O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola (Grândola)

Memória descritiva da imagem:
O trabalho selecionado pela turma do 11º ano do curso Técnico de Turismo, foi realizado pelo aluno Roberto Camacho. No desenho o aluno inspirou-se em duas espécies autóctones do litoral alentejano, o polvo (Octopus vulgaris Cuvier) e a navalheira (Necora puber L.), e nos tons azuis esverdeados do mar da nossa costa.
O polvo escondido entre as grades do sumidouro, com os seus oito braços tenta impedir a entrada dos resíduos enquanto as duas navalheiras anunciam a frase mágica “ O Mar começa Aqui”, de sensibilização a toda a comunidade para a necessidade de protegermos os nossos oceanos, reduzindo a quantidade de resíduos e encaminharmos o que usamos para a reciclagem, impedindo assim que cheguem ao mar. O desenho foi pintado a lápis de cor.
Na imagem estão ainda presentes os símbolos dos Projetos, O Mar começa Aqui, e Eco-Escolas, bem como o da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola
Professora Coordenadora da atividade. Paula Maria da Silva Faxelha
Número de alunos que participaram: 12
Idade dos alunos: 15-17 anos
11ºano do Curso Técnico de Turismo
Estando a costa do concelho de Grândola, localizada entre o oceano Atlântico e a planície alentejana, numa extensão de 45 km, desde o extremo da Península de Tróia até à praia de Melides, as atividades desenvolvidas e integradas nos conteúdos modulares das várias disciplinas do Curso Técnico de Turismo abordam privilegiadamente as temáticas relacionadas com o Mar, Praias, espécies autóctones da fauna e da flora marinha, problemas ambientais marinhos, turismo sustentável. Os alunos realizam frequentes visitas de estudo ao litoral para observação in loco das situações e problemas reais. Na sequência de uma destas visitas de estudo da turma do 11ºTT, e despertos para necessidade de preservação dos ecossistemas e da sua biodiversidade, após observação da quantidade e tipo de resíduos e lixos presentes nas praias, questionaram-se de que forma podiam contribuir para chamar a atenção de todos para a poluição do mar que pode mesmo começar nas sarjetas/sumidouros que existem ao nosso redor. Aceitaram de imediato o desafio para participar no Projeto “O Mar começa Aqui”.
Após debate em grupo, sobre o projeto, foram idealizados alguns esboços, e selecionado por todos o que melhor mensagem consideraram transmitir, sobre a sensibilização para a importância do equilíbrio dos ecossistemas marinhos e para que todos possamos continuar a usufruir da beleza dos oceanos.
O desenho selecionado será pintado em 2 sargetas na vila de Grândola, em locais de frequente passagem pela população e também na escola.