O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023
Escola EB1/JI Porto Pinheiro (Odivelas)
Memória descritiva da imagem:
A imagem utilizada em destaque é um tubarão, com a boca aberta e que sugere que se alimenta de tudo o que vem da sarjeta, estando ela a representar a sua boca, alertando assim para o facto de que tudo vai parar ao mar e destruir a sua biodiversidade. Por baixo da imagem sobre a está a frase “O Mar Começa aqui!"
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
Identificação da escola: EB1/JI Porto Pinheiro
Agrupamento de Escolas: Moinhos da Arroja
Professoras Coordenadoras da Atividade: Cátia Fonseca e Suzete Santos
N.º de alunos envolvidos: 300
Ano de Escolaridade: JI ao 4.º Ano
Idade dos alunos: 4/10 anos
Fases do Projeto:
Somos uma Escola Azul e temos desenvolvido várias atividades subordinadas à temática da proteção dos Oceanos, nomeadamente a participação em diversos desafios que permitem a exploração do tema e uma abordagem direta do mesmo.
Numa primeira fase foram visualizados e explorados vídeos e documentários que retratam a problemática dos resíduos que são despejados no oceano, em todo o mundo. Foram elaborados mapas mentais em grande grupo e discutidas medidas que visam a redução destes resíduos no oceano.
Posto isto, surgiu a questão: Há que tomar medidas, e que medidas?
Quando questionados sobre a forma como poderíamos agir de modo a reduzir a poluição do ecossistema marinho, os alunos e famílias identificaram em primeiro lugar os resíduos que costumam produzir e que vão parar ao mar, mesmo sem se aperceberem disso, através da rede de esgotos.
Foram realizados trabalhos de pesquisa sobre as diferentes formas de poluição do mar, o ciclo da água e chegaram à conclusão que as águas da chuva também arrastam vários detritos decorrentes da atividade humana e que se depositam de forma imprópria nas ruas (beatas, plásticos, palhinhas, óleo, cotonetes, máscaras…), através das sarjetas e sumidouros nelas instaladas, conduzindo todos esses resíduos até aos cursos naturais de água como os lagos, lagoas, baías e mar, destruindo todos os ecossistemas.
Assim, surgiu a necessidade de alertar e sensibilizar para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos, através da pintura de uma imagem que alertasse a quem por ela passasse, que a partir dos sumidouros e sarjetas muito lixo vai parar ao mar, sendo urgente a rua não sujar!
Os alunos tiveram conhecimento da atividade “O mar começa aqui” no Conselho Eco-Escolas e começaram a trabalhar, na elaboração da imagem a ser pintada. Observaram, contaram e mediram as sarjetas que existiam no recreio da escola, e, criaram, nas aulas de expressão artística, de forma criativa, vários desenhos, que pudessem vir a ser pintados junto das sarjetas a alertar que tudo o que cai no chão vai parar ao mar. De entre os vários trabalhos foi feita uma pré-seleção pelos docentes de cada turma e posteriormente foram levados a votação ao Conselho Eco-Escolas os oito melhores e aí foi escolhida, de forma democrática a imagem que seria submetida a concurso, para ser pintada sobre uma sarjeta, já escolhida pelos alunos no recreio da escola, em parceria com a autarquia, no dia 5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente, integrada também nas comemorações do Dia Eco-Escolas.