses detritos, o oxigénio é consumido…Podíamos […]
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Torres Vedras ( 15 trabalhos )
Escola Básica de S. Pedro da Cadeira (Torres Vedras)
1ª fase) Na sala de aula, o aluno elaborou o desenho a partir de uma sarjeta pré-desenhada; 2ª fase) Inicialmente o aluno utilizou a cor azul que simboliza o mar, para pintar a zona da sarjeta, com a respetiva ondulação; […]
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Escola Básica de Serra da Vila (Torres Vedras)
A imagem representa a vida animal dos oceanos, quando estes se encontram limpos. Há uma necessidade cada vez mais urgente de mantermos os oceanos limpos, para que a diversidade de animais e plantas possa manter-se nas próximas gerações. […]
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Escola EB 2,3 Padre Francisco Soares (Torres Vedras)
Foi apresentada a proposta de pintarem uma sarjeta, os alunos elaboraram várias imagens, tendo sido escolhida entre todos a que se segue. […]
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Escola EB Carlos Bernardes (Torres Vedras)
Inicialmente foi explicado aos alunos o contexto e objetivo do projeto, identificaram-se as sarjetas possíveis, à volta da escola, para a elaboração do trabalho. Posteriormente, cada aluno elaborou o seu trabalho e no fim foi selecionado, através de votação dos […]
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Escola EB de Silveira (Torres Vedras)
Proposta com base no livro “Mar” de Ricardo Henriques e André Letria e na Obra “A grande Onda” de Hokusai. I- “Mar” de Ricardo Henriques e André Letria A obra lança uma interrogação logo à partida: “Se o nosso planeta […]
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Escola EB do Ramalhal (Torres Vedras)
A imagem representa duas situações. Primeiramente, o lixo que é atirado para o chão vai ser levado até às sargetas, de seguida vai ter aos rios e mares, sendo que os peixes alimentam-se do mesmo, colocando as espécies em risco […]
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Escola EB1 Ereira (Torres Vedras)
A imagem resulta de um processo de Brainstrorming sobre o tema, da verificação do lixo recolhido nas bermas das ruas das duas aldeias da escola, da seleção dos elementos a constar numa imagem a construir no Canva a partir dos […]
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Escola EB1/JI do Barro (Torres Vedras)
O desenho escolhido pela EB/JI do Barro, foi elaborado por um aluno do 4.º ano. O aluno tentou retratar que a sarjeta é como se fosse uma porta de entrada para a praia, para o areal e para o mar. […]
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Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)
No nosso desenho quisemos que a figura central fosse uma raia pois, com o seu tamanho protegeria a sargeta do lixo que é enviado para o chão e que pode ir parar ao mar. Colocámos também algumas espécies que podem […]
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Escola S/3 de Madeira Torres (Torres Vedras)
Partindo da imagem dos resíduos que as pessoas lançam ao chão, desenvolveu-se a ideia de que as águas pluviais arrastam esses resíduos para as sarjetas e consequentemente para o mar. Aí esses resíduos irão perturbar o equilíbrio dos ecossistemas. […]
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Externato de Penafirme (Torres Vedras)
Memória Descritiva: . Foi realizada uma pesquisa relativamente aos mares e oceanos, assim como a seres marinhos, animais e vegetais. . Estes elementos foram selecionados em função da vida marinha e dos seres vivos que poderemos encontrar no habitat marinho […]
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Jardim de Infância de Aldeia Grande (Torres Vedras)
"O Nosso MAR!" A foto representa "O Mar da nossa Escolinha, repleto de Peixinhos com as cores do Arco-Íris"! Estas fotos são do trabalho realizado no muro do nosso ringue, o qual representa uma "Promessa colorida do Compromisso da nossa […]
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Jardim de Infância de Ameal (Torres Vedras)
Quando as pessoas deitam lixo para o chão como cigarros, garrafas plásticas, sacos plásticos, esse lixo pode ser arrastado para as sarjetas. Quando chove a água da chuva vai para as sarjetas e leva o lixo para os rios e […]
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Jardim de Infância de Sobreiro Curvo (Torres Vedras)
A imagem foi inspirada na ligação afetiva das crianças do grupo com o rio Alcabrichel, que passa pela localidade. Os peixes da imagem são os ruivacos do Oeste, sendo um dos seus habitats o rio Alcabrichel; estes peixes só existem […]
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Jardim Escola João de Deus (Torres Vedras)
Tartaruga, símbolo de vida longa nos oceanos Desenho e pintura com lápis de cor […]
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Vagos ( 1 trabalho )
Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação (Vagos)
O presente projeto passa por desenhar em tamanho grande “O Mar começa aqui”, como o desenho do Duarte Carvalhais, 7ºC, sugere. Estas letras são preenchidas com cor e em algumas delas aparecem animais marinhos translúcidos, sendo o I do “Aqui” […]
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Valongo ( 4 trabalhos )
Escola Básica D. António Ferreira Gomes (Valongo)
Aquilo que queremos preservar! […]
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Escola EB de São Lourenço (Valongo)
Após análise do regulamento do Projeto “O mar começa aqui”, três alunas demonstraram interesse em participar no desafio Eco-Escolas, com um desenho/proposta de imagem que pretendem reproduzir numa sarjeta/sumidouro da escola. Na imagem criada, a sarjeta não é um escoadouro […]
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Escola EB1/JI da Gandra (Valongo)
A poluição e a degradação ambiental dos oceanos são alarmantes. Atualmente, um mar limpo está cada vez mais, apenas, no imaginário de cada um. No desenho apresentado pode observar-se uma baleia no centro da imagem, nadando acompanhada por um peixe-palhaço […]
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Escola EB1/JI de Sampaio (Valongo)
O corpo docente em parceria com as crianças/alunos decidiram, por unanimidade participar no projeto “O mar começa aqui” pois, é uma expressão que deveria estar sempre presente na nossa memória individual e coletiva. Seguiu-se a votação pelas crianças/alunos ganhando o […]
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Vila do Conde ( 5 trabalhos )
Colégio do Forte (Vila do Conde)
Mais de 80% da poluição que atinge os oceanos tem origem em terra e é transportada para o ambiente marinho pelos rios e ribeiras. A poluição e o lixo marinho, são as principais ameaças para os ecossistemas marinhos. Nesta imagem […]
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Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)
Os alunos pretenderam dar a conhecer a beleza do fundo dos oceanos e a sua riqueza da sua biodiversidade […]
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Escola Básica Frei João de Vila do Conde (Vila do Conde)
Memória descritiva da imagem: Desenho da autoria da aluna Dalila Rodrigues. A imagem ilustra uma espécie marinha autóctone da nossa costa. Proposta de imagem a pintar: Memória descritiva do projeto: A atividade foi concretizada por alunos da Escola Básica Frei […]
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Escola EB 2,3 Julio Saúl Dias (Vila do Conde)
As imagens contêm seres vivos marinhos e são apelativas para a proteção dos ambientes marinhos. […]
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Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto (Vila do Conde)
Os estudantes, na primeira aula, começaram por fazer, individualmente, desenhos gestuais de observação de espécies marítimas, particulamente, espécies autóctones, com recurso a pastel de óleo, incluindo desenhos com mão não dominante, desenho de linha caligráfica e desenho cego (vide fig. […]
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Vila do Porto ( 2 trabalhos )
Escola EB 2,3/S de Santa Maria (Vila do Porto)
A imagem selecionada para participar no “Concurso o mar começa aqui” é o simbolismo gráfico da ideia de que pelas sarjetas e/ou sumidouros passa tudo o que é lixo, que vai chegar ao mar. Destaca espécies marinhas (tartarugas e peixes) […]
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Escola EB1/JI de São Pedro (Vila do Porto)
A Alice desenhou o polvo "Conchinhas", por este ser um animal marinho muito inteligente e com a ajuda preciosa e empenhada dos seus oito braços, conseguir mais rapidamente deter vários objetos de plástico e outros resíduos que não cheguem até […]
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Vila Franca de Xira ( 1 trabalho )
Escola Básica da Malva Rosa (Vila Franca de Xira)
Esta ilustração teve como inspiração a imensidade de glaciares, oceanos, mares, rios e lagos, do nosso Planeta, que devemos respeitar. O querer alertar para a proteção do ecossistema marinho, levou-nos a aceitar este desafio e ter presente que, qualquer que […]
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Vila Nova de Cerveira ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira)
A imagem representa um sumidouro, localizado junto ao Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira, com uma dimensão real de 66cm x 88cm. O sumidouro representa uma porta para o mar, já que as águas residuais, através de escoamento subterrâneo, desaguam […]
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Vila Nova de Famalicão ( 21 trabalhos )
Centro Social de Calendário (Vila Nova de Famalicão)
Memória descritiva da imagem A poluição de plásticos “atingiu níveis sem precedentes nos últimos 15 anos”, a reciclagem não é suficiente e por isso temos de parar para ouvir a natureza. Desde 2005, chegaram aos oceanos mais de 2,3 milhões […]
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Centro Social e Cultural de Riba de Ave (Vila Nova de Famalicão)
O desenho foi eleito pelo grupo de crianças do Centro de atividades tempos livres do Centro Social e Cultural de Riba de Ave pretende representar o oceano dentro de um aquário, onde permanece límpido e com a beleza que o […]
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Didáxis - Cooperativa de Ensino de Riba de Ave (Vila Nova de Famalicão)
Este desenho, denominado “A porta dos oceanos”, tem o intuito de sensibilizar a comunidade escolar para encaminhar devidamente cada resíduo produzido pois todo o resíduo que vai para o chão, mais cedo ou mais tarde, vai acabar no mar. Nele […]
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Escola Básica Conde de Arnoso (Vila Nova de Famalicão)
O desenho ilustra a Biodiversidade existente nos oceanos. Pretendemos sensibilizar os nossos alunos e a comunidade escolar para a importância da preservação da biodiversidade existente. […]
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Escola Básica D. Maria II (Vila Nova de Famalicão)
Este ano será replicado o trabalho do ano 2021/2022, mas no local de passagem oposto da Escola. Ou seja o projeto será repetido com os ajustes e particularidades de cada conjunto de alunos - um trabalho semelhante mas num ponto […]
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Escola Básica de Agra Maior (Vila Nova de Famalicão)
Memória descritiva da imagem • A imagem foi idealizada pelos alunos do 1º ano, depois de uma aula no estudo do meio, sobre o mar: a foz, fauna e flora, bem como os malefícios que a poluição dos rios e […]
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Escola Básica de Boca do Monte (Vila Nova de Famalicão)
Os alunos escolheram o urso polar como espécie afetada pela poluição do oceano pelos plásticos. Daí a representação do urso polar a viver no pólo Norte e em baixo da sarjeta, está representado o oceano poluído com vários plásticos. […]
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Escola Básica de Joane (Vila Nova de Famalicão)
Representa a orca num mar limpo e de águas cristalinas azuis. […]
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Escola Básica de Ruivães (Vila Nova de Famalicão)
Após diálogo e reflexão sobre a temática trabalhada, os alunos, muito motivados, desenvolveram os seus projetos. O trabalho eleito pela turma e que é aqui apresentado, representa o lixo marinho que vai parar ao mar. A aluna decidiu desenhar uma […]
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Escola Básica nº 1 de Ribeirão (Vila Nova de Famalicão)
O mar está representado debaixo da sarjeta para indicar que “começa aqui”. Os pés representam a poluição feita pelo homem. […]
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Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)
A imagem seleciona apela à preservação de um recurso natural essencial ao nosso planeta - a água. Nesta imagem abordam-se dois problemas chave: a poluição da água através das atividades diárias e que todo o lixo atirado ao chão vai […]
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Escola EB Bairro (Vila Nova de Famalicão)
A sarjeta que idealizamos está limpa, por ela só passa a água que corre na berma da estrada. Essa água desliza pelas condutas e vai ter ao mar. O mar está limpo, cheio de vida, de plantas e de peixes […]
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Escola EB Conde S. Cosme (Vila Nova de Famalicão)
Imagem é composta por manchas coloridas que se relacionam com a sarjeta, incluindo-a num azul profundo que se vai esbatendo em tons de azul mais claro até a uma orla amarelo areia que representa a praia e consequentemente a terra. […]
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Escola EB de Landim (Vila Nova de Famalicão)
Sendo a água um bem essencial à vida humana, os alunos basearam-se na problemática da poluição das águas. Após várias sessões de debate e a visualização de vídeos sobre esta temática, começaram a surgir ideias inovadoras e, consequentemente, trabalhos muito […]
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Escola EB/JI de Barranhas (Vila Nova de Famalicão)
A imagem retrata alguns animais marítimos que existem na costa portuguesa (sardinhas, carapau, cavala, um polvo…), o fundo do mar e alguns resíduos (latas, garrafas de vidro, palhinhas). Com esta imagem, os alunos pretendem sensibilizar, toda a comunidade, para o […]
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Escola EB/JI de Sapugal (Vila Nova de Famalicão)
A imagem mostra um ambiente marinho vibrante e cheio de vida. Na cena, há um corpo de água azul brilhante, com ondas que se erguem e caem suavemente. Vários animais marinhos podem ser vistos: um grande polvo roxo, uma raia […]
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Escola EB1 de Outiz (Vila Nova de Famalicão)
O aluno representou um tubarão e uma tartaruga a ingerirem lixo que confundiram com o seu próprio alimento. O facto de a sarjeta estar na garganta do tubarão é para alertar a comunidade educativa de que o lixo quando não […]
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Escola EBI de Gondifelos (Vila Nova de Famalicão)
O desenho apresentado representa a Natureza (o meio rural em que os alunos vivem), a água proveniente da chuva que cai sobre o solo (por vezes em grande quantidade) arrasta consigo tudo o que encontra, parte dela entra nas sarjetas […]
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Escola EBI de Pedome (Vila Nova de Famalicão)
A escolha da imagem que representa um batráquio está relacionada com a importância destes como bioindicadores e o seu contributo para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. A nossa escola localiza-se nas margens do rio Ave e existia abundância de […]
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Escola Profissional CIOR (Vila Nova de Famalicão)
O desenho elaborado pretende retratar o ecossistema marinho no seu estado natural, puro e com referência a uma pesca sustentável. A autora procurou retratar como é o oceano sob o olhar de uma criança e, de simples e direta, apelar […]
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Jardim de Infância de Aldeia Nova (Vila Nova de Famalicão)
Pretendemos pintar uma imagem em volta da área que fica mesmo à entrada da porta da nossa escola, por onde vão as águas fluviais e que se deslocam para o exterior por debaixo do solo. Desta forma ficará bem visível […]
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Vila Nova de Gaia ( 8 trabalhos )
Colégio Nossa Senhora da Bonança (Vila Nova de Gaia)
Na proposta selecionada estão representados elementos que fazem parte da fauna marinha (peixes, peixe-espada e um tubarão). A imagem pretende alertar para a preservação dos oceanos, ameaçados pelo lixo que escoa nas sarjetas desaguando nos rios e mares, colocando em […]
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Escola Básica de Afurada de Cima (Vila Nova de Gaia)
A imagem escolhida teve como objetivo salientar a Importância ecológica do tubarão Tanto para o ecossistema como para o ser humano, os tubarões são de grande importância. Por serem grandes predadores, estão no topo da cadeia alimentar e contribuem para […]
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Escola Básica Júlio Dinis (Vila Nova de Gaia)
A imagem é composta por dois lados opostos de uma sarjeta. Num dos lados aparece uma mão a verter uma garrafa de Óleo alimentar para a sarjeta e as palavras “O Mar Começa Aqui.”. Do lado oposto temos uma espécie […]
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Escola EB1/JI de Megide (Vila Nova de Gaia)
Os alunos foram desafiados a apresentar vários desenhos sobre o tema: “O mar começa aqui”. De entre os vários desenhos produzidos foi selecionado o desenho apresentado. O objetivo da dinamização deste projeto foi sensibilizar os alunos para o flagelo da […]
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Escola EB1/JI do Monte (Vila Nova de Gaia)
Os alunos escolheram, de entre várias propostas apresentadas, o desenho de uma baleia a deitar ar pelo seu orifício, dando a sensação de que expele água. […]
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Escola EB1/JI Serpente (Vila Nova de Gaia)
A imagem representa o meio aquático (cor azul de fundo), algumas espécies de fauna e flora existentes no mar e a frase "O mar começa aqui", a ser pintada numa sarjeta. Com este trabalho pretende-se incentivar a comunidade educativa a […]
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Escola Secundária Almeida Garrett (Vila Nova de Gaia)
A aluna Délcia, do 12º A desenhou alguns seres vivos dos mares e representou uma mensagem de libertação dos peixes da poluição. […]
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Escola Secundária Gaia Nascente (Vila Nova de Gaia)
Memória descritiva da imagem Neste trabalho pretendemos representar o caminho dos detritos que são deitados ao chão (sarjeta) e que daqui seguem até às águas fluviais mais próximas (rio Febros) e destas águas viajam até ao mar. Podemos ver representadas […]
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Vila Real ( 8 trabalhos )
Colégio Moderno de S. José (Vila Real)
A imagem consta de uma tartaruga marinha desenha em 2 tons de verde, sobre um fundo azul que representa o mar. Na parte inferior da imagem surge a frase: "O mar começa aqui", escrita a branco. […]
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Escola JI/ EB nº3 de Vila Real (Corgo) (Vila Real)
Pesquisar de imagens, na internet, livros e revistas, que serviram de inspiração, selecionaram-se dois do agrado dos alunos para fazer a composição. Integração da frase pedida “o mar começa aqui” e alertar para as consequências de deitar lixo nas sargetas. […]
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Escola EB 2,3 Diogo Cão (Vila Real)
O conceito é o da representação de um braço de mar que emerge num sumidouro e submerge num outro que lhe está adjacente, revelando uma riqueza muitas vezes invisível a quem não vive no litoral do país. […]
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Escola EB1 Nº 2 Vila Real (Bairro de S. Vicente de Paula) (Vila Real)
A imagem pretende representar o mar sem poluição se as águas pluviais não transportarem lixo que encontramos nas nossas ruas. O objetivo é alertar a população e a comunidade escolar para o facto de a conservação dos oceanos começar nos […]
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Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Real)
Elemento 1 - HOPE - Avatar criado com base na foto de um aluno da escola. Representa a nova geração e uma nova esperança para um futuro mais sustentável do planeta. Elemento 2 - O sapo-corredor do Alvão em homenagem […]
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Jardim de Infância de Pousada (Vila Real)
A sarjeta escolhida : Fica no exterior - recreio da escola e as crianças escolheram a que fica no acesso ao hall de entrada […]
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Jardim de Infância e EB do Prado (Vila Real)
Após um participado diálogo, na turma, sobre a importância dos oceanos na nossa vida, desde a renovação do oxigénio na atmosfera, passando pela importância na nossa alimentação e ainda a primordial importância no arrefecimento do Planeta… Concluímos que são muito […]
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Nuclisol Jean Piaget (Vila Real) (Vila Real)
Desenho realizado tendo por base a temática desenvolvida na Ecologia Emocional: "Surfar nas emoções"; […]
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Vila Verde ( 2 trabalhos )
Escola Básica de Ribeira de Neiva (Vila Verde)
A imagem representa o fundo do mar de uma forma “animada “, com desenhos da sua fauna e flora. A forma circular representa o ciclo da água e a corda o elo de ligação/ dependência entre as espécies que habitam […]
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Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)
A imagem representa um ecossistema marinho, onde a biodiversidade se encontra em equilíbrio. A mancha de água representa o mar que a nossa geração espera ter. Esta pintura em volta de uma sarjeta visa alertar a Comunidade para a importância […]
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Viseu ( 1 trabalho )
Escola Básica D. Duarte (Viseu)
A imagem é formada por diferentes elementos, incluindo várias espécies dos nossos rios do distrito de Viseu: o barbo comum, a enguia, a truta, a boga e a carpa, sendo estas as mais comuns. Os outros elementos são a água, […]
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