O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola Básica de Vale de Milhaços (Seixal)

Memória descritiva da imagem:
"O Mar Começa Aqui" é um projeto que tem como objetivo alertar para o lixo que, através das sarjetas/sumidouros, vai parar ao mar.
Assim, o desenho/projeto representa uma sarjeta/sumidouro da nossa escola e a relação de escala entre esta e desenho (escala 1/9). Toda a sarjeta/sumidouro está integrada no desenho/projeto, bem como as escadas que ficam junto a este sumidouro.
A escolha do sumidouro foi feita pelos alunos com o objetivo de ser bem visível para toda a escola, neste sentido escolheram a sarjeta/sumidouro que fica em frente ao pavilhão A, local de passagem principal para acesso aos diversos pavilhões.
Os logotipos da escola e do Programa Eco-Escola foram também incluídos, salientando que este se trata de um projeto selecionado como representante da escola e integrado no Plano de Ação do Programa Eco-Escola.
O desenho é composto por vários elementos, entre os quais: um polvo, com tentáculos grandes, pois é necessário agir em várias frentes e cuidar de todas as espécies do nosso mar. Por outro lado, a escolha do polvo para o animal em destaque no desenho também se deve ao facto de quererem passar a imagem de que na ausência de atitudes de proteção da nossa biodiversidade, somos engolidos pelos “tentáculos do lixo”. Este polvo tem uma característica especial, pois alguns tentáculos seguram os milhos que fazem a alusão à origem do nome da nossa escola “Escola Vale de Milhaços”, com o objetivo de chamar à atenção para o cuidado dos “nossos milhos”, ou seja, dos rios e mar da nossa zona geográfica. Se cuidarmos localmente, refletir-se-á globalmente.
O mar também está presente no desenho, em tom de azul para provocar o desejo de manter os nossos rios e oceanos na sua cor natural, saudável. Neste mar temos ainda alguns outros animais, mostrando a diversidade dos nossos oceanos.
O projeto apresenta um alerta pela positiva: não representa o lixo e a poluição marinha, opta por apresentar o que a vida marinha tem de belo.
Esperamos que este desenho e outros projetos realizados venham a ser concretizados em pintura real de algumas das sarjetas/sumidouros do nosso Concelho, incluindo algumas da nossa escola e cumpram o seu objetivo de sensibilização da população.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Vale de Milhaços, Seixal
Professoras coordenadoras da atividade: Elisabete Duarte e Alexandra Belchior
Turma: 6.º H
Idades dos alunos: entre os 10 e 11 anos
“O Mar começa Aqui” é um projeto que permite interligar os temas do ano do Projeto Eco-Escolas e, como é habitual, voltamos a participar no presente ano letivo.
A turma que mostrou interesse em participar este ano foi a turma H do 6º ano.
Fazemos uma breve síntese sobre as etapas no desenvolvimento do nosso projeto, nomeadamente:
- Numa primeira fase os alunos realizaram trabalhos sobre a importância da preservação do mar.
- Numa segunda fase, realizaram pesquisas, a pares, sobre espécies de animais marinhos e suas características.
- Os alunos realizaram a lápis de grafite, esboços a pares, tendo em atenção as dimensões da sarjeta (foram efetuadas as medições).
- Posteriormente, realizaram o projeto numa folha de papel cavalinho A4, onde utilizaram a técnica da pintura a lápis de cor, para pintar o projeto.
- Após a conclusão dos projetos, realizou-se uma votação para selecionar aquele que iria ser enviado para o Concurso “O Mar Começa Aqui”, em representação da escola.
- O desenho eleito foi reproduzido numa folha A3.
Pretende-se que este e vários dos outros projetos realizados pelos alunos venham igualmente a ser concretizados plenamente, pintando diversas sarjetas da escola.

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
38.626382, -9.162564 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
Houve a necessidade de alterar o local da pintura para o espaço mais abaixo, no pátio. Esta alteração deveu-se ao facto de ter sido apagado o esboço com a água da rega e não havia tempo para esperar que secasse e a turma voltar a desenhar, como planeado.
Assim, escolheu-se um local perto do planeado, visível a todos, como se pode ver na fotografia 6.