O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023
Escola EB 2,3 Dr. Acácio de Azevedo (Oliveira do Bairro)
Memória descritiva da imagem:
A imagem concebida para o desafio O MAR COMEÇA AQUI pretende alertar a comunidade escolar para a importância de conhecer todo o tipo de lixo e resíduos que podem chegar aos oceanos a partir da rede de água pluviais que estão a montante de todo o percurso desse fluxo hídrico urbano.
Por outro lado, há uma particular chamada de atenção na imagem criada pelas alunas do 8º ano para o problema dos plásticos nos oceanos que, frequentemente, afetam a vida de certas espécies marinhas, tais como as tartarugas e os peixes, entrando inclusivamente para a cadeia alimentar.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
O MAR COMEÇA AQUI
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DO BAIRRO – ESCOLA BÁSICA DR. ACÁCIO DE AZEVEDO
2022-2023
DOCENTE RESPONSÁVEL: Óscar Martins (2o Coordenador do Projeto Eco-Escolas)
1. A adesão ao desafio O Mar Começa Aqui partiu de uma sinergia definida entre os coordenadores do projeto Eco-Escola da Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo (Ana Cláudia Morais e Óscar Martins), os Eco-Delegados e a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. No decorrer dos trabalhos do primeiro conselho Eco-Escola do dia 20 de janeiro do corrente ano, aquando da apresentação dos desafios divulgados na plataforma ABAE, gerou-se o compromisso de avançar com a pintura de grelhas de escoamento de águas pluviais situada na entrada da escola.
2. Posto isto, o desafio em causa foi direcionado aos alunos das turmas de 8o ano da ESCOLA BÁSICA DR. ACÁCIO AZEVEDO - Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro. Os Coordenadores Eco-Escola consideraram pertinente fazer a proposta aos docentes responsáveis pela disciplina de Ambiente e Sociedade integrada no plano curricular da escola e respetivos alunos do 8o ano de escolaridade, dado que a temática da hidrosfera é trabalhada nessa disciplina, maioritariamente em situações de trabalho projeto.
3. Dado o enquadramento do projeto nas aulas da disciplina de Ambiente e Sociedade, passou-se à explanação junto dos alunos dos princípios subjacentes ao mesmo, nomeadamente a criação de um esboço alusivo à poluição do mar, destacando as sarjetas/grelhas das águas pluviais como pontos de contaminação das águas urbanas que, a montante, drenam para a rede hidrográfica; complementarmente, os alunos realizaram um trabalho de pesquisa relativamente aos principais problemas ligados à poluição do mar e oceanos, principais poluentes e fontes emissoras;
4. No decorrer dos trabalhos, e após a apresentação de diversas propostas, duas alunas da turma C do 8o ano foram selecionadas para criar o esboço definitivo, dado a maior apetência e empenho revelado, a saber: Alyra Breda Souza Aranha, n.2 (13 anos) e Ema Lopes da Silva, n.5 (13 anos).
5. Após análise do esboço inicial, foram sugeridas algumas alterações no sentido deste ir ao encontro do regulamento, nomeadamente com a escolha de espécies autóctones mais indicadas, a inserção dos logótipos do desafio e ABAE, a relação espacial do desenho com a grelha utilizada (escala), entre outros aspetos.
6. Feito o esboço final, aprovado pelos Coordenadores e professores envolvidos, foi submetido na plataforma da ABAE com a respetiva memória descritiva.
Os docentes responsáveis.
Ana Cláudia Morais (Coordenadora Eco-Escola)
Óscar Martins (Coordenador Eco-Escola)
Carlos Seco (docente de Ambiente e Sociedade)
Madalena Cláudio (docente de Ambiente e Sociedade)