O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023
Escola Secundária/3 Martinho Árias (Soure)
Memória descritiva da imagem:
Os resultados da cultura do uso do plástico descartável podem ser vistos sempre que se vai a uma praia ou até na prática de mergulho em qualquer parte dos oceanos. De acordo com uma estimativa, até 2050 os oceanos poderão conter por peso, mais plástico do que peixe. Os artigos descartáveis de plástico são o maior grupo único de resíduos encontrados nas margens do mar: produtos como garrafas de bebida, beatas de cigarros ou cotonetes representam quase metade de todo o lixo marinho. A maneira mais eficaz de resolver o problema é evitar que mais plástico entre no oceano. Foi o que pretendemos com esta ilustração. Não nos focamos nos erros que o Homem tem vindo a cometer mas naquilo que para nós seria o fundo do mar ideal.
Assim optamos por colocar na nossa ilustração um polvo, animal marinho abundante na nossa costa, o cavalo-marinho, espécie ameaçada na costa algarvia, a tartaruga, como animal que tem vindo a sofrer com os resíduos lançados ao mar e diferentes algas, responsáveis pela manutenção de um oceano rico em oxigénio.
A imagem pretende simbolizar o necessário e urgente envolvimento de cada um de nós na preservação da biodiversidade marinha.
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
Foi proposto à turma do 8ºA, pela professora de Educação Visual, Elisabete Vitória, a realização de uma ilustração que teve como base a frase “O mar começa aqui”. Numa aula foi realizado um debate sobre as problemáticas que atualmente afetam os oceanos, nomeadamente o lixo que chega ao mar através dos esgotos das águas pluviais. De seguida, foi escolhido o local da escola onde seria feita a intervenção. Os alunos mediram o local e optaram pela escala 1:10 para a realização do trabalho. Os locais escolhidos para reproduzir a ilustração foram as sarjetas próximas do “Muro com Vida” realizado no âmbito do Seminário Eco-Escolas 2023.
Cada aluno fez a sua interpretação do tema pedido no projeto e elaborou a ilustração com diferentes materiais, entre eles, aguarelas, lápis de cor e lápis de pastel seco.
Foi selecionado o desenho que a turma considerou que melhor cumpria os objetivos.
A turma irá reproduzir a ilustração numa das datas sugeridas pelo programa Eco-Escolas.
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
40.067283, -8.613819 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
A pintura localiza-se no recinto da escola junto ao pavilhão.